OS VAZIOS CAUSADOS POR DEUS ESTÃO
CHEIOS DE PROMESSAS
Texto: DIVERSOS
Introdução
- Outro dia eu li a seguinte história:
Ø
Um jovem estadunidense de uma família
abastada estava para completar seus estudos do colegial.
Ø
Era costume daquelas famílias ricas
darem de presente um carro novo para o filho que terminava seus estudos
secundários.
Ø
O jovem e seu pai gastaram várias
semanas procurando um carro até encontrarem um que foi do agrado do filho.
Ø
Na véspera da formatura o pai deu de
presente ao filho uma Bíblia embrulhada para presente. O jovem ficou tão irado
com aquele “presente” que jogou a Bíblia no chão e foi embora da casa.
Ø
Nunca mais ele tornou a ver seu pai.
Foram as más notícias que o pai havia morrido que o fizeram retornar ao seu
antigo lar.
Ø
Enquanto estava sentado analisando
papeis das coisas que agora seriam todas suas, ele se deparou com o pacote
rasgado da Bíblia que o pai lhe dera na véspera da formatura.
Ø
Ele removeu a poeira, desembrulhou e
Bíblia e abrindo a capa encontrou um cheque administrativo nominal à
concessionária no valor exato do carro que tinha combinado comprar com o pai.
- Enquanto meditava nessa história eu fiquei pensando quantas pessoas nesse mundo não têm tratado Deus, exatamente da mesma maneira como aquele filho tratou seu pai.
- Com isso estou querendo dizer que jogamos no chão uma linda promessa, apenas porque não entendemos o significado da mesma, ou muitas vezes, não acreditamos que seja possível a mesma se cumprir.
- Muitos de nós, com razão, estamos cansados de promessa vazias. Por isso achamos estranho quando alguém vem nos dizer que podemos obter a maior bênção de todas, ABSOLUTAMENTE DE GRAÇA.
- Quando assistimos televisão tudo o que as propagandas nos mostram são promessas vazias. Mas com Deus as coisas são exatamente o oposto. Em vez de promessas vazias, Deus nos oferece...
TRÊS VAZIOS QUE ESTÃO CHEIOS DE
PROMESSAS
- Hoje quero levar vocês a pensar um pouco sobre os VAZIOS DE DEUS que estão cheios de promessas todas atreladas à RESSURREIÇÃO DE JESUS.
- COMO DISSE ANTES SÃO TRÊS EM NÚMERO, E ESTÃO LOTADAS DE BÊNÇÃOS.
- Cada uma dessas situações está marcada por algo VAZIO. Esses vazios são:
Ø
Uma cruz vazia.
Ø
Um túmulo vazio.
Ø
Um conjunto de panos de sepultamento
vazios.
- Note a sutileza: é exatamente o fato dessas três coisas estarem vazias que nos dão a garantia que as promessas de Deus são reais e verdadeiras.
- Bem vamos analisar cada uma dessas coisas:
I. A Cruz Vazia.
- Qual é o significado da cruz de cristo estar vazia? O verdadeiro e mais profundo significado da cruz de Cristo estar vazia é que: NÓS TEMOS A PROMESSA QUE NOSSOS PECADOS PODEM SER ABSOLUTA E COMPLETAMENTE PERDOADOS.
- Colossenses 2:13—14 — E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz.
- Isso quer dizer que estamos completamente livres da condenação causada pelo pecado. Jesus pagou o preço por nossos pecados e nós podemos ser perdoados de todos eles ABSOLUTAMENTE DE GRAÇA. Não é mesmo uma verdade e promessa maravilhosa?
- Mas a cruz de Cristo vazia tem um significado adicional. Foi na cruz também que Jesus triunfou sobre o Diabo e suas hostes e nos libertou completamente deles:
- Colossenses 2:15 — E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
- Hebreus 2:14—15 — Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
- Dos soldados romanos que estavam ali presentes, todos sabiam que Jesus tinha morrido sobre a cruz e, por isso, Pilatos deu ordens para que seu corpo pudesse ser retirado.
- Pilatos ficou surpreso ao ouvir que Jesus já estava morto — Marcos 15:43—45 — Vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera. Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José.
- Mas antes que o corpo fosse entregue a José de Arimatéia uma prova final: João 19:34 — Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
- Sim Jesus morreu na cruz em meu e em teu lugar, mas ele não ficou ali pendurado como nos crucifixos. Ele foi retirado morto da cruz e a CRUZ FICOU VAZIA, MAS CHEIA DE PROMESSAS. CHEIA DE ESPERANÇAS PARA VOCÊS E PARA MIM.
- Cristo precisava morrer por nós porque somos
todos pecadores diante de Deus e Jesus era o único que podia pagar o preço
exigido por Deus para conceder perdão aos pecadores. Nós chamamos isso de
morte vicária de Jesus, ou seja: morte em substituição. Eu e você
merecíamos morrer por causa dos nossos pecados, mas Deus enviou seu Filho
para morrer em nosso lugar. A isso a Bíblia chama de AMOR. E esse amor é
descrito assim: João 3:16 — Porque
Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que
todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
II. O Túmulo Vazio.
- Jesus estava morto e sepultado, mas a preparação definitiva de seu corpo para o sepultamento ainda não havia sido terminada, porque Jesus morreu na sexta e logo o sábado, quando nenhum tipo de trabalho podia ser feito chegou, porque os judeus contavam o começo do dia às 18 horas e não às zero horas como nós fazemos.
- Portanto às 18 horas da sexta-feira as mulheres tiveram que suspender suas atividades de embalsamar o corpo de Jesus por o sábado estava começando. Elas teriam que retornar, para terminar o serviço no domingo pela manhã.
- Mas quando elas retornaram no domingo pela manhã várias coisas estranhas tinham acontecido e estavam acontecendo no túmulo e ao redor do mesmo.
- Os soldados romanos estavam inconscientes.
Ø A
pedra que fechava a entrada do túmulo e que pesava entre 1,5 a 2,0 toneladas
havia sido removida. Com a pedra fora do caminho elas resolveram entrar no
túmulo. Então...
Ø Marcos 16:5—6 — Entrando no
túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram
surpreendidas e atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a
Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui;
vede o lugar onde o tinham posto.
- A ressurreição de Jesus traz consigo diversas promessas. Em primeiro lugar a ressurreição de Jesus deu fim ao mistério da imortalidade da alma: 2 Timóteo 1:10 — E manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.
- Além do mais Jesus fez a seguinte promessa a seus discípulos: João 14:19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Não precisamos mais temer a morte. A mesma é apenas uma passagem, pois a vida continua.
- Sim, o túmulo estava vazio porque Jesus havia ressuscitado. Esse é o segundo vazio de Deus que também está cheio de promessas.
III. Os Panos de Sepultamento
estavam Vazios
- Jesus foi enfaixado com um longo pano — lençol — como era o costume da época: Marcos 14:46 — Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo.
- As mulheres compraram os materiais necessários para embalsamar o corpo de Jesus. Esses materiais eram aplicados ao corpo e também colocados entre as faixas do lençol que revestiria o corpo de Jesus – Marcos 16:1 — Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.
- Mas conforme vimos acima o anjo chamou a atenção delas para o local onde ele jazia e nada mais havia ali senão o lençol que envolvera o corpo de Jesus.
- Quando os discípulos souberam desses acontecimentos, Pedro e João correram para o túmulo a fim de confirmar as novas. A Bíblia nos diz: João 20:4—8 — Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro; e, abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia, não entrou. Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte. Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
- Sim os panos não apenas estavam vazios, mas um detalhe deve chamar nossa atenção: o pequeno lenço usado para cobrir o rosto do defunto não estava junto com o lençol. Ele havia sido removido de sobre a lápide e colocado num lugar a parte. Esse detalhe, trouxe fé ao coração de Pedro que Jesus estava, realmente, VIVO.
- Depois de ressuscitar Jesus se apresentou aos seus discípulos com os quais conviveu ainda por um período de 40 dias. Jesus:
Ø Conversou
com eles.
Ø Mostrou
suas feridas a eles.
Ø Andou
com eles.
Ø Comeu
com eles.
Ø Ensinou
muitas coisas a eles com respeito ao reino de Deus: Atos 1:3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo,
com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e
falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
- A promessa contida nos lençóis vazios é que Jesus deseja iniciar e manter uma comunhão conosco agora — hoje — e que dure por toda a eternidade.
CONCLUSÃO.
1.
Se, pela fé acreditarmos nos vazios de Deus, então:
2.
A promessa da cruz vazia é que você e eu podemos comparecer diante de Deus
completamente perdoados de todos os nossos pecados. PERDOADOS, PERDOADOS,
PERDOADOS!
3.
Ela também nos garante completa liberdade do Diabo e seus demônios que não
podem mais nos tocar.
4.
A ressurreição de Cristo traz em si a promessa da imortalidade e da vida eterna
que podemos desfrutar ao lado de Deus ou separados de Deus. A decisão precisa
ser feita enquanto estamos vivendo aqui. Jesus disse: Mateus 7:13—14 — Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e
espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por
ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida,
e são poucos os que acertam com ela.
5.
O lençol e o lenço de sepultamento de Jesus, deixados dentro do túmulo são a
prova incontestável que o Senhor Jesus realmente ressuscitou. Se Jesus
ressuscitou então nós também podemos ter esperança de que um dia, conforme ele
prometeu, nós também ressuscitaremos: Romanos
6:5 — Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o
seremos também na semelhança da sua ressurreição.
6.
Agora é com você. Os vazios de Deus estão cheios de gloriosas promessas:
- Promessas de perdão dos pecados.
- Promessas de libertação do poder do pecado.
- Promessas de libertação do Diabo e seus demônios.
- Promessa de ressurreição dos mortos.
- Promessa de Vida Eterna na companhia de Deus.
- E muitas outras promessas mais que nos são oferecidas ABSOLUTAMENTE DE GRAÇA!
7.
A escolha compete a você. Qual caminho você quer trilhar. O que conduz para a
vida eterna? Ou o que conduz para a perdição eterna?
8.
A ressurreição de Cristo coloca essa decisão diante de nós. Como você irá
responder? Hoje Jesus afirma o seguinte para todos nós: Apocalipse 3:20 — Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha
voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
9.
Você não gostaria de abrir a porta do seu coração e convidar Jesus para entrar
e conviver com Ele no tempo e na eternidade?
Sermão da Ressurreição para o ano 2013
Sermão da Ressurreição para o ano 2014
Sermão da Ressurreição para o ano 2015
Sermão da Ressurreição para o ano 2016
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
Sermão da Ressurreição para o ano 2012
Sermão da Ressurreição para o ano 2013
Sermão da Ressurreição para o ano 2014
Sermão da Ressurreição para o ano 2015
Sermão da Ressurreição para o ano 2016
Sermão da Ressurreição para o ano 2017
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS.
Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde
já agradecemos a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário