quinta-feira, 6 de março de 2014

2 Coríntios 6:11—7:3 - Os Princípios e a Prática da Separação Bíblica - Sermão 011



Separação entre luz e trevas

Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da 2 Epístola de Paulo aos Coríntios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

Sermões na Segunda Epístola de Paulo aos Coríntios

Sermão  011 – 2 Coríntios 6:11—7:3.

Os Princípios e a Prática da Separação Bíblica.
Introdução.

A. Nesta Epístola Paulo está compartilhando coma igreja em Corinto alguns dos seus pensamentos mais íntimos visando restabelecer certa medida de confiança mútua.
B. Nesta passagem Paulo, se sente mais confiante e entende que chegou a hora de desafiar os Coríntios a tratá-lo da mesma forma e com o mesmo tipo de sentimento que ele mesmo, Paulo, nutria por eles. Isto pode ser visto em:
1. 2 Coríntios 6:11—12 — A limitação estava neles e não em Paulo.
11 Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração.
12 Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.
2. 2 Coríntios 7:2—3 — Paulo não tinha interesse em condená-los.
2  Acolhei-nos em vosso coração; a ninguém tratamos com injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos.
3  Não falo para vos condenar; porque já vos tenho dito que estais em nosso coração para, juntos, morrermos e vivermos.
C. Paulo desejava que a afeição mútua e a confiança mútua fossem completamente restabelecidas.
D. Para que isto pudesse acontecer Paulo estabelece...
Os Princípios e a Prática da Separação Bíblica

Introdução.
A. Nessa passagem Paulo faz um apelo apaixonado para uma devoção cada vez maior a Deus e para uma vida de separação e santidade cada vez mais intensas.
B. Paulo está preocupado com todas as coisas que podem estragar o relacionamento do cristão com o Senhor Jesus e de um cristão com outros cristãos.
C. De onde teriam surgido as raízes do problema de confiança mútua que existiam entre Paulo e os Coríntios? Na opinião de Paulo o problema poderia ter duas origens:
1. Poderia vir dos judeus que não entendiam a liberdade que existe em Cristo e queriam manter a velha escravidão representada pela Antiga Aliança.
2. Poderia vir dos pagãos que não entendiam a fé cristã como uma fé de pureza e santidade e achavam que poderiam continuar com suas velhas imoralidades.
Para corrigir estes desvios Paulo fala de....

I. Separação Bíblica.
A. Separação é uma doutrina que está esquecida.
B. Não se fala de separação porque não se fala de santidade. Quando se fala de santidade é mandatório falar de separação porque uma não existe sem a outra.
C. A Bíblia diz que os cristãos são santos! O que isto quer dizer exatamente? Quer dizer que somos separados. Mas separados do que? Separados para quê?
1. Somos separados do mundo e...
2. Somos separados para Deus. 

II. A Inconsistência contra a Qual Paulo Adverte os Coríntios — 2 Coríntios 6:14—16.
A. Paulo quer deixar bem claro que existe uma completa incompatibilidade entre os cristãos e aqueles que não são cristãos. A palavra incompatibilidade é definida pelo dicionário do Aurélio Século XXI, como sendo a condição de ser incompatível. E, por sua vez, incompatível é definida como sendo: que não pode harmonizar-se; inconciliável, incombinável.
B. Paulo quer advertir os Coríntios contra a tentativa de tentar fazer funcionar algo que não irá nunca funcionar seja no casamento, seja nos negócios, seja na comunhão cristã.
C. Os cristãos em Corinto precisavam entender que existiam certos elementos tanto no judaísmo como no paganismo que eram completamente irreconciliáveis com a verdade de Deus revelada em Jesus Cristo.
D. Paulo faz notar duas coisas....
1. A transigência com os incrédulos é realmente muito atrativa.
E. Isto é verdadeiro em todas as áreas da vida....
1. Financeiramente.
2. Socialmente.
3. Emocionalmente.
F. Mas ao mesmo tempo em que a transigência com os incrédulos é atrativa ela...
1. Esconde quão enganosa ela pode realmente ser.
G. Pois como diz o Apóstolo Paulo existe uma incompatibilidade básica. Ele pergunta...
1. Que sociedade? Que comunhão? Que harmonia? Que união pode existir entre...
2. A justiça e a Iniquidade? Da luz com as trevas? Entre Cristo e o Maligno? Do crente com o Incrédulo?
3. Que ligação pode haver entre o santuário de Deus que são os cristãos e os ídolos? Em 1 Coríntios 6:19 Paulo pergunta: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos”?

II. A Integridade pela qual os cristãos em Corinto deveriam trabalhar.
A. Os cristãos em Corinto precisavam se separar de... visando se separar para... – 2 Coríntios 7:1.
Disciplina pessoal —
B. Precisamos aprender a dizer não para nós mesmos e sim para Deus. Note o imperativo:
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos — 2 Coríntios 6:14.
C. Precisamos nos purificar de todas as impurezas tanto da carne quanto do espírito —
2 Coríntios 7:1
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.
D. Precisamos aperfeiçoar nossa santidade no temor do Senhor — 2 Coríntios 7:1
Socialmente diferentes —
A. Retirai-vos do meio deles, separa-vos, não toqueis em coisas impuras — 2 Coríntios 2:17.
B. Precisamos entender que existem lugares, que simplesmente, não são nem um pouco apropriados para um cristão frequentar.
C. Precisamos entender que existem pessoas com as quais não podemos nos associar nunca.
D.Precisamos entender que existem certas práticas que não devem fazer parte do nosso dia-a-dia.
E. Como cristãos precisamos estar prontos para ser diferentes, agir de maneira diferente e de pensar de forma diferente.
III. A intimidade com Deus resultante da separação.
O que Deus promete fazer conosco?
A. 2 Coríntios 6:16b — Habitarei e andarei entre eles. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Eu os receberei, diz o SENHOR!
O que Deus promete ser para conosco?
2 Coríntios 6:18 — Serei vosso Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Conclusão.
1. Somos santos e isto quer dizer que somos “separados do mundo” e “separados para Deus”.
2. Sermos “separados do mundo” e “separados para Deus” não quer dizer não devemos manter nenhum tipo de relacionamento com aqueles que não são cristãos. Neste caso teríamos que sair do mundo. O que não podemos fazer é manter aquilo que Paulo chama de “jugo desigual”. Não podemos insistir em fazer funcionar aquilo que Paulo diz que não vai funcionar.
3. Quem são os incrédulos? A palavra grega usada por Paulo é ἀπίστοις - apístois – e caracteriza aqueles que são incrédulos ou descrentes e sem confiança, exclusivamente em Deus. O mundo está cheio de pessoas assim.
a. Dizem que creem em Deus, mas fazem despachos nas encruzilhadas.
b. Dizem que creem em Deus, mas fazem promessas para santos.
c. Dizem que creem em Deus, mas esperam reencarnar para ter uma nova chance se as coisas não correrem como devem dessa vez.
4. Deus não aceita que a devoção que é devida somente a ele seja repartida com ninguém mais. Isto quer dizer que nossa confiança precisa estar exclusivamente em Deus e em ninguém, nem nada mais. Quer dizer que quando oramos, oramos exclusivamente a Deus. Quer dizer que daremos ouvidos exclusivamente à Palavra de Deus. 
5. Quando colocamos toda nossa devoção e consagramos nossas vidas exclusivamente a Deus, ele promete: Habitar em nosso meio, andar conosco, ser o nosso Deus, sermos seus filhos. Deus promete nos receber como filhos e filhas e promete ser nosso Pai!

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011 — Os Princípios e a Prática da Separação Bíblica — 2 Coríntios 6:11—7:3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/03/2-corintios-61173-os-principios-e.html

Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.
Alexandros Meimaridis
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