domingo, 12 de abril de 2015

A IMPORTÂNCIA DE ORAR AS ESCRITURAS SAGRADAS — PARTE 001



Texto Base: Mateus 6:9—15

Introdução.

A. Durante alguns anos da década de 1990, Simone, as crianças e eu tivemos a oportunidade de frequentar uma igreja na cidade de White Plains, quando morávamos em Rye, Nova Iorque. Era uma igreja da Aliança Cristã e Missionária — Ridgeway Christian and Missionary Alliance Church. 
B. Por dois anos aquela foi a nossa igreja, onde nossos filhos foram nutridos na Palavra de Deus, Simone eu tivemos aulas memoráveis na classe de Família dirigida pelo Pastor Hughes e eu tive a oportunidade de liderar as reuniões de oração e estudo bíblico às quartas feiras por 14 meses.  Nosso tempo ali foi um grande privilégio que Deus nos deu. 
C. Um dia, da forma mais inesperada possível, o pastor Robertson, que era o pastor titular da igreja veio em minha direção e me deu de presente um pequeno livro cujo título era: Face to Face — Praying the Scriptures for Intimate Worship. Ou, Face a Face: Orando as Escrituras para uma Adoração Íntima. 
D. O livro veio com uma pequena dedicatória que dizia: Para Alex, como uma apreciação pela comunhão e pelo ministério como colaborador na obra de Cristo, Art Robertson. 1º de Março de 1998. 
E. O livro do Kenneth Boa foi realmente uma “BOA”, que me ajudou a valorizar ainda mais a vida de oração tanto individual como coletiva. 
G. Hoje queremos começar a falar sobre a importância de usar o texto das Sagradas Escrituras como um poderoso instrumento em nossas orações. Essa mensagem está dividida em dez tópicos e vamos falar da metade deles hoje e encerrar com os cinco últimos itens na próxima mensagem.   

ORANDO AS SAGRADAS ESCRITURAS – PARTE 001 

Introdução 
A. A Bíblia Sagrada, como todos aqui sabem é a Palavra de Deus. Como tal Ela é a VERDADE. O próprio Senhor Jesus atestou esse fato ao dizer: 
João 17:17 
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 
B. O salmista também concorda com essas palavras e diz: 
Salmos 119:142 
A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade. 
C. Diante dessas afirmações vejamos alguns motivos porque é bom e nos faz bem orar o conteúdo das Escrituras: 

I. Verdades Bíblicas São Capazes de Nos Conduzir à Salvação em Cristo
1 Timóteo 4:16 – Na NTLH 
Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam. 
A. O que esse verso nos ensina: ele nos ensina que nossas vidas precisam estar alinhadas com os ensinamentos verdadeiros da Palavra de Deus. Agindo assim, Paulo nos diz que iremos não apenas nos salvar a nós mesmos, mas que seremos instrumentos na salvação de outras pessoas. Por isso devemos conhecer bem a Bíblia para podermos usar a mesma em nossas orações.  
B. Temos que perseverar nos ensinamentos verdadeiros que estão na Bíblia para que os mesmos nos conduzam à salvação! 

II. A Obediência às Verdades Bíblicas nos Livra das Garras de Satanás.
João 8:31—32 
31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 
32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 
A. Qual é o significado de “permanecer” nesses versos? É o mesmo que obedecer. Obediência é a chave mestra de tudo na vida Cristã: da salvação inicial até a santificação definitiva no céu na presença de Deus. 
B. Jesus deixa bem claro que só somos verdadeiramente livres quando o pecado não tem mais domínio sobre nossas vidas. Quando somos capazes de resistir às tentações e dizer não a Satanás e suas ilusões. Então somos verdadeiramente livres 
C. Ninguém se liberta passando por 10 sessões de Libertação ou algo semelhante. A verdadeira libertação está em conhecer e obedecer aos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. E sabe onde tais ensinamentos podem ser encontrados? NA BÍBLIA! 
D. Por isso devemos conhecer a Bíblia e usar a mesma em nossas orações! 

III. Verdades Bíblicas Transmitem Graça e Paz.
2 Pedro 1:2
Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor! 
A. Note que a graça e a paz podem aumentar em nossas vidas. Como? Pela leitura diária da Bíblia. E com a leitura da Bíblia aumenta nosso conhecimento de como podemos usar a própria Palavra de Deus para falarmos com Ele. Deus acha o máximo quando usamos as palavras dEle mesmo em nossas orações! 
B. Paz e graça são duas bênçãos divinas como dois lados de uma mesma moeda. E podem ser multiplicadas. Tudo depende de nossa atitude com relação à Palavra de Deus. 

IV. Verdades Bíblicas Santificam 
Salmos 119:9 
De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. 
A. Note a repetição de conceitos. A pergunta “De que maneira?” encontra a resposta em “observar” ou obedecer. Assim precisamos conhecer a Bíblia para poder obedecê-la e também podermos pedir a Deus força para sermos obedientes aos seus mandamentos dia a dia. 

V. Verdades Bíblicas Servem o Amor 
Filipenses 1:9 — na NTLH 
O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo. 
A. O amor é uma das palavras preferidas de Paulo. Em 1 Coríntios 13, o capítulo do Amor, Paulo deixa claro que sem amor não somos nada, ainda que possamos até mesmo entregar nossa própria vida para beneficiar alguém. 
B. Mas o amor sozinho também não resolve todas as coisas. Ele precisa da companhia constante da sabedoria e do entendimento. 
C. Como precisamos orar as Escrituras pedindo amor, sabedoria e entendimento a Deus que a todos dá essas coisas liberalmente. 
Quanto à sabedoria, por exemplo, Tiago diz o seguinte: 
Tiago 1:5 
Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.
Conclusão:

1. Quanto mais nós somos obedientes à palavra de Deus — A Bíblia — mais próximos nós ficamos de Cristo. E quanto mais próximos de Cristo maior a liberdade que desfrutamos. 

Gálatas 5:1

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

B. Deus gosta de ouvir Suas palavras devolvidas para Ele em forma de oração. Experimente.

C. Quanto mais lemos as Escrituras mais nós aprendemos acerca de Jesus e de sua obra consumada a nosso favor.

João 5:39

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

D. Façamos de Jesus, através da Escrituras, nosso verdadeiro amigo, nosso irmão e nosso conselheiro. NOSSO TUDO!

As duas mensagens dessa série, poderão ser encontradas por meio dos links abaixo:
Parte 001


Parte 002

http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/a-importancia-de-orar-as-escrituras.html


Que Deus possa abençoar a todos.


Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos.

2 comentários: