sexta-feira, 25 de março de 2016

JOÃO 17 - ESTUDO 010 - O SENHOR JESUS E A PALAVRA DE DEUS — PARTE 001


Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.  

Introdução

A. Uma das facetas mais instrutivas dessa oração do nosso Senhor é o estudo de como Ele se relacionava com a Palavra de Deus.

B. Nós precisamos nos lembrar que toda a revelação tem em Jesus sua fonte. É por este motivo que Ele é chamado de “O verbo — palavra — de Deus”.

C. Quando o Senhor Jesus nasceu nesse mundo, como parte da sua humilhação, Ele optou por limitar a Si mesmo aos recursos disponíveis aos humanos. Dessa maneira, a palavra de Deus, da qual Ele era a mensagem central, tornou-se a fonte principal de informação para Jesus nos seus dias sobre a terra.

D. À medida que estudamos essa oração e as implicações que encontramos aqui, nós somos lembrados de que maneiras nosso Senhor reagiu e como Ele utilizou a Palavra de Deus, o que serve de exemplo e modelo para nós.

I. A Necessidade humana de uma revelação divina.

A. A revelação estava presente na criação original.

Gênesis 3:8

Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.

O Senhor Deus deu muitas instruções a Adão e Eva. Esse versículo aparece em um contexto que indica que Deus andava de contínuo no jardim do Éden. Uma das maneiras que o primeiro casal recebia revelações adicionais era através desse andar e falar com Deus.

B. A queda do homem transformou este conhecimento em ignorância

Romanos 1:21 – 32

Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.

Esses versículos nos apresentam a verdade nua e crua. Nós perdemos o conhecimento de Deus e nos deleitamos no pecado. Mesmo com relação às verdades que conhecemos, nós preferimos desprezar as mesmas e agir como verdadeiros tolos.

C. A queda em poucas palavras.

Efésios 4:17—19

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

D. Ignorância e erro são altamente destrutivos

João 4:10

Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Falando com a mulher no poço em Samaria, o Senhor Jesus lembrou-a de que lhe faltava a compreensão de suas necessidades reais — a água viva — e da provisão que Deus tinha feita para ela — o dom de Deus. Essa história ilustra bem a condição da raça humana. Aqui nós podemos ver a devastação causada pela ausência da verdade. É aterrorizante ver como as pessoas, em geral, preferem praticar a falsidade do que a verdade. Por que Adolf Hitler acreditava em uma mentira — a superioridade da raça ariana — ele envolveu o mundo em um conflito onde mais de 50 milhões de pessoas foram mortas e não apenas 1,1 milhões de Judeus, sendo 24 milhões de russos e 7.5 milhões de alemães! Mesmo nos dias de hoje, por acreditar na mentira que o Iraque possuía armas de destruição de massa, algo que não foi provado, o pequeno homem Bush fez uma guerra injusta contra o povo do Iraque matando milhares de mulheres e crianças. O resultado da invasão e destruição do Iraque pode ser facilmente percebido quando pensamos no surgimento do chamado Califado do Estado Islâmico.
A falha dos pais em viver a verdade causa prejuízos inestimáveis na vida dos filhos. Essa falta de vontade, que cada um de nós possui, no que diz respeito a admitir nossa própria ignorância, precisa ser admitida e rejeitada.

João 8:32

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará

II. A Provisão Divina para Revelação.

A. A Base Para a Revelação na Criação.


Gênesis 2:16

E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem...

A raça humana foi criada com a habilidade de ouvir a voz de Deus, de compreender a mesma, de adorar, de aprender e de falar com Deus.

B. A Própria Criação é uma Forma de Revelação.

Romanos 1:20

Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.

C. O Ponto Culminante da Revelação pode ser Encontrado na Pessoa e Obra de Jesus como estão Descritas na Bíblia.

Hebreus 1:1—2

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Jesus Cristo é a revelação de Deus para nós. Ele é o cumprimento de todas as profecias do Antigo Testamento. Sua vinda a este mundo foi descrita como a vinda da Luz —

João 3:19—21

19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras.

21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

João 8:12

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

João14:6

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Foi Ele quem inspirou e explicou as Escrituras. Nós não precisamos adivinhar o que é verdadeiro, pois Deus revelou a Si mesmo.

CONTINUA...

OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO

JOÃO 17 — ESTUDO 010 — O SENHOR JESUS E A REVELAÇÃO DE DEUS — PARTE 001 —

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário