Esse artigo é parte da série "Parábolas de Jesus" e é muito
recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades
contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo
você encontrará links para os outros artigos dessa série.
A
Parábola da Ovelha perdida
A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA
3. A Parábola da Ovelha Perdida
foi Moldada com Base em Textos do Antigo Testamento?
Já tivemos a oportunidade de
mencionar em outra parte dessa mesma parábola que imagens dum pastor conduzindo
seu rebanho no Antigo Testamento fazem referência a Deus e aos líderes do povo
de Israel. Ezequiel 34 é uma dessas passagens, porque ali encontramos um vocabulário
muito parecido com o que temos na parábola que estamos estudando. Ezequiel 34
se refere a uma ovelha que se perdeu ou que se extraviou que são as duas
expressões utilizadas por Mateus e Lucas na narrativa da Ovelha Perdida — ver
Ezequiel 34:4 e 16 e comparar com Mateus 18:2 e Lucas 15:4.
O texto de Ezequiel 34 diz mais
ainda. Nele temos afirmado o seguinte:
a. Ovelhas desgarradas por todos
os montes — Ezequiel 34:6.
b. O próprio Deus irá procurar e
buscar suas ovelhas — Ezequiel 34:11.
c. O próprio Deus irá cuidar de
suas ovelhas — Ezequiel 34:16.
d. Deus irá julgar os que oprimem
suas ovelhas — Ezequiel 34:17, 20—22.
e. O texto afirma que Deus
levantará a Davi para cuidar de suas ovelhas — Ezequiel 34:23—24.
Outros textos também têm essas
mesmas ênfase: Que Deus irá cuidar de seu povo e que levantará a Davi como
pastor sobre elas. Algumas das outras passagens são:
Jeremias 23:1—6
1 Ai dos pastores que
destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! —diz o SENHOR.
2 Portanto, assim diz o
SENHOR, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós
dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas
eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.
3 Eu mesmo recolherei o
restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado,
e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão.
4 Levantarei sobre elas
pastores que as apascentem, e elas jamais temerão, nem se espantarão; nem uma
delas faltará, diz o SENHOR.
5 Eis que vêm dias, diz
o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e
agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra.
6 Nos seus dias, Judá
será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será
chamado: SENHOR, Justiça Nossa.
Zacarias 11:3—17
3 Eis o uivo dos
pastores, porque a sua glória é destruída! Eis o bramido dos filhos de leões,
porque foi destruída a soberba do Jordão!
4 Assim diz o SENHOR,
meu Deus: Apascenta as ovelhas destinadas para a matança.
5 Aqueles que as
compram matam-nas e não são punidos; os que as vendem dizem: Louvado seja o
SENHOR, porque me tornei rico; e os seus pastores não se compadecem delas.
6 Certamente, já não
terei piedade dos moradores desta terra, diz o SENHOR; eis, porém, que
entregarei os homens, cada um nas mãos do seu próximo e nas mãos do seu rei;
eles ferirão a terra, e eu não os livrarei das mãos deles.
7 Apascentai, pois, as
ovelhas destinadas para a matança, as pobres ovelhas do rebanho. Tomei para mim
duas varas: a uma chamei Graça, e à outra, União; e apascentei as ovelhas.
8 Dei cabo dos três
pastores num mês. Então, perdi a paciência com as ovelhas, e também elas
estavam cansadas de mim.
9 Então, disse eu: não
vos apascentarei; o que quer morrer, morra, o que quer ser destruído, seja, e
os que restarem, coma cada um a carne do seu próximo.
10 Tomei a vara chamada
Graça e a quebrei, para anular a minha aliança, que eu fizera com todos os
povos.
11 Foi, pois, anulada
naquele dia; e as pobres do rebanho, que fizeram caso de mim, reconheceram que
isto era palavra do SENHOR.
12 Eu lhes disse: se
vos parece bem, dai-me o meu salário; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por
meu salário trinta moedas de prata.
13 Então, o SENHOR me
disse: Arroja isso ao oleiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por
eles. Tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do
SENHOR.
14 Então, quebrei a
segunda vara, chamada União, para romper a irmandade entre Judá e Israel.
15 O SENHOR me disse:
Toma ainda os petrechos de um pastor insensato,
16 porque eis que
suscitarei um pastor na terra, o qual não cuidará das que estão perecendo, não
buscará a desgarrada, não curará a que foi ferida, nem apascentará a sã; mas
comerá a carne das gordas e lhes arrancará até as unhas.
17 Ai do pastor inútil,
que abandona o rebanho! A espada lhe cairá sobre o braço e sobre o olho
direito; o braço, completamente, se lhe secará, e o olho direito, de todo, se
escurecerá.
Diante dessas passagens não temos
como contra-argumentar acerca da influência de passagens do Antigo Testamento
na criação da parábola da Ovelha Perdida.
Tudo isso nos leva outros dois
aspectos muito importantes na narrativa da parábola da Ovelha Perdida:
a. A parábola é uma severa
crítica contra as lideranças daqueles dias por falharem em cuidar das ovelhas
representadas pelo povo de Israel. Eles não estavam fazendo nada no sentido de
buscar e salvar as ovelhas perdidas.
b. Jesus, por sua vez, assume o
papel de pastor do povo e se declara como aquele que faz a vontade de Deus
colocando-se a serviços das ovelhas.
Outras implicações de textos do
Antigo Testamento poderá ser vista na longa defesa que Kenneth Bailey faz
acerca do uso de imagens do Salmo 23 no contexto da Parábola da Ovelha Perdida[1].
A contribuição singular de Bailey
na discussão da parábola da Ovelha Perdida e seu relacionamento com o Salmo 23
está em seu argumento que a afirmação “refrigera-me a alma” em Salmos 23:3 pode
ser traduzida pela expressão “resgata minha alma”. Nesse sentido a mesma teria
então os seguintes sentidos: a) Ele me faz voltar; b) Ele me faz com que me
arrependa. Para Bailey o arrependimento representa a “aceitação de ter sido
encontrado”.
Concluindo essa parte, podemos
afirmar o seguinte: O uso de figuras retiradas do Antigo Testamento suprem as
palavras do Senhor Jesus com imagens poderosas e facilmente compreendidas pelos
ouvintes que apontam para: a) uma acusação direta de Jesus contra os líderes
judeus de sua época no que diz respeito ao cuidado que deveriam ter com as
ovelhas; b) o caráter amoroso de Deus e seu próprio ministério caracterizado
pelas palavras buscar e salvar:
Lucas 19:10
Porque o Filho do Homem
veio buscar e salvar o perdido.
CONTINUA...
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002 – Os Dois Fundamentos
003 – O Semeador
004 – O Joio e o Trigo =
005 – O Credor Incompassivo
006 — O Grão de Mostarda e o Fermento
007 — Os Meninos Brincando na Praça
008 — A Semente Germinando Secretamente
009 e 010 — O Tesouro Escondido e a Pérola de Grande Valor
011 — A Eterna Fornalha de Fogo
012 — A Parábola dos Trabalhadores na Vinha
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014 — A Parábola dos Lavradores Maus — Parte 1
014A — A Parábola dos Lavradores Maus — Parte 2
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031 — A Parábola da Figueira Estéril
032 — A Parábola Acerca dos Primeiros Lugares
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034 — A Parábola do Construtor da Torre e do Grande Guerreiro
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037 — Parábolas de Jesus — Mateus
18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Completa
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037A — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 001
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038A — PARÁBOLAS DE JESUS — A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA — LUCAS 15:8—10 —— PARTE 001
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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