O propósito dessa série é introduzir o leitor na
vasta gama de materiais relacionados à Educação Cristã. Nosso foco central
estará sempre localizado nos chamados “Ministérios da Igreja” que refletem a
vida prática ou o dia a dia do que deve estar acontecendo em todas as igrejas
locais.
V. O Ensinamento do Novo Testamento Acerca da
Igreja — Parte 002
E. Entendendo Melhor o Que é a Igreja
A
Igreja é o povo que Deus tem colocado, através da Sua ação salvadora, ao Seu
lado, na qual ele pretende exemplificar Sua graça e redenção. Desse modo a
igreja é a continuação e o cumprimento do povo histórico de Deus, que Ele mesmo
escolheu em Abraão dentre todos os povos, com o qual Deus mesmo estabeleceu uma
aliança com promessas —
Gênesis 15:17—18
17 E sucedeu que, posto
o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo
que passou entre aqueles pedaços.
18 Naquele mesmo dia,
fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra,
desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates.
A
Igreja é o povo de Deus no sentido histórico da redenção.
A Igreja
cristã recebe no Novo Testamento, o mesmo título dado aos filhos de Israel no
Antigo Testamento: יהוה קְהַל —
qehal YHVH = Povo do ETERNO. Em
grego é λαὸς θεοῦ — laòs theoû — Povo de
Deus. Como povo de Deus, a Igreja, mantendo o paralelismo com o povo de Israel
é composta de:
ἁγίοις — agíois
— santos. A expressão “santos” é comum nas saudações e conclusões das epístolas
paulinas — ver Romanos 1:7; 1 Coríntios 1:2; 2 Coríntios 1:1; Efésios
1:1; Filipenses 1:1; Colossenses 1:1; Romanos 16:15; 2 Coríntios 13:12;
Filipenses 4:21-22. Devido o fato da expressão ἁγίοις — agíois
— santos ocorrer muitas vezes juntamente com a expressão ἐκκλησία — ekklissía — igreja, indica que estes termos são sinônimos!
Essa ideia de associar o povo de Deus com santidade também flui historicamente
do Antigo Testamento —
Êxodo 19:6
Vós me sereis reino de
sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de
Israel.
Levítico 11:44—45
44 Eu sou o SENHOR,
vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo;
e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a
terra.
45 Eu sou o SENHOR, que
vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós
sereis santos, porque eu sou santo.
Números 16:3
E se ajuntaram contra
Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é
santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos
exaltais sobre a congregação do SENHOR?
Deuteronômio 33:3
Na verdade, amas os
povos; todos os teus santos estão na tua mão; eles se colocam a teus pés e
aprendem das tuas palavras.
Salmos 16:3
Quanto aos santos que
há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.
Salmos 34:9
Temei o SENHOR, vós os
seus santos, pois nada falta aos que o temem.
Salmos 89:7
Deus é sobremodo
tremendo na assembleia dos santos e temível sobre todos os que o rodeiam.
A
Igreja é a comunhão dos santos de Deus.
ἐκλεκτόι
— eklektói
— eleitos. Paulo fala várias vezes acerca dos “eleitos” de Deus na Epístola aos
Romanos, como uma variação da expressão “nós” —
Romanos
8:33, conforme versos 31—32
31 Que
diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que
não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura,
não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
33 Quem
intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
—
e como sinônimo de “santos” em
Romanos 8:27
E aquele que
sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de
Deus é que ele intercede pelos santos.
De
forma similar, Paulo faz o mesmo paralelo em
2 Timóteo 2:10
Por esta razão, tudo
suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que
está em Cristo Jesus, com eterna glória.
Paulo
também chama a igreja de “eleitos de Deus, santos e amados” —
Colossenses 3:12
Revesti-vos, pois, como
eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade,
de humildade, de mansidão, de longanimidade.
O
mesmo uso pode ser encontrado no restante do Novo Testamento — ver Mateus
24:22, 24, 31 e passagens paralelas em Marcos 13; Lucas18:7; 1 Pedro 1:1; 2:9;
5:13 e 2 João 1, 13 — e, como tudo que já vimos até agora, faz referência à
designação do povo de Deus no Antigo Testamento — ver Deuteronômio 7:6—7; 14:2;
1 Reis 3:8; 1 Crônicas 16:13; Salmos 105:6.
ἀγαπητοῖς
— agapetoîs
— amados. A expressão “amados” é utilizada por Paulo como
sinônimo de “eleitos” quando se refere à igreja —
Romanos 1:7
A todos os amados de
Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e
paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 1:4
Reconhecendo, irmãos,
amados de Deus, a vossa eleição.
2 Tessalonicenses 2:13
Entretanto, devemos
sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos
escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé
na verdade.
Este
atributo também diz respeito ao relacionamento que existia entre Deus e Israel,
qualificado como um relacionamento de amor, especialmente como manifestado no
texto do profeta Oséias.
κλητοὶ —
kletoì
— chamados. A Igreja é chamada de “os eleitos” também — ver Romanos 1:6—7;
8:28; 1 Coríntios 1:2, 24. Estas mesmas passagens mostram uma combinação
com a expressão ἁγίοις —
agíois
— santos! A igreja é também caracterizada como κλητοὶ — kletoì
— chamada e ἐκλεκτόι —
eklektói
— eleita — ver Romanos 8:28; 9:11—12; 2 Tessalonicenses 2:13—14. A expressão κλητοὶ — kletoì
— chamados também faz um paralelo com a chamada do povo de
Israel por Deus —
Isaías 41:9
Tu, a quem tomei das
extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu
és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei.
Note
a relação com a ideia da eleição em —
Isaías 42:6
Eu, o SENHOR, te chamei
em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da
aliança com o povo e luz para os gentios.
Isaías 43:1
Mas agora, assim diz o
SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu
te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Isaías 45:3
Dar-te-ei os tesouros
escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o
Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
Isaías 48:12
Dá-me ouvidos, ó Jacó,
e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o
último.
Isaías 51:2
Olhai para Abraão,
vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque era ele único, quando eu o
chamei, o abençoei e o multipliquei.
Da
mesma forma, Êxodo 12:16 e Levítico 23 caracterizam a assembleia, ou todos os que são chamados pelo Senhor, de
santa.
Assim
temos que Deus tem escolhido e chamado um povo para Si mesmo dentre todos os
povos da terra, da mesma forma como Abraão foi chamado de Ur dos Caldeus. Esse
chamado tem sido mediante a graça de Deus. Este povo é amado por Deus, seus
membros são santos e estão ao lado de Deus. Existe uma continuidade na história
da redenção. Fazem parte do povo santo de Deus não somente o remanescente fiel
de Israel, mas também todos aqueles entre os gentios, que Deus tem escolhido e
chamado para Si mesmo. A esses também Deus considera Seus amados —
Romanos 8:31—39
31 Que diremos, pois, à
vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que não
poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não
nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
33 Quem intentará
acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem os condenará? É
Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de
Deus e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do
amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou
nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito:
Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como
ovelhas para o matadouro.
37 Em todas estas
coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38 Porque eu estou bem
certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as
coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39 nem a altura, nem a
profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus,
que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 9:25
Assim como também diz
em OséIas: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era
amada.
CONTINUA...
OUTROS ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
001 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 001
002 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 002
003 —A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 003
004 — A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS
005 — OS ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
006 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES VÊM EM NOME DE DEUS
007 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS
008 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA
009 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO
010 — O PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS
011 — A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO
012 — A EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ
013 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA
014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002
015 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003
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023 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 002
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Alexandros Meimaridis
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