Esse artigo é parte
da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure
conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações
para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo
posterior
38 – Efésios 3:8—12 - A mim, o menor de todos os santos, me foi dada
esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo
e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em
Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria
de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares
celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso
Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.
CONTINUAÇÃO...
Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida — Nessa porção dos versículos 8 a 12 de Efésios
capítulo 3 que estamos estudando agora, Paulo introduz a expressão grega ἐκκλησία — ekklesía — pronuncia-se eclissía —
traduzida pela expressão igreja. Ah! A Igreja do Senhor. Quantas aberrações não
existem ao redor deste nome: IGREJA. Quantos crimes não se têm perpetrado em
nome da igreja e por extensão em nome de Deus? Quanta imoralidade não se tem
praticado sob a coberta da igreja? Quanto abuso espiritual não se tem imposto
sob a alegação de que é o melhor para a igreja? Estas situações servem para
demonstrar muito bem o quão importante deve ser para nós a doutrina de igreja.
Precisamos entender qual era a intenção do Senhor quando planejou a igreja e
quando a implementou, para podermos evitar os grandes abismos em que as chamadas
“igrejas cristãs” se encontram atualmente. Não
desejamos escrever um compêndio de eclesiologia — doutrina da igreja
propriamente dita — e sim responder apenas a uma pergunta que consideramos da
maior importância:
O que é a Igreja? uma interpretação de mateus 16:18
Para responder a esta pergunta de maneira
apropriada é necessário começarmos com uma exegese — interpretação — do texto
de Mateus 16:18 que diz:
κἀγὼ δέ σοι λέγω ὅτι
σὺ εἶ Πέτρος, καὶ ἐπὶ ταύτῃ τῇ πέτρᾳ οἰκοδομήσω μου τὴν ἐκκλησίαν
καὶ πύλαι ᾅδου οὐ κατισχύσουσιν αὐτῆς.[1]
Também eu te digo que tu
és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as
portas do inferno não prevalecerão contra ela.
No texto acima, tanto no original
grego quanto no português, existem cinco expressões que estão sublinhadas. E
são essas expressões que irão ocupar nossa exposição. Assim temos:
1. A ênfase neste versículo está na
expressão “eu te digo” que faz um perfeito paralelo com a frase anterior
proferida por Jesus no verso imediatamente anterior, quando Ele diz: “... não
foi carne e sangue quem to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus”. O paralelo que
existe é entre a revelação concedida pelo Pai e esta agora que será concedida
pelo Filho. Não existe nenhum tipo de contraste que possa ser representado
pelas frases “tu és o Cristo X tu és
Pedro”. Note que no verso 17 Cristo chama Pedro pelo seu próprio nome que é
Simão — este nome pode ser uma forma diminutiva de Simeão que quer dizer “Deus
ouviu” ou, como outros têm sugerido o significado poderia ser “impulsivo” ou
“nariz arrebitado”. Em João 1:42 nós lemos que Jesus mudou, profeticamente
falando, o nome de Simão para Κηφᾶς — Kefâs — Cefas que
quer dizer “pedregulho” e de onde se deriva a forma grega Πέτρος — Pétros — pedregulho
e esse nome sugere estabilidade. Em João 1:42 era uma profecia, agora, diante
das revelações recebidas do Pai e do Filho e, especialmente, diante da
confissão feita – Tu és
o Cristo, o Filho do Deus vivo — ver Mateus
16:16
— a impulsividade de Simão começa a dar lugar à estabilidade de Pedro.
2. Existe, todavia, no texto grego um
evidente jogo de palavras entre Πέτρος — Pétros — pedregulho
ou pequena porção da rocha e πέτρα — pétra — rocha no
grego. A mesma palavra traduzida aqui por pedra é usada em Mateus 7:24 e
traduzida por rocha. Os tradutores optaram por pedra para manter um possível
jogo de palavras também em português. Mas, e se o diálogo original se passou em
aramaico? A expressão Κηφᾶς — Kefâs — Cefas não
implicaria no jogo de palavras.
3. ἐκκλησία — ekklesía — igreja. Essa
palavra era usada no grego em que o Novo Testamento foi escrito, conhecido como
“grego koiné” ou comum, para descrever uma assembleia regular dos cidadãos de
uma cidade — ver Atos 19:39 — bem como
para descrever uma congregação dispersa — ver Atos 8:1—3. Mateus é o único dos
quatro evangelistas a usar a palavra ἐκκλησία —
ekklesía — igreja
como
tendo sido proferida por Cristo. Jesus usou esta palavra propositadamente. Da
mesma maneira como a palavra grega ἐκκλησία
— ekklesía — igreja foi usada na tradução feita das
escrituras hebraicas para o grego conhecida como Septuaginta — ver Deuteronômio
31:30 e Salmo 107:32 — para representar a congregação de Israel reunida no
Antigo Testamento, essa mesma palavra, ἐκκλησία
— ekklesía — igreja, também representa o novo Israel no Novo
Testamento. O estudo do
Salmo 89 é crucial para entendermos
Mateus 16:18. O texto do Salmo 89 na Septuaginta — LXX — nos oferece os
seguintes elementos:
οἰκοδομήσω — oikodoméso — Salmo 89:5:
Para sempre estabelecerei — Salmos 89:4 na Almeida Revista e Atualizada
no Brasil que segue o texto Massorético — TM — em vez da Septuaginta — LXX.
ἐκκλησίᾳ ἁγίων
— ekklesía agíon — Salmo 89:6 — Assembleia
dos Santos — Salmos 89:5 na Almeida
Revista e Atualizada no Brasil que segue o texto Massorético — TM — em vez da
Septuaginta — LXX.
κατισχύσει — Salmo 89:22 —
A minha mão será firme com ele — Salmos 89:21 na
Almeida Revista e Atualizada no Brasil que segue o texto Massorético — TM — em
vez da Septuaginta — LXX.
χριστόν — Christón — Salmo 89:39
e 52 — teu ungido — messias. Salmos 89:38 e 51 na Almeida Revista e
Atualizada no Brasil que segue o texto Massorético – TM – em vez da Septuaginta
– LXX.
ᾅδου — ádou — Salmo 89:49
— Ou que livre sua alma das garras do sepulcro. Salmos 89:48
na Almeida Revista e Atualizada no Brasil que segue o texto Massorético —
TM — em vez da Septuaginta — LXX.
Note que todas as palavras do versículo de Mateus 16:18 que são as mais
relevantes,
κἀγὼ δέ σοι λέγω ὅτι
σὺ εἶ Πέτρος, καὶ ἐπὶ ταύτῃ τῇ πέτρᾳ οἰκοδομήσω μου τὴν ἐκκλησίαν
καὶ πύλαι ᾅδου οὐ κατισχύσουσιν αὐτῆς.[2]
podem ser encontradas no Salmo 89. Deve ficar evidente que a afirmativa
de Jesus não tem nada a ver com Pedro já que a mesma faz referência a um Salmo
que foi escrito cerca de 1000 anos antes de Pedro existir. O salmo 89 é um
salmo messiânico e reflete a vitória do ungido de Deus sobre Seus inimigos,
incluído a morte. Somente Jesus tem estes atributos. Ele é o Χριστὸς — o Christós — o Messias — o Ungido do Senhor, aquele que
vai οἰκοδομήσω — oikodoméso — edificar(ei) Sua ἐκκλησία —
ekklesía — igreja e as portas do
ᾅδου —
ádou inferno, não κατισχύσουσιν — katischúsousin —
prevalecerão contra ela!
Não devemos ter nenhuma dúvida de que
Cristo tinha em mente o Salmo 89 ao fazer a afirmação que fez para Pedro em
Mateus 16:18 e que, em nenhuma hipótese ele poderia, sob nenhuma perspectiva,
estar se referindo a Pedro quando disse aquelas palavras. O pensamento do Senhor,
certamente, estava no Salmo 89.
Além disso, em 1 Pedro 2:5 o apóstolo
Pedro declara: “também
vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados — οἰκοδομεῖσθε —oikodomeîsthe — casa
espiritual. Difícil escaparmos da conclusão que Pedro está fazendo uma
referência direta a Mateus 16:18. Mais adiante em 1
Pedro 2:9—10 Pedro nos dá prova concludente de que está se referindo à igreja
como um todo e não a algum corpo local de cristãos — ver também 1 Pedro 1:1. A Igreja é então uma GRANDE CASA
ESPIRITUAL. É o Israel de Deus e não a nação judaica que está sendo descrito
aqui.
Quem
é a Rocha?
Não é Pedro, nem primariamente nem exclusivamente. Pedro, com a resposta que
deu — Tu és o Cristo — forneceu a
dica para a ilustração sobre qual rocha a igreja seria edificada. Cristo é a
rocha:
1
Pedro 2:6—8
Pois
isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e
preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós
outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A
pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra,
angular e: Pedra — πέτρα — pétra — rocha de tropeço e rocha de
ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que
também foram postos.
É exatamente porque a igreja está sendo edificada sobre Cristo que a
perpetuidade da mesma está garantida.
O ᾅδου — ádou — inferno é
tecnicamente o mundo invisível, correspondendo ao שְׁאוֹל — sheol hebraico, à
terra dos que partiram, a morte. O apóstolo Paulo usa a expressão θάνατος — thánatos — morte na
citação que faz de Oséias 13:14 em 1 Coríntios 15:55. Em Oséias 13:14, na
tradução das Escrituras hebraicas para o grego conhecida como a Septuaginta,
encontramos tanto a palavra ᾅδου
—
ádou — inferno como a palavra
θάνατος — thánatos — morte e as
duas querem dizer a mesma coisa. A expressão ᾅδου — ádou — inferno é
muito comum em túmulos da Ásia Menor, o que testemunha seu uso comum na
religião da Grécia antiga. Os pagãos costumavam dividir o ᾅδου
—
ádou — inferno em
duas partes: Elisium e Tártaros. Já os Judeus, nos dias de Cristo — ver Lucas
16:19—31 — o dividiam em: Seio de Abraão e Inferno, propriamente dito. No
Antigo Testamento o conceito representado pela expressão “portas do ades ou portas do sheol” nunca
admite nenhum outro significado que não seja a morte — θάνατος — thánatos. Assim temos
que: é a morte que dá acesso ou que funciona como porta de passagem, à região
tenebrosa —
Jó
38:17
Porventura,
te foram reveladas as portas da morte ou viste essas portas da região
tenebrosa?
Salmos
9:13
Compadece-te
de mim, SENHOR; vê a que sofrimentos me reduziram os que me odeiam, tu que me
levantas das portas da morte.
Salmo
107:18
A
sua alma aborreceu toda sorte de comida, e chegaram às portas da morte.
Isaías
38:10
Eu
disse: Em pleno vigor de meus dias, hei de entrar nas portas do além; roubado
estou do resto dos meus anos.
Aqui, em Mateus 16:18 não temos o ᾅδου
—
ádou — inferno,
atacando a Igreja e sim a proclamação do fato de que a morte — θάνατος — thánatos — que funciona como a porta do inferno, não ter
qualquer possibilidade de vencer a Igreja. O Senhor Jesus venceu a morte
mediante Sua ressurreição. Sua vitória é nossa maior garantia de que nós também
iremos vencer. Nunca é demais nos lembrar das palavras do próprio Senhor quando
disse:
João
14:19
Ainda
por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu
vivo, vós também vivereis.
Esse é exatamente o argumento usado
pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios15.
A Igreja está edificada sobre o
messianismo do seu Senhor, e a morte — θάνατος — thánatos — que é o portão do ᾅδου — ádou — inferno, não prevalecerá contra a ἐκκλησία — ekklesía — igreja,
pois não conseguirá manter prisioneiro seu Senhor e Cristo, que é o Filho do
Deus Vivo. Naquele momento, esta era ainda uma verdade envolta em certo
mistério, mas em breve ela seria proclamada com todas suas implicações —
Atos
2:22—32
22
Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado
por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio
Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;
23
sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o
matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;
24
ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não
era possível fosse ele retido por ela.
25
Porque a respeito dele diz Davi: Diante de mim via sempre o Senhor, porque está
à minha direita, para que eu não seja abalado.
26
Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; além disto,
também a minha própria carne repousará em esperança,
27
porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja
corrupção.
28
Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua
presença.
29
Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que
ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje.
30
Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus
descendentes se assentaria no seu trono,
31
prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na
morte, nem o seu corpo experimentou corrupção.
32
A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.
A Igreja permanecerá eternamente
porque Cristo irá vencer os portões do ᾅδου — ádou — inferno que
são representados pela θάνατος — thánatos — a morte e
retornar vitorioso dentre os mortos —
2
Timóteo 1:8—1
Não
te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu
encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a
favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com
santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria
determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos
eternos, e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo
Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a
imortalidade, mediante o evangelho, para o qual eu fui designado pregador,
apóstolo e mestre e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me
envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso
para guardar o meu depósito até aquele Dia.
Como Jesus vive eternamente, Ele mesmo é o garantidor da
perpetuidade da Igreja, que é Seu povo.
Conclusões
acerca da exegese ou interpretação de Mateus 16:18:
1. A ênfase está em “Eu digo”. É o
Senhor Jesus quem fala.
2. A Igreja é: assembleia local e
congregação dispersa = povo de Deus.
3. A Igreja é Local e Universal =
grande casa espiritual.
4. A rocha sobre a qual a Igreja está
sendo edificada é Cristo —
Efésios
2:20
Edificados
sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a
pedra angular.
5. A Igreja permanecerá para sempre.
Cristo é quem garante.
6. A morte não tem qualquer
possibilidade de vencer a Igreja.
O plano de Deus, apesar de não ter
começado dinamicamente ao tempo de Mateus 16:18 estava, todavia, destinado a
pleno sucesso. Nas palavras de Tiago encontradas em —
Atos
15:14
Deus,
primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para
seu nome.
nós temos o propósito de Deus para os
nosso dias.
Mas, voltemos a pergunta formulada no
início dessa parte:
O que é a Igreja?
CONTINUA...
LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:
O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:
O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:
O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:
Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:
O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:
O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:
O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo
O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001
O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002
O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes
O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu
O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo
O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo
O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais
O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.
O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.
O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.
O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo
O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus
O Estudo 038B — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 002 — A Igreja Edificada Sobre Cristo
O Estudo 038C — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 003 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo
O Estudo 038D — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 004 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — O Corpo de Cristo
O Estudo 038E — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 005 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — A Plenitude de Cristo
O Estudo 038F — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 006 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — Os Eleitos Por Deus em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038f.html
O Estudo 039 — Nos Fala De Como Devemos Glorificar a Deus Porque Estamos em Cristo — Jesus e a Glória de Deus
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-039.html
O Estudo 040 — Nos Fala De Como Deus Nos Perdoou em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/nossa-riqueza-em-cristo-040-deus-nos.html
O Estudo 041 — Nos Fala de Sermos Ousados em Cristo Para Falar
O Estudo 042/043 — Nos fala de nos gloriarmos ou alegrarmos em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/nossa-riqueza-em-cristo-042043.html
O Estudo 044 — Nos fala de: exortação, Consolação de Amor, Comunhão, Afetos e Misericórdias em Cristo
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que
puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
[1]Black, M., Martini, C. M., Metzger, B. M., & Wikgren, A. The
Greek New Testament 4th edition. United Bible Societies, Federal Republic
of Germany, 1993, c1979.
[2]Black, M., Martini, C. M., Metzger, B. M., & Wikgren, A. The
Greek New Testament 4th edition. United
Bible Societies, Federal Republic of Germany, 1993, c1979.
Nenhum comentário:
Postar um comentário