quinta-feira, 11 de agosto de 2016

VIDA, MORTE, ESTADO INTERMEDIÁRIO E ETERNIDADE - Estudo 12


Essa é uma série cujo propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade.  

Termos Usados no Novo Testamento – Parte 002

II. Termos Usados no Novo testamento — Parte 002

A. πνεῦμα pneûma — espírito

A palavra πνεῦμα pneûma — em suas várias formas, ocorre no Novo Testamento, aproximadamente, 407 vezes. A palavra é traduzida da seguinte forma:

Espírito Santo 253X
Espírito Santo 253X
Fôlego 1X
Espíritos (bons, maus e anjos) 55X
Espíritos (bons, maus e anjos) 55X
Vento 1X
Espírito do homem 45X
Espírito do homem 45X


1. Definição dos Dicionários

Os dicionários definem Pneuma como:

1. Vento ou ar.

2. Aquilo que dá vida ao corpo material.

3. Alma desencarnada. Após a morte física o espírito continua vivo como uma entidade distinta.

4. A personalidade humana ou o ego que é o centro das emoções, do intelecto e da vontade.

5. Estado mental ou disposição.

6. Um ser imaterial e autônomo como Deus e os anjos.

7. Como Deus, o Espírito Santo ou Espírito de Cristo.

2. A Evidência Exegética 

1. Os autores do Novo Testamento seguem a mesma ideia já utilizada pelos tradutores da Septuaginta, ao decidirem usar a palavra grega animas para traduzir a expressão vento em vez da expressão πνεῦμα pneûma — espírito. A única exceção, onde a expressão pneuma é traduzida por vento, ocorre em —

João 3:8

O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

2. πνεῦμα pneûma — espírito refere-se ao princípio que dá vida ou que anima os corpos. Mas esse é um uso, extremamente raro no Novo Testamento. Um caso singular é:

Apocalipse 13:15

E lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.

3. πνεῦμα pneûma — espírito é utilizada para descrever a natureza imaterial de Deus e dos anjos —

João 4:24

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Hebreus 1:13—14

13 Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?

14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação? 

Cristo mesmo definiu um πνεῦμα pneûma — espírito, como um ser imaterial —

Lucas 24:39

Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

4. πνεῦμα pneûma — espírito refere-se à disposição que caracteriza as pessoas, tais como: orgulho, humildade etc.

1 Pedro 3:3—4

3 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;

4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. 

5. πνεῦμα pneûma — espírito é usada para descrever os espíritos ou almas desencarnadas dos seres humanos após a morte

Mateus 27:50

E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.

Lucas 24:37—39

37 Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito.

38 Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração?

39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

João 19:30

30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

Atos 7:59

E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!

Hebreus 12:23

E igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

1 Pedro 3:19.

No qual também foi e pregou aos espíritos em prisão. 

6. O eu transcendente ou ego dos seres humanos também é chamado de πνεῦμα pneûma — espírito, por causa da sua natureza imaterial e invisível —

1 Coríntios 2:11

Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

Quando usado dessa forma, o mesmo descreve o centro das emoções, do intelecto e da vontade dos seres humanos —

Mateus 26:41

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Marcos 2:8

E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?

Marcos 8:12

Jesus, porém, arrancou do íntimo do seu espírito um gemido e disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se lhe dará sinal algum. 

7. – Porque o πνεῦμα pneûma — espírito dos seres humanos transcende a vida física, o mesmo é sistematicamente contrastado com o corpo físico —

Mateus 26:41

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.


Marcos 14:38

Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora?

João 3:6

O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 

1 Coríntios 5:5

Entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.  

1 Coríntios 7:34

Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido.

2 Coríntios 7:1

Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. 

Gálatas 5:17

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

Gálatas 6:8—9

8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.


Tiago 2:26

Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

8. É exegeticamente impossível reduzir πνεῦμα pneûma — espírito meramente ao princípio que ativa os corpos físicos. O ensino do Novo Testamento é claro: a parte imaterial dos seres humanos sobrevive à morte física dos mesmos.

III – Outros termos do Novo Testamento 

A. καρδίᾳ Kardía — Coração

1. O Novo Testamento se refere ao eu transcendente dos seres humanos como “coração” 162 vezes.

2. A καρδίᾳ Kardía — Coração dos seres humanos, é descrita como aquela parte que sente, pensa e decide e etc.

Mateus 5:28  Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.

Lucas 24:25

Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!

João 14:1

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

A palavra καρδίᾳ Kardía — Coração combinada com a expressão ψυχή — Psiché é utilizada para indicar o centro de adoração dos humanos —

Marcos 12:30

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

João 4:24

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. 

B. διανοίᾳ dianoía; φρόνημα frónema; νοήμα noéma; νοῦς nous — Mente

Os autores do Novo Testamento usaram várias palavras para expressar o conceito de mente, como algo que é transcendente.

1. διανοίᾳ dianoía é usada 13 vezes —

Mateus 22:37

Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

Lucas 1:51

Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.

Efésios 2:3

Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

2. φρόνημα frónema — é usada 4 vezes no Novo Testamento —

Romanos 8:27

E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

3. νοήμα noéma é usada 5 vezes, sempre para representar a parte dos seres humanos que o pecado cega e corrompe e que é redimida pela graça de Cristo —

2 Coríntios 4:4

Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

2 Coríntios 10:15

Não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação.


Filipenses 4:7

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

4. νοῦς nous é um termo oriundo do grego clássico e ocorre 24X no Novo Testamento. É traduzido como mente 17X e como entendimento 7X. Os dicionários concordam que a expressão νοῦς nous tem um significado bem estabelecido na literatura clássica que é: representa a parte imaterial e invisível dos seres humanos, a “razão” ou “mente” que transcende à vida física. O termo é usado até para referir-se à mente de Deus —

Romanos 11:34

Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?

bem como à mente de Cristo —

1 Coríntios 2:16

Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

Em toda a literatura produzida antes do Novo Testamento o termo νοῦς nous foi usado para expressar a sobrevivência após a mote. Que os autores do Novo Testamento usaram esta palavra mais vezes que todas as outras desse grupo somadas — 24 versus 22 — não pode passar despercebido. Eles se sentiam muito confortáveis com a ideia da vida após a morte.

CONTINUA...

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Alexandros Meimaridis 

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