terça-feira, 9 de agosto de 2016

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO - SERMÃO 008 — A RELAÇÃO ENTRE A SANTIDADE, A JUSTIÇA E O AMOR — Mateus 6:9


Essa série tem por objetivo expor de maneira ampla, bíblica, literária, histórica e teologicamente, a oração que chamamos de “Oração do Pai Nosso”. Nosso desejo é enriquecer a vida de todos por meio desses esboços de mensagens que também estão disponíveis em áudio. Na parte final desse artigo o leitor encontrará os links para os outros esboços e para os áudios à medida que forem sendo publicados. 


Uma Exposição Bíblica, Literária e Teológica de Mateus 6:9—13


Introdução:

A. Quando pensamos no único Deus verdadeiro, o único Deus que se declara SANTO, nós devemos sempre levar em consideração as duas realidades seguintes:

1 João 4:16

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.

1. O amor de Deus é o amor que busca o pecador perdido, é o amor que perdoa, é o amor que restaura à plena comunhão todos aqueles que um dia voltaram suas costas para Deus.

Salmos 7:11

Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias.

2. A santidade de Deus exige padrões de comportamento de nossa parte sem os quais estamos todos sujeitos aos julgamento divino.


B. A história do profeta Oséias e de uma mulher chamada Gômer ilustra bem nossa verdadeira condição diante de Deus e o amor que Deus nutre por nós.

C. A história de Oséias e Gômer pode ser encontrada nos primeiro capítulos de Oséias.

D. Quando Deus mandou que Oséias se casasse com Gômer ela era uma prostituta. O texto bíblico nos diz:

Oséias 1:2

Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR.

E. Oséias teve três filhos com Gômer, mas descobriu que dois de seus três filhos não lhe pertenciam.

F. Depois disso, Gômer abandonou Oséias e foi em busca de seus amantes servido como prostituta cultual num templo dedicado ao Deus Baal.

G. Tempos depois, quando ela já não tinha mais beleza para atrair clientes para o templo, Gômer foi desprezada e colocada à venda como se fosse apenas um objeto.

H. Deus, então, ordena que Oséias vá ao mercado de escravos e compre a rejeitada Gômer e volte a se casar com ela, outra vez. O texto bíblico diz:

Oséias 3:1

Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas.

H. Vamos então tentar entender como o SENHOR precisa agir por amor de suas criaturas perdidas:

COMO O AMOR, A SANTIDADE E A JUTIÇA ANDAM JUNTAS

I. Oséias Renova Sua Aliança com Gômer

A. Deus precisa ensinar uma lição para Oséias e para todos nós: trata-se do grande fato que retidão de vida e justiça precisam prevalecer em todos os relacionamentos se os mesmos irão servir para alguma coisa. Essa é a realidade que Oséias entende como imprescindível para que o relacionamento dele com Gômer tenha verdadeiro significado. 

B. O passado de Gômer não pode nem deve ser repetido. Por outro lado, a justiça divina manifesta na Lei dada a Moisés exige que Gômer e seus amantes sejam apedrejados até a morte.

C. Mas Oséias não deseja denunciá-la pelos pecados do passado. Ele deseja viver com Gômer um relacionamento baseado em amor e misericórdia, onde o passado é deixado para trás, e uma nova vida pode ser iniciada.   

D. Oséias deixa isso bem claro nas seguintes afirmações:

Oséias 2:19

Desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias.

1. Desposar-te-ei comigo para sempre.

2. Desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo.

3. Desposar-te-ei em benignidade, e em misericórdias.


II. De que Maneira o Dilema Entre Amor e Justiça Pode Ser Solucionado?

A. Essa é uma questão importante, especialmente, diante dos atos praticados por Gômer.

B. O que Oséias deve enfatizar: retidão e justiça ou amor e misericórdia?

C. O profeta Oséias nos conta sua própria e trágica história, porque na mesma ele encontra uma metáfora apropriada para descrever o relacionamento entre Deus e Seu povo

D. Oséias sofre a dor da rejeição do verdadeiro amor e da traição, ao mesmo tempo em que consegue entender algo da “agonia” divina à medida que o Senhor tem que lidar com um povo continuamente pecaminoso.

E. No livro de Oséias a ideia de SANTIDADE assume em si mesma a plenitude daquilo que o amor representa para o Deus verdadeiro. Essa é uma verdade nunca antes manifestada no Antigo Testamento.

F. Da mesma forma que Oséias em sua mais profunda tristeza descobre que o AMOR é a única força indestrutível capaz de salvar até mesmo sua esposa perdida, assim também a SANTIDADE de Deus como a essência do seu ser, precisa manifestar o amor criativo que é capaz de ferir, mas que também é capaz de sarar, conforme lemos em

Oséias 6:1

Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará.

G. Deus é o amor santo que precisa confrontar uma “natureza pecaminosa”.

H. Nós podemos então concluir dizendo o seguinte: a antítese entre o Deus SANTO, SANTO, SANTO e o homem pecador consiste no próprio amor que é a única força capaz de vencer e destruir tal antítese.

I. A história de Jesus na Cruz de Calvário nos oferece a solução perfeita que buscamos para essa agonia: ali a justiça de Deus foi servida e satisfeita em toda sua plenitude, ao mesmo que um amor que não poder ser explicado nem qualificado em termos humanos, foi demonstrado.


Conclusão

A. Acerca da Santidade de Deus, podemos então concluir o seguinte: a oração de Jesus foi: “SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”.

B. Conforme já mencionamos diversas vezes, Jesus quebrou os paradigmas ou modelos das orações judaicas tradicionais que continuam a ser proferidas até o dia de hoje.

C. Mas na oração de Jesus devemos notar o seguinte:

1. Não existe nenhuma invocação a Abrão, Isaque ou Jacó.

2. Nenhum pedido a favor da terra de Israel, ou a favor do templo, nem imprecações — pedidos para que Deus amaldiçoe os inimigos — são mencionados.

3. O Salvador sofredor não deseja ver seus discípulos sofrendo, mas a presença do mal no mundo não é ignorada.

D. A SANTIDADE de Deus é a essência daquilo que Deus é, e seu NOME — SANTO — nos informa que ele é um Deus pessoal e que deseja ser conhecido por nós dessa maneira.  

E. A SANTIDADE do nome de Deus pode ser profanada pela desobediência dos crentes. Temos que prestar muita atenção como andamos:

Efésios 5:15

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios.

F. Somente Deus pode santificar seu nome e Ele faz isso através de grandes atos de salvação a favor de seu povo – ver Ezequiel 36.

G. A demonstração de SANTIDADE como presenciada por Isaías — ver Isaías 6:1—10 — inclui os seguintes elementos: confissão, limpeza, desafio missionário e uma resposta apropriada. Todos os que dizem: “SANTIFICADO SEJA TEU NOME” anseiam por uma experiência semelhante a de Isaías.  

H. A SANTIDADE de Deus exige pureza e justiça. Quando Deus olha para esse mundo e não vê essas coisas sendo praticadas, ele não pode ignorar as mesmas. Por outro lado, Deus é amor e seu amor é afirmado na oração do Pai Nosso pelo uso da expressão aramaica “ABBA”, que significa pai. Essas duas realidades estão em conflito no coração de Deus diante da realidade da vida como vivida pelas pessoas que pertencem ao Seu povo. O profeta Oséias entendeu bem esse dilema. A CRUZ DE CRISTO É A ÚNICA SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA ESSE PROBLEMA.


OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE DO PAI NOSSO 
001 — INTRODUÇÃO A MATEUS 6:9—15
002 — O PAI NOSSO — PARTE 001 — MATEUS 6:9
003 — O PAI NOSSO — PARTE 002 — MATEUS 6:9
004 — O PAI NOSSO — PARTE 003 — MATEUS 6:9
005 — O PAI NOSSO — PARTE 004 — MATEUS 6:9a — PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS
006 — O PAI NOSSO — PARTE 005 — INTRODUÇÃO À ESTRUTURA DO PAI NOSSO — Mateus 6:9—13
007 — O PAI NOSSO — PARTE 006 — SANTIFICADO SEJA TEU NOME — Mateus 6:9
008 — O PAI NOSSO — PARTE 007 — A RELAÇÃO DA SANTIDADE DE DEUS COM A JUSTIÇA E O AMOR — Mateus 6:9
009 — O PAI NOSSO — PARTE 008 — O REINO DE DEUS — PARTE 001 — Mateus 6:10

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário