Essa é uma série cujo
propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário
e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros
estudos. A Série tem o título Geral de:
Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade.
Termos Usados no Novo Testamento – Parte 002
II. Termos Usados no Novo testamento — Parte 002
A. πνεῦμα — pneûma — espírito
A palavra πνεῦμα — pneûma — em suas várias formas, ocorre no Novo Testamento,
aproximadamente, 407 vezes. A palavra é traduzida da seguinte forma:
Espírito Santo 253X
|
Espírito Santo 253X
|
Fôlego 1X
|
Espíritos (bons, maus
e anjos) 55X
|
Espíritos (bons, maus
e anjos) 55X
|
Vento 1X
|
Espírito do homem 45X
|
Espírito do homem 45X
|
1. Definição dos Dicionários
Os
dicionários definem Pneuma como:
1. Vento
ou ar.
2.
Aquilo que dá vida ao corpo material.
3. Alma
desencarnada. Após a morte física o espírito continua vivo como uma entidade
distinta.
4. A
personalidade humana ou o ego que é o centro das emoções, do intelecto e da
vontade.
5. Estado
mental ou disposição.
6. Um
ser imaterial e autônomo como Deus e os anjos.
7. Como
Deus, o Espírito Santo ou Espírito de Cristo.
2. A Evidência Exegética
1. Os
autores do Novo Testamento seguem a mesma ideia já utilizada pelos tradutores
da Septuaginta, ao decidirem usar a palavra grega animas para traduzir a expressão vento em vez da expressão πνεῦμα — pneûma — espírito. A única exceção, onde a expressão pneuma é traduzida por vento, ocorre em
—
João 3:8
O vento sopra onde
quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo
o que é nascido do Espírito.
2. πνεῦμα — pneûma — espírito refere-se ao princípio que dá vida ou
que anima os corpos. Mas esse é um uso, extremamente raro no Novo Testamento.
Um caso singular é:
Apocalipse 13:15
E lhe foi dado
comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como
ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.
3. πνεῦμα — pneûma — espírito é utilizada para descrever a natureza
imaterial de Deus e dos anjos —
João 4:24
Deus é espírito; e
importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Hebreus 1:13—14
13 Ora, a qual dos
anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus
inimigos por estrado dos teus pés?
14 Não são todos eles
espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a
salvação?
Cristo
mesmo definiu um πνεῦμα — pneûma —
espírito, como um ser imaterial —
Lucas 24:39
Vede as minhas mãos e
os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não
tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
4. πνεῦμα — pneûma — espírito refere-se à disposição que caracteriza
as pessoas, tais como: orgulho, humildade etc.
1 Pedro 3:3—4
3 Não seja o adorno da
esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de
vestuário;
4 seja, porém, o homem
interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e
tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.
5. πνεῦμα — pneûma — espírito é usada para descrever os espíritos ou
almas desencarnadas dos seres humanos após a morte
Mateus 27:50
E Jesus, clamando outra
vez com grande voz, entregou o espírito.
Lucas 24:37—39
37 Eles, porém,
surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito.
38 Mas ele lhes disse:
Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso
coração?
39 Vede as minhas mãos
e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não
tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
João 19:30
30 Quando, pois, Jesus
tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o
espírito.
Atos 7:59
E apedrejavam Estêvão,
que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!
Hebreus 12:23
E igreja dos
primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos
justos aperfeiçoados,
1 Pedro 3:19.
No qual também foi e
pregou aos espíritos em prisão.
6. O
eu transcendente ou ego dos seres humanos também é chamado de πνεῦμα — pneûma — espírito, por causa da sua natureza imaterial e
invisível —
1 Coríntios 2:11
Porque qual dos homens
sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim,
também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o
Espírito de Deus.
Quando
usado dessa forma, o mesmo descreve o centro das emoções, do intelecto e da
vontade dos seres humanos —
Mateus 26:41
Vigiai e orai, para que
não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é
fraca.
Marcos 2:8
E Jesus, percebendo
logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais
sobre estas coisas em vosso coração?
Marcos 8:12
Jesus, porém, arrancou
do íntimo do seu espírito um gemido e disse: Por que pede esta geração um
sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se lhe dará sinal algum.
7. –
Porque o πνεῦμα — pneûma —
espírito dos seres humanos transcende a vida física, o mesmo é sistematicamente
contrastado com o corpo físico —
Mateus 26:41
Vigiai e orai, para que
não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é
fraca.
Marcos 14:38
Voltando, achou-os
dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora?
João 3:6
O que é nascido da
carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
1 Coríntios 5:5
Entregue a Satanás para
a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor
Jesus.
1 Coríntios 7:34
Também a mulher, tanto
a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no
corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do
mundo, de como agradar ao marido.
2 Coríntios 7:1
Tendo, pois, ó amados,
tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do
espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.
Gálatas 5:17
Porque a carne milita
contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si;
para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Gálatas 6:8—9
8 Porque o que semeia
para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o
Espírito do Espírito colherá vida eterna.
9 E não nos cansemos de
fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
Tiago 2:26
Porque, assim como o
corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
8. É
exegeticamente impossível reduzir πνεῦμα — pneûma — espírito meramente ao princípio que ativa os
corpos físicos. O ensino do Novo Testamento é claro: a parte imaterial dos
seres humanos sobrevive à morte física dos mesmos.
III – Outros termos do
Novo Testamento
A. καρδίᾳ — Kardía —
Coração
1. O
Novo Testamento se refere ao eu transcendente dos seres humanos como “coração”
162 vezes.
2. A
καρδίᾳ — Kardía —
Coração dos seres humanos, é descrita como aquela parte que sente, pensa e
decide e etc.
Mateus 5:28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para
uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.
Lucas 24:25
Então, lhes disse
Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
João 14:1
Não se turbe o vosso
coração; credes em Deus, crede também em mim.
A
palavra καρδίᾳ — Kardía —
Coração combinada com a expressão ψυχή — Psiché é utilizada para indicar o centro de adoração dos
humanos —
Marcos 12:30
Amarás, pois, o Senhor,
teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento
e de toda a tua força.
João 4:24
Deus é espírito; e
importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
B. διανοίᾳ — dianoía; φρόνημα — frónema; νοήμα — noéma; νοῦς — nous — Mente
Os
autores do Novo Testamento usaram várias palavras para expressar o conceito de
mente, como algo que é transcendente.
1. διανοίᾳ — dianoía é usada 13 vezes —
Mateus 22:37
Respondeu-lhe Jesus:
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo
o teu entendimento.
Lucas 1:51
Agiu com o seu braço
valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.
Efésios 2:3
Entre os quais também
todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a
vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como
também os demais.
2. φρόνημα — frónema — é usada 4 vezes no
Novo Testamento —
Romanos 8:27
E aquele que sonda os
corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é
que ele intercede pelos santos.
3. νοήμα — noéma é usada 5 vezes, sempre para representar a parte
dos seres humanos que o pecado cega e corrompe e que é redimida pela graça de
Cristo —
2 Coríntios 4:4
Nos quais o deus deste
século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz
do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
2 Coríntios 10:15
Não nos gloriando fora
de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé,
seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação.
Filipenses 4:7
E a paz de Deus, que
excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo
Jesus.
4. νοῦς —
nous é um termo oriundo do grego clássico e ocorre 24X
no Novo Testamento. É traduzido como mente 17X e como entendimento 7X. Os
dicionários concordam que a expressão νοῦς —
nous tem um significado bem estabelecido na literatura
clássica que é: representa a parte imaterial e invisível dos seres humanos, a
“razão” ou “mente” que transcende à vida física. O termo é usado até para
referir-se à mente de Deus —
Romanos 11:34
Quem, pois, conheceu a
mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?
bem
como à mente de Cristo —
1 Coríntios 2:16
Pois quem conheceu a
mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
Em
toda a literatura produzida antes do Novo Testamento o termo νοῦς —
nous foi usado para expressar a sobrevivência após a
mote. Que os autores do Novo Testamento usaram esta palavra mais vezes que
todas as outras desse grupo somadas — 24 versus 22 — não pode passar despercebido.
Eles se sentiam muito confortáveis com a ideia da vida após a morte.
CONTINUA...
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