Essa série pretende
disponibilizar as informações mais importantes acerca de cada um dos 27 livros
que compõem o Novo Testamento. Desde que lançamos nossa série de Introdução ao
Antigo Testamento, muitos leitores têm nos questionando acerca de algum
material semelhante com respeito ao Novo Testamento. Então, aproveitando que
iniciamos uma série de estudos acerca dos manuscritos do Novo Testamento —
tecnicamente chamada de “baixa crítica” — estamos usando essa oportunidade para
lançar uma série que trate também do texto do Novo Testamento em si, e da
interpretação geral do mesmo — “alta crítica”.
I. O EVANGELHO DE
MATEUS
G. Estrutura do Evangelho
de Mateus
O Evangelho de Mateus apresenta
uma estrutura bem mais elaborada que os outros Evangelhos, o que possibilitou
se mais amplo uso pela Igreja Primitiva. Por sua estrutura, não é difícil
percebermos que estamos diante dum autor que possui uma mente extremamente
ordeira como os detalhes a seguir irão deixar claro.
As Seções que Tratam
dos Cinco Grandes Discursos
A característica mais óbvia do
Evangelho de Mateus é que o mesmo alterna grandes porções de ensinamentos de
Jesus com seções narrativas históricas. Após as narrativas iniciais que incluem
as histórias acerca do nascimento de Jesus, a preparação do ministério de Jesus
por meio de João Batista e os primeiro incidentes da obra de pregação do
Senhor. A seguir, Mateus apresenta os ensinamentos de Jesus que chamamos de Sermão da Montanha — Mateus 5—7. Não é
nossa intenção discutir aqui, se Jesus proferiu todas essas palavras numa mesma
sequência ou se autor organizou várias falas da forma com temos no texto.
Independentemente de qual tenha sido a situação, o fato é que Mateus decidiu
colocar todo esse material numa única sequência pelo valor intrínseco do mesmo.
Em seguida temos outras narrativas
que consistem, principalmente, dum grande número de milagres, que é
imediatamente seguida por um novo discurso — Mateus 10. Nesse capítulo temos as
instruções entregues aos discípulos, também de forma contínua. A próxima seção
narrativa descreve várias situações que ilustram a crescente oposição
enfrentada por Jesus e mostra também seu próprio método em tratar com as
controvérsias, que preparam o próximo seguimento que apresenta uma série de
parábolas acerca do Reino de Deus — Mateus 13.
A seguir temos outra sequência de
narrativas — Mateus 14 a 17 — que culminam com a transfiguração e o anúncio dos
sofrimentos, morte e ressurreição do Senhor. Esses elementos preparam o caminho
para as palavras de Jesus que tratam da comunidade cristã — Mateus 18. A partir
desse último capítulo a narrativa se move para além do rio Jordão, para
voltar-se, rapidamente, a fim de descrever a volta de Jesus para Jerusalém e sua
entrada triunfal de na cidade e a subsequente narrativa das dramáticas
controvérsias entre Jesus e as lideranças religiosas dos judeus, em Jerusalém. De
uma dessas controvérsias surge a severa condenação de Jesus sobre os escribas e
os fariseus — Mateus 23. Essas palavras ao seguidas pelo disscurso escatológico
de Jesus registrado em Mateus 24 e 25. O Evangelho de Mateus se encerra com as
narrativas da paixão e da ressurreição de Jesus, acompanhadas pelas últimas
palavras do Senhor no final de Mateus 28.
A estrutura do Evangelho de
Mateus como descrita nos parágrafos acima, dificilmente, poderá ser considerada
como algo meramente acidental. Dizemos isso porque encontramos uma mesma
fórmula no final de cada bloco de palavras de Jesus, fórmulas essas que criam
as condições ideais para a apresentação dos textos das narrativas que vêm logo
em seguida. Um exemplo disso é o que encontramos em
Mateus 7:28—29
28 Quando Jesus acabou
de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina;
29 porque ele as
ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
Em Mateus 11:1 vemos Jesus ainda
falando com grandes multidões — Mateus 11:7 —ao passo que logo após as
parábolas acerca do Reino de Deus — Mateus 13 — a fórmula nos apresenta Jesus
se dirigindo para a região onde tinha nascido — no norte do país em Mateus 17 —
para, logo em seguida dirigir-se para a região da Judeia, onde Jerusalém estava
localizada. A apresentação final da fórmula pode ser vista em
Mateus 26:1
Tendo Jesus acabado
todos estes ensinamentos, disse a seus discípulos:
As palavras de cristo registradas
na sequência de Mateus 26 antecipam a celebração da páscoa judaica por Jesus e
seus discípulos e falam também da prisão, coisas bem apropriadas para
apresentar as informações contidas nas narrativas envolvendo a paixão do
Senhor. Cada vez que essas fórmulas são apresentadas, nós estamos diante de
ligações literárias que ajudam o texto a fluir de modo para outro e ilustram
bem a grande habilidade literária do autor. Todavia, devemos destacar que nenhum
dos evangelistas pertencia a qualquer tipo de classe literária. Portanto, o que
temos diante de nós no Evangelho de Mateus é a clara ação do Espírito Santo
guiando qualquer habilidade que Mateus possuía, para conduzi-lo a alcançar o
mais elevado objetivo.
CONTINUA...
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 001 — INTRODUÇÃO GERAL AOS EVANGELHOS — ESTUDO 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 002 — A FORMA LITARÁRIA DOS EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 003 — MOTIVOS PORQUE OS EVANGELHOS FORAM ESCRITOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 004 — O LUGAR OCUPADO PELOS QUATRO EVANGELHOS NO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 005 — A MELHOR FORMA DE ABORDAR OS QUATRO EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 006 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 007 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 008 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 003
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 009 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 004
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 010 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 005
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 011 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 006
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 012 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 007
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 013 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 008
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 014 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 009
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 015 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 010 — AUTOR — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 016 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 011 — DATA DA COMPOSIÇÃO
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que
puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
Os comentários não
representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor
da mensagem, sujeito à legislação brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário