O artigo abaixo foi escrito por John
Tweeddale e publicado no site da Editora FIEL.
o
significado BÍBLICO de mundo em JOÃO 3:16
Uma das guinadas mais
surpreendentes de João 3.16 é que somos informados que Deus ama o mundo.
Podemos ser tentados a pensar que há muitas coisas no mundo para Deus amar.
Afinal de contas, como não admirar as paisagens urbanas e rurais, alta
gastronomia e churrascos de quintal, sinfonias clássicas e música popular,
pinturas renascentistas e rabiscos de jardim de infância? O mundo que
conhecemos está repleto de texturas, desafios, oportunidades e alegrias. O
problema é que tudo o que é bom, interessante e bonito no mundo está saturado
de pecadores. Desde que Adão e Eva se rebelaram contra Deus no jardim, o mundo
se tornou uma terra desolada. Não obstante quão maravilhoso o mundo pareça, ele
não é digno do amor redentor de Deus.
Entender como o mundo é indigno
do amor de Deus é a chave para João 3.16. Só assim apreciaremos o presente inesperado
que Deus dá. Este ponto foi bem estabelecido há muitos anos pelo estimado
teólogo Benjamin Breckinridge Warfield. Em seu sermão “O incomensurável amor de
Deus”, Warfield investiga o significado do termo “mundo” (em grego kosmos) em
João 3.16, a fim de sondar as profundezas do amor de Deus.
Qual é o significado de “mundo”
nesta passagem? A partir das ideias de Warfield, encontramos quatro respostas
possíveis.
Em primeiro lugar, muitas pessoas
acreditam que “mundo” significa todas as pessoas, sem exceção. Em outras
palavras, quando João 3.16 diz que Deus ama o mundo, isso significa que ele ama
todas as pessoas, uma por uma, de forma igual. A lógica é algo deste tipo: Deus
ama todas as pessoas; Cristo morreu por todas as pessoas; portanto, a salvação é
possível para todas as pessoas. No entanto, essa visão parece sugerir que o
amor de Deus é impotente, e que a morte de Cristo é ineficaz. Caso contrário, a
conclusão natural desta posição seria a de que todas as pessoas são
efetivamente salvas, em vez de apenas potencialmente salvas. Se Deus ama todas
as pessoas, e Cristo morreu por todas as pessoas; se o amor de Deus não é
impotente, e morte de Cristo não é ineficaz, então a única conclusão a que se
pode chegar é que a salvação é assegurada para todas as pessoas. No entanto,
este ponto de vista contradiz o ensino da Bíblia sobre o julgamento de Deus,
tal como é evidenciado pelo contexto imediato em -
João 3.17—21
17 Porquanto Deus
enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo
fosse salvo por ele.
18 Quem nele crê não é
julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito
Filho de Deus.
19 O julgamento é este:
que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque
as suas obras eram más.
20 Pois todo aquele que
pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem
arguidas as suas obras.
21 Quem pratica a
verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque
feitas em Deus.
Em segundo lugar, outros
argumentam que “mundo” significa todas as pessoas, sem distinção. Esta opção
enfatiza que Deus ama mais de um tipo de pessoa ou grupo étnico. A morte de
Cristo na cruz não foi apenas por judeus, mas também por gentios. O amor de Deus
não se restringe a fronteiras nacionais, mas se estende a todos os tipos de
nações, tribos, culturas, línguas e povos. A isso, todo o povo de Deus (tanto
arminianos quanto calvinistas) diz um caloroso “Amém”. Apesar de este ponto de
vista ter a vantagem de estar, sem dúvida, certo e de se encaixar dentro do
contexto maior do evangelho de João sobre a identidade global dos “filhos de
Deus” (por exemplo, João 1.9—13; 4.42), ele não chega a capturar o forte
contraste entre “Deus amou” e “o mundo” que João 3.16 deliberadamente evoca.
Em terceiro lugar, uma nuance
popular da opção anterior entre os teólogos reformados é argumentar que “mundo”
em João 3.16 se refere aos eleitos. Ao longo de todo o Evangelho de João, Jesus
enfatiza a particularidade de sua graça —
João 6.37
Todo aquele que o Pai
me dá, esse virá a mim.
João 10.14—15
Eu sou o bom pastor;
conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim […] e dou a minha vida
pelas ovelhas.
João 15.19
Se vós fôsseis do
mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo
contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.
João 17.9
É por eles que eu rogo;
não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
E assim por diante. O ponto é que
o povo de Deus é escolhido de um mundo descrente. Novamente, este ponto de
vista possui um tom importante ao destacar a doutrina bíblica da eleição, mas o foco do termo “mundo” em João 3.16 não é tanto sobre a identidade do
povo de Deus, mas sobre a natureza do amor de Deus.
Isso nos leva à opção final. Uma
defesa consistente pode ser feita para crermos que “mundo” se refere à
qualidade do amor de Deus. Warfield declara de forma convincente:
[Mundo] não é aqui tanto um termo
de extensão; antes, é um termo de intensidade. Sua conotação primária é ética,
e o objetivo de seu emprego não é sugerir que o mundo é tão grande que é
preciso uma grande dose de amor para abarcá-lo completamente, mas que o mundo é
tão ruim que é preciso um grande tipo de amor para poder amá-lo, e sobretudo para
amá-lo como Deus o amou quando deu o seu Filho por ele.
O mundo representa a humanidade
pecadora, e não é digno do amor salvífico de Deus. Fora do amor de Deus, o
mundo está sob a sua condenação. Mas em Cristo, os crentes experimentam o amor
surpreendente, redentivo e infinito de Deus. João 3.16 não diz
respeito à grandeza do mundo, mas à grandeza de Deus.
Por: John Tweeddale. © 2016 Ligonier. Original:
The World
Este artigo faz parte da edição
de Maio de 2016 da revista Tabletalk.
Tradução: João Paulo Aragão da
Guia Oliveira. Revisão: Yago Martins. © 2016 Ministério Fiel. Todos os direitos
reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: O significado bíblico de
“mundo” em João 3.16
O artigo original poderá ser
visto por meio do seguinte link:
John Tweeddale
Rev. John W. Tweeddale é reitor
acadêmico e professor de teologia na Reformation Bible College em Sanford, Fl.
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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