O propósito dessa série é introduzir o leitor na
vasta gama de materiais relacionados à Educação Cristã. Nosso foco central
estará sempre localizado nos chamados “Ministérios da Igreja” que refletem a
vida prática ou o dia a dia do que deve estar acontecendo em todas as igrejas
locais.
V. O Ensinamento do Novo Testamento Acerca da
Igreja — Parte 003
E. Entendendo
Melhor o Que é a Igreja
2 – A Igreja é o “Corpo de Cristo”
A expressão mais comum nos escritos do Apóstolo
Paulo para descrever a Igreja é:
σώματος τοῦ Χριστοῦ
— sómatos toû Christoû — Corpo
de Cristo. Esta expressão nos dá, em linhas gerais, uma explicação complementar
acerca do significado da Igreja como povo de Deus. Mas de forma mais
específica, a expressão σώματος τοῦ Χριστοῦ — sómatos toû Christoû — Corpo de Cristo descreve o modelo existencial da Igreja centrado na
pessoa de Cristo — Modelo Cristológico. Essa expressão nos revela a união toda especial que
existe entre Cristo e a Igreja como povo de Deus e o novo Israel.
a. Corpo e Corpo de Cristo em Romanos e 1
Coríntios.
Em Romanos 12:3—8 os cristãos são exortados a
conhecerem qual é seu próprio lugar na Igreja como um todo.
Romanos 12:3—8
3 Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada
um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com
moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4 Porque assim como num só corpo temos muitos
membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só
corpo em Cristo e membros uns dos outros,
6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que
nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o
que ensina esmere-se no fazê-lo;
8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que
contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia,
com alegria.
E para elucidar esse ensino, Paulo usa a figura do
corpo humano, no qual existem muitos membros, mas os membros não têm todos uma
mesma função. Dessa mesma forma cada cristão deve se conscientizar que nós,
mesmo sendo muitos, somos um só corpo, em Cristo. E individualmente, somos
membros uns dos outros.
Em 1 Coríntios 12:14—27 o mesmo tema é desenvolvido
de uma forma mais extensa. Nessa passagem a verdadeira natureza do “corpo de
Cristo”, é demonstrada na sua unidade e diversidade, com aplicações indiretas
contínuas à Igreja — ver versos 15—27. É importante frisarmos que o conceito de
corpo vai muito além da mútua unidade e diversidade que existe entre os
cristãos. De fato o autor crê que o conceito do corpo de Cristo antecede ao
conceito elucidativo oferecido pelo apóstolo Paulo acerca do corpo humano.
Note, cuidadosamente, a argumentação de Paulo nessa passagem. Paulo não
argumenta partindo da premissa do relacionamento dos cristãos dentro da Igreja —
como um corpo — passando então para o
relacionamento da Igreja para com Cristo. Pelo contrário, seus argumentos são
exatamente o oposto: porque a Igreja é o corpo de Cristo é que ela deve se
comportar como um “corpo” humano.
Assim temos o seguinte: em Romanos 12 nos é dito
que da mesma forma que em um corpo nós temos muitos membros, mas os membros não
têm todos uma mesma função, assim também nós, mesmo sendo muitos, somos um só
corpo em Cristo, e ao mesmo tempo somos,
individualmente, membros uns dos outros. Que a Igreja é um corpo e deve
se conduzir como tal está estabelecido pelo fato que “os muitos” são um corpo
“em Cristo”.
Em 1 Coríntios 12 nos é dito que: da mesma forma
que o corpo é um e tem muitos membros assim também com Cristo. Ou seja: a
Igreja não é o corpo por sua própria existência como comunidade. Ela é o corpo
por causa da união que experimenta com Cristo. Como disse o Apóstolo Paulo:
1 Coríntios 12:27
Ora, vós sois corpo de Cristo.
Qual é então o significado que Paulo queria dar
para a expressão σώματος τοῦ Χριστοῦ — sómatos toû Christoû — Corpo
de Cristo? O sentido mais alinhado com o pensamento do Apóstolo Paulo, como um
todo, parece ser que “os muitos”, em virtude da união deles com Cristo, têm “em
Cristo” uma nova união de uns para com os outros. As implicações desta união são tremendas,
especialmente no que diz respeito à consideração e dedicação ao serviço que
devemos ter uns para com os outros. Os cristãos não constituem um corpo porque são
membros uns dos outros e sim porque estão em Cristo e, desse modo formam em
Cristo um só corpo —
Romanos 12:5
Assim também nós, conquanto muitos, somos um só
corpo em Cristo e membros uns dos outros.
1 Coríntios 6:15
Não sabeis que os vossos corpos são membros de
Cristo?
b. Corpo e Cabeça em Efésios e Colossenses.
Em Efésios e Colossenses, Cristo é chamado
repetidamente de Χριστὸς
κεφαλὴ τῆς ἐκκλησίας
— Christòs kefalè tîs ekklissías — Cristo cabeça da
Igreja — ver Efésios 5:23 e
κεφαλὴ τοῦ σώματος — kefalè
toû sómatos — cabeça
do corpo — ver Colossenses 1:18. Nas passagens de Efésios e Colossenses a
Igreja é chamada repetidas vezes de
σώματος τοῦ Χριστοῦ
— sómatos toû Christoû — Corpo
de Cristo —
ver referências acima —, e os cristãos de membros do corpo de Cristo — ver
Efésios 5:30. Mas nessas epístolas a expressão “corpo” é utilizada em um
sentido absoluto para se referir ao corpo de Cristo, sendo ou não acompanhada
pelas palavras “sua igreja” — ver Colossenses 1:18, 24; 2:19; 3:15; Efésios
4:4. Esse uso, em sentido absoluto, pode ser claramente visto em Efésios 3:6
onde se diz que “os gentios são co-herdeiros, co-participantes da promessa e membros do
mesmo corpo —
σύσσωμα - sússoma — mesmo corpo.
Efésios 3:6
A saber, que os gentios são co-herdeiros, membros
do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do
evangelho;
Os dois — judeus e gentios — se tornaram uma
unidade em Cristo. Isto aconteceu quando Cristo, na sua carne, i.e. na sua
existência humana, sofreu e morreu por ambos na cruz. Cristo recriou os dois em
si mesmo como um novo homem —
Gálatas 3:28
Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem
escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo
Jesus.
e essa descrição é equivalente à expressão “um corpo em Cristo”. Essa nova criação não visa somente uma
comunhão espiritual entre judeus e gentios. Cristo já havia unido os dois em si
mesmo na cruz, como uma nova humanidade da qual Ele é o representante maior. É
por esse ato que a Igreja pode ser chamada de “Seu corpo” ou “um corpo em Cristo”. Ao sofrer e morrer na cruz, Cristo era o representante de todas “as
partes” da Igreja e, naqueles momentos, Ele uniu todas as partes em si mesmo
criando, então, uma nova unidade e uma nova humanidade.
Um novo elemento que precisa ser introduzido neste
momento é a ação do Espírito Santo neste processo. Em Efésios 4:3—16 e
Colossenses 3:15—17, o apóstolo Paulo está tratando da paz que deve reinar
entre os irmãos. Ele insiste na existência desta paz exatamente porque, afinal
de contas, estamos todos unidos em um corpo, o de Cristo. A sequencia é
extremamente lógica. Pelo fato do corpo ser um, fala-se então de um só
Espírito. E a
Igreja é chamada a manter a unidade no Espírito. A unidade já existe, e nós não
precisamos criá-la. Infelizmente temos fracassado vergonhosamente
neste quesito. Agora note que a intenção do nosso Senhor Jesus Cristo é encher
todos os que perfazem um corpo n’Ele, com os dons desse único Espírito.
Os aspectos espirituais do σώματος τοῦ
Χριστοῦ — sómatos toû Christoû — Corpo de Cristo emergem, com grande nitidez, nas
epístolas de Efésios e Colossenses. Cristo é aquele que, tendo sido revestido
por Deus com todo o poder e, tendo sido feito “cabeça de todas as coisas”,
foi dado à Igreja a qual é Seu corpo —
Efésios 1:20—23
20 O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o
dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,
21 acima de todo principado, e potestade, e poder,
e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas
também no vindouro.
22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para
ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,
23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a
tudo enche em todas as coisas.
Como tal, Cristo tem à sua disposição todo tipo de
dom espiritual — ver Efésios 4:8 em diante. A Igreja como Seu corpo tem
comunhão com Cristo, como cabeça de todas as coisas. E é nessa comunhão com
Cristo, como “a cabeça da Igreja”, que a Igreja experimenta a maior
profundidade na comunhão com o Senhor —
Colossenses 1:18
Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o
princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a
primazia,
Colossenses 2:10 e 19
10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o
cabeça de todo principado e potestade.
19 E não retendo a cabeça, da qual todo o corpo,
suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que
procede de Deus.
Efésios 4:15—24.
15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em
tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado
pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o
seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que
não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios
pensamentos,
18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de
Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,
19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se
entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,
21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes
instruídos, segundo é a verdade em Jesus,
22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos
despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,
23 e vos renoveis no espírito do vosso
entendimento,
24 e vos revistais do novo homem, criado segundo
Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
É nessa comunhão espiritual, que a Igreja, cheia do
Espírito de Cristo — ver Efésios 1:23; Colossenses 2:9—10 — deve “efetuar o seu próprio aumento para a
edificação de si mesma”. O alvo dessa edificação é conduzir cada cristão
individualmente “à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo —
Efésios 4:13. A Igreja consegue atingir
esse alvo, à medida que “todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta,
segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a
edificação de si mesmo em amor” — Efésios 4:16.
Qual é o significado de Cristo ser o cabeça da
Igreja enquanto corpo de Cristo? Ser cabeça, do ponto de vista bíblico, implica em
liderança e autoridade. Mas esta posição de liderança e autoridade não é algo
que se sustenta por si mesma. Ela surge como algo exclusivamente pertinente à
natureza do próprio relacionamento. No caso de Cristo, ele é o cabeça porque
ele mesmo é o salvador ou preservador do corpo inteiro. A Igreja encontra suas
origens em Cristo e, por esse motivo, é dependente d’Ele. Foi Cristo quem
preparou o caminho para a existência da Igreja e, por esse motivo, a Igreja
deve a Cristo sua — da igreja — própria existência. Mas note que, para trazer a
Igreja à existência Cristo a amou a ponto de entregar sua própria vida em
benefício dela. A liderança e autoridade são, portanto, frutos de um
relacionamento de origem e nada tem a ver com superioridade ou mando. Os atos
de Cristo que estabeleceram este relacionamento com a Igreja estão grafados de
forma indelével nas passagens abaixo:
Marcos 10:43—45
43 Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem
quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;
44 e quem quiser ser o primeiro entre vós será
servo de todos.
45 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser
servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Filipenses 2:4—8
4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente
seu, senão também cada qual o que é dos outros.
5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também
em Cristo Jesus,
6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não
julgou como usurpação o ser igual a Deus;
7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma
de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até
à morte e morte de cruz.
Cristo
nunca pensou em se utilizar da sua função ou posição para tirar proveito
próprio. Antes usou toda sua capacidade para beneficiar aqueles pelos quais ele
tinha vindo, i.e., por nós os pecadores! Cristo nos deixou o exemplo de que se
quisermos ser grandes no reino de Deus devemos então nos dispor sermos servos
dos outros.
CONTINUA...
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