O propósito dessa série
é introduzir o leitor na vasta gama de materiais relacionados à Educação
Cristã. Nosso foco central estará sempre localizado nos chamados “Ministérios
da Igreja” que refletem a vida prática ou o dia a dia do que deve estar acontecendo
em todas as igrejas locais.
V. O Ensinamento do Novo Testamento Acerca da
Igreja — Parte 005
III. AS METÁFORAS ACERCA
DA IGREJA DE JESUS
Existem
na Bíblia inúmeras metáforas[1]
aplicadas ao povo de Deus. No Novo Testamento o povo de Deus foi chamado de:
família, noiva, vinha, edifício, reino e rebanho de ovelhas. Mas a metáfora
mais importante é aquela que compara a Igreja — ἡ ἐκκλησία — ekklissía — com o Corpo de Cristo. Todas as metáforas
anteriores possuem um termo relativo correspondente no Antigo Testamento. A
metáfora do Corpo, todavia, é introduzida no Novo Testamento, e é exclusiva da
Nova Aliança.
A. A Implicação número 1 da ἐκκλησία — ekklissía — igreja, como corpo de Cristo, é: UNIDADE.
Existem no Novo
Testamento inúmeras passagens que nos ensinam acerca da unidade fundamental que
existe na ἐκκλησία — ekklissía. Esta unidade é tanto dos crentes individualmente
com o Senhor, como uns com os outros.
1 Coríntios 12:12
Porque, assim como o corpo é um e tem muitos
membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também
com respeito a Cristo.
O corpo é corpo somente
quando reconhece esta unidade!
Efésios 5:23
Porque o marido é o cabeça da mulher, como
também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
Apesar desta verdade,
alguns irmãos acham que eles é que são a cabeça da igreja!
1. Como é que alguém se torna parte da igreja
que é o corpo de Cristo?
1 Coríntios 12:13 tem a resposta:
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos
batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E
a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Os cristãos constituem
uma unidade, porque a salvação através de Jesus Cristo é o ponto inicial da
unidade. Nós devemos nos esforçar por preservar essa unidade e nunca devemos
fazer nada para tentar “criá-la” —
Efésios 4:3
Esforçando-vos diligentemente por preservar a
unidade do Espírito no vínculo da paz.
2. O que é o Batismo com o Espírito Santo?
É sermos colocados pelo
Espírito Santo no Corpo de Cristo que é a igreja. O Batismo com o Espírito
Santo não é e nunca foi uma “segunda experiência” como ensinada pelas denominações
pré-pentecostais, pentecostais, de terceira e quarta onda de todos os matizes,
nos últimos 130 anos.
Mas não fomos somente
colocados pelo Espírito Santo no corpo de Cristo. A cada um de nós, que cremos
em Jesus, também nos foi concedido “beber de um só Espírito”. Isto é uma metáfora para indicar que o Espírito
Santo veio habitar dentro de cada um de nós que cremos em Jesus. Cada crente e
todo crente é habitado pelo Espírito de Deus e é parte da unidade que o
Espírito Santo forma no corpo de Cristo que é a igreja — ver Romanos 8:9 e
Efésios 4:3. Além disso, todo e cada
crente foi ungido por Deus com o Espírito Santo e recebeu o Espírito Santo como
selo e penhor — garantia —
2 Coríntios 1:21—22
21 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e
nos ungiu é Deus,
22 que também nos selou e nos deu o penhor do
Espírito em nosso coração.
Não existem supercrentes! Não existe nenhuma
unção especial. Cada crente precisa se
consagrar completamente a Jesus Cristo e se deixar absorver integralmente pelo
Espírito Santo.
A unidade da igreja não
está baseada, portanto, em relacionamentos artificiais nem organizacionais.
Apesar dessas verdades, ainda assim existem pessoas que preferem se separar,
“formar panelas” com outras pessoas que pensam e agem da mesma maneira. A
dicotomia que existe, de forma tão evidente, entre o “povão”, no dizer de um
pastor presbiteriano da nossa cidade e os “ministros”, entre o “nós e o eles” é
tão escandalosa que deveria nos fazer corar de vergonha, só pensarmos em
promover tamanha iniquidade. Somos UM no Senhor e nenhum crente possui
absolutamente nada em que ele possa se gloriar ou usar para se mostrar
arrogante com relação a outros crentes!
3. Como é o organograma da igreja corpo de
Cristo é bem simples:
JESUS CRISTO É O CABEÇA DO CORPO QUE É A IGREJA
∫
O CORPO DE CRISTO, QUE É A IGREJA É COMPOSTO POR CADA UM E
TODOS OS CRENTES QUE ESTÃO EM CRISTO
a. A ἐκκλησία — ekklissía — igreja é uma noiva com um só esposo; um rebanho com um só pastor; um jogo de ramos pertencentes a uma só vinha; um reino com um só rei; uma família com um só pai; um edifício com um só fundamento e um corpo com uma só cabeça que é Jesus Cristo!
b. A ἐκκλησία —
ekklissía — igreja em Corinto estava dividida em vários
grupos. Uns diziam que eram de Paulo, outros diziam que eram de Apolo e outros
ainda diziam que eram de Cefas ou Pedro. Mas havia um grupo, “mais espiritual”,
que dizia que era de Cristo — ver 1 Coríntios 1:12. O apóstolo Paulo cheio de
indignação pergunta:
1 Coríntios 1:13
Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo
crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?
E mais adiante conclui
dizendo:
1 Coríntios 3:21—23
Portanto, ninguém se glorie nos homens;
porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a
vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso,
e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.
Tudo o que foi dito
acima demonstra quão equivocada e abusiva é a tentativa contemporânea de unir,
visivelmente, a igreja sob o tacão dos modernos autodenominados Apóstolos e
Profetas. Não compreendendo que a unidade fundamental da igreja é algo que já existe,
esses senhores insistem em buscar uma unidade visível e alienígena, baseada no
que existe de pior, que é a distinção já mencionada entre o “nós” e o “eles” —
ver acima.
Assim sendo, devemos
andar de forma prática, de acordo com o chamado que recebemos e com a posição
de plena unidade que temos “em Cristo” —
Efésios 4:1
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor,
que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados.
B. Este andar deve levar em conta as
seguintes verdades:
1. Todos
os crentes estão “em Cristo” e isto quer dizer que além de sermos um, temos
todos, rigorosamente, a mesma posição. Assim sendo, ninguém é superior nem
inferior a outrem. Este fato é um impulso que Deus nos dá visando nos ajudar a
preservar a unidade que temos pela ação do Espírito Santo. O surgimento de
castas sacerdotais, seja na forma de Apóstolos e Profetas, seja na forma de
Reverendos, Pastores, Doutores e outras formas similares no seio da ἐκκλησία — ekklissía — igreja, é o fator número um do porque as comunidades
encontram-se tão fragmentadas. O personalismo e o individualismo de algumas
dessas pessoas chega a ser imoral.
2. Jesus
aboliu todas as barreiras de nacionalidade, raça, classe social e sexo para com
isto poder criar uma nova humanidade genuinamente unida —
Romanos 10:12
Pois não há distinção
entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com
todos os que o invocam.
Gálatas 3:28
Dessarte, não pode haver
judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos
vós sois um em Cristo Jesus.
Efésios 2:11—22
11 Portanto, lembrai-vos
de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que
se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,
12 naquele tempo,
estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças
da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13 Mas, agora, em Cristo
Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
14 Porque ele é a nossa
paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que
estava no meio, a inimizade,
15 aboliu, na sua carne,
a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si
mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
16 e reconciliasse ambos
em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a
inimizade.
17 E, vindo, evangelizou
paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;
18 porque, por ele,
ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
19 Assim, já não sois
estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de
Deus,
20 edificados sobre o
fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra
angular;
21 no qual todo o
edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,
22 no qual também vós
juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
Colossenses 3:11.
No qual não pode haver
grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre;
porém Cristo é tudo em todos.
Apesar
de tudo isso, a maioria daqueles que se chamam cristãos não aceitam e nem
permitem serem controlados por estas verdades. Estes não entendem que em Cristo
toda a discriminação termina. Na ἐκκλησία — ekklissía — igreja que Jesus criou e da qual Ele, Jesus, é o
cabeça, distinções não podem ser toleradas!
Note
como todos os crentes, indistintamente, são chamados de:
Concidadãos — Efésios 2:19.
Co-herdeiros — Efésios 3:6.
Coparticipantes — Efésios 3:6.
Membros uns dos outros — Romanos 12:5.
Esta
questão da unidade é tão crucial que o Senhor Jesus orou especificamente acerca
deste assunto —
João 17:20—21
20 Não rogo somente por
estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua
palavra;
21 a fim de que todos
sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós;
para que o mundo creia que tu me enviaste.
Note a
implicação: quando formos supersensíveis às necessidades uns dos outros —
unidade — o mundo irá crer que Jesus é o enviado de Deus.
Para
nos ajudar nesta missão de unidade o Senhor Jesus nos deu a mesma glória que
recebeu do Pai —
João 17:22—23
22 Eu lhes tenho
transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
23 eu neles, e tu em
mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que
tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
E o
que é esta glória que Ele nos deu? A resposta não é o que é esta glória, e sim,
quem é “esta glória”! A glória que o Senhor Jesus nos deu é o Espírito Santo —
1 Pedro 4:14
Se, pelo nome de Cristo,
sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da
glória e de Deus.
CONTINUA...
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Alexandros Meimaridis
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[1] Metáfora — Figura de linguagem que consiste
na transferência de uma palavra para um âmbito semântico que não é o do objeto
que ela designa, e que se fundamenta numa relação de semelhança subentendida
entre o sentido próprio e o figurado; translação.
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