ESSA É UMA SÉRIE DE ESTUDOS QUE
VISA ABORDAR DA MANEIRA COMO CONSIDERAMOS APROPRIADA A IMPORTANTE QUESTÃO RELATIVA
À RESSURREIÇÃO DE CRISTO. TOMANDO COMO BASE AS OBRAS DE GEERHARDUS VOS E HERMAN
RIDDERBOS. NOSSA INTENÇÃO É MOSTRAR A CENTRALIDADE DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO NA
TEOLOGIA PAULINA.
A RESSURREIÇÃO DE
CRISTO E A RESSURREIÇÃO PASSADA DO CRENTE
Os versículos que vimos na parte
anterior enfatizavam a conexão orgânica entre a ressurreição de Jesus e a
ressurreição futura, corporal, dos crentes. Mas concluir que o significado
salvífico se resume à ressurreição futura dos crentes, é apreciar apenas parte
da verdade ensinada pelo Novo Testamento. Para resolver isso, é necessário
apreciarmos as referências, nas quais o apóstolo Paulo menciona o fato que os
crentes já foram ressuscitados com Cristo. Essa verdade é apresentada de forma
mais incisiva nas seguintes passagens:
Colossenses 2:12—13;
3:1.
12 Tendo sido
sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes
ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os
mortos.
13 E a vós outros, que
estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne,
vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos.
1. Portanto, se fostes
ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo
vive, assentado à direita de Deus.
O texto de Colossenses 2:12—13
foi escrito da perspectiva cristológica histórico-redentiva. Mas como aconteceu
antes, o aspecto da apropriação individual e existencial também encontra-se
presente. Ver estudo anterior por meio do link abaixo:
Todavia, é importante notarmos duas coisas:
1. Existem vários paralelos entre esses versos e os versos de Efésios
2, devido a íntima relação que existe entre essas duas epístolas. Dizemos isso
porque Colossenses 2:12—14 é a única passagem em que Paulo combina συνηγέρθητε
— sunegérthete
— fostes ressuscitados com συνεζωοποίησεν — sunezoopoíesen — vos
deu vida juntamente com ele. Além disso, a afirmação de Paulo aqui, quando
diz: que estáveis mortos pelas vossas transgressões, é praticamente idêntica àquela que encontramos
em Efésios 2:1 e 5. Dessa maneira, podemos dizer que o pensamento de Paulo é
apenas um, quando afirma: fostes
ressuscitados e ele vos deu vida.
Ao dizer isso, Paulo está afirmando nosso terrível estado de morte espiritual, que
inclui entre outras coisas, nossa completa depravação moral. Nas afirmações de Paulo
estão implícitos aspectos da experiência inicial da salvação experimentados
pelos crentes.
2. A colocação διὰ τῆς πίστεως — dià tês písteos
— mediante a fé é, claramente, uma
qualificação adverbial do verbo συνηγέρθητε — sunegérthete — fostes
ressuscitados. Os crentes têm sido ressuscitados juntamente com Cristo por
meio da fé, pois Paulo relaciona a fé com a experiência de ter sido
ressuscitado com Cristo duma forma bastante aguda.
A única outra passagem nessa epístola onde o verbo que acabamos de
mencionar aparece é Colossenses 3:1, onde o mesmo tem a mesma força e a mesma
forma que vemos em Colossenses 2:12. No contexto imediatamente seguinte, Paulo
afirma que, por terem sido já ressuscitados com Cristo, então, torna-se
necessário: 1) fazer morrer a natureza terrena — Colossenses 3:5; 2)
despojar-se das características da natureza terrena — verso 8; 3) revestir-se
com as qualidades próprias da vida ressuscitada com Cristo — verso 12. Assim,
fica confirmado que, para Paulo, termos sido ressuscitados com Cristo é parte
da experiência de salvação inicial, que inclui uma completa renovação moral.
Colossenses 3:1—14
1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as
coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo,
em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também
sereis manifestados com ele, em glória.
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição,
impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6 por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da
desobediência.
7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando
vivíeis nelas.
8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira,
indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho
homem com os seus feitos
10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno
conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem
incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de
ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de
longanimidade.
13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém
tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim
também perdoai vós;
14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da
perfeição.
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RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A RESSURREIÇÃO DOS CRENTES SÃO EPISÓDIOS DE UM ÚNICO
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http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/a-ressurreicao-de-cristo-dentre-os.html
A RESSURREIÇÃO DE CRISTO DENTRE OS MORTOS NA TEOLOGIA DE PAULO — PARTE 015 — A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A RESSURREIÇÃO PASSADA DOS CRENTES — PARTE 003
Que Deus Abençoe a Todos.
Alexandros Meimaridis
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