segunda-feira, 8 de maio de 2017

SERMÃO PARA O DIA DAS MÃES 2017 - MARIA, UMA MÃE CHAMADA PELO PRÓPRIO DEUS


Imagem relacionada


TEXTO BASE: Lucas 1:34—38
Introdução

A. Quando olho para as mães, todas as mães, qualquer mãe, eu sei que a chamada Teoria da Evolução é uma grossa mentira. Se fosse verdadeira as mães já teriam desenvolvido bem mais que duas mãos!

B. Uma mãe foi colocar seu filho de quatro anos para dormir na véspera dele completar cinco anos. Ela disse para o filho que ele iria dormir com quatro anos, mas que acordaria na manhã seguinte com cinco. A mãe então perguntou para o filho se ele entendia o que ela estava dizendo? O filho balançou a cabeça que sim e mostrou os quatro dedos que estava acostumado a mostrar sempre que alguém perguntava a idade dele. Em seguida ele adicionou o polegar mostrando a mão para a mãe dizendo: amanhã eu vou estar com minha mão cheia!

C. Para todas vocês, mães, que estiveram, estão e estarão com suas mãos cheias, nos celebramos esse dia: o dia das mães.
D. Nossa igreja tem mães, avós e bisavós. Cada uma delas tem histórias e histórias para contar. E a Bíblia também está cheia de histórias acerca de mães e avós.

E. Talvez a mais emblemática de todas as histórias da Bíblia acerca das mães e avós, seja a que envolve Maria, porque a ela foi confiada uma importante missão, do mesmo modo como vocês também receberam uma importante missão relacionada a seus filhos, netos e bisnetos.

F. Nosso interesse hoje é buscarmos aprender com Maria, a mãe de Jesus, algumas verdades importantes que valem para todos, mas valem, especialmente para as mães. Vejamos:

MARIA, UMA MÃE CHAMADA PELO PRÓPRIO DEUS

I. Uma Mãe Chamada Por Deus se Submete à Vontade de Deus

A. Maria era apenas uma adolescente já engajada num compromisso de casamento, quando o anjo Gabriel lhe apareceu e lhe disse que ela tinha sido escolhida para ser a mãe do filho de Deus.

B. Depois de pedir esclarecimentos óbvios relativos àquela revelação, o que Maria fez? Ela disse as seguintes palavras:

Lucas 1:38

Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.

C. Maria estava ansiosa? Com certeza. Maria tinha dúvidas acerca de suas próprias habilidades para executar tamanha tarefa? Qual mulher não teria? E ela era apenas uma adolescente. Como qualquer mãe aqui presente Maria estava apreensiva quanto ao futuro. Ela certamente desejava o melhor para seu filho, mas ela sabia que a vida reserva coisas boas, mas traz também situações desagradáveis.

D. O que realmente representava para Maria ser a mãe do Filho de Deus? Será que ela e ele seriam protegidos por forças especiais. Será que estariam isentos das dores pelas quais todas as mães e seus filhos e filhas precisam passar. A história nos revela o que se passou. Apesar de ser a mãe do Filho de Deus, Maria não foi preservada das dores mais angustiantes, como:

1. Ver a família dividida:

Marcos 3:20—21

20 Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer.

21 E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.

2. Acompanhar de perto a crucificação do próprio filho.

João 19:25

E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.

E. Essas são algumas das muitas situações desagradáveis que Maria teve que enfrentar como mãe. Mas o objetivo principal de Maria em sua vida não era evitar a dor e o sofrimento e sim fazer a vontade de Deus.

II. Uma Mãe Chamada Por Deus Não Precisa Ser Perfeita

A. Essa é uma verdade libertadora. Vocês que são, foram ou serão mães não recebem um chamado de Deus para serem perfeitas. Vocês recebem um chamado para serem mães.

B. Quando minha mãe engravidou pela terceira vez, ela já estava com 39 anos. Como ela tinha úlceras estomacais essa situação era agravada pela gravidez o que colocava em risco sua própria vida e a vida da criança. Por razões relacionadas à preservação da saúde dela, o médico recomendou que um aborto fosse feito. Até meu pai era a favor do aborto. Mas minha mãe tinha plena consciência do chamado que recebera de Deus e sua posição foi bem firme. Ela decidiu levar a gravidez até o final. Se algo acontecesse antes do final e ela viesse a perder a própria vida, ela estava resignada que aquela teria sido a vontade de Deus. Matar o filho que levava no ventre estava fora de qualquer cogitação para ela.

C. Ela levou a gravidez até o final. Depois de oito anos do nascimento do segundo filho, nasceu o terceiro. Minha mãe não era perfeita, mas ela não queria desobedecer a Deus tirando a vida de uma criança ainda não nascida.

D. Certamente Maria não era perfeita como o texto sagrado nos mostra com clareza. Mas Deus não esperava perfeição dela. Apenas obediência em meio às lutas da vida diária.

E. Como Maria, vocês também cometeram erros hoje mesmo. E cometerão outros amanhã e depois. No entanto, nada disso impede e nem impedirá que Deus ame e continue amando sempre vocês e acolhendo-as todas as vezes que vocês o procurarem.

F. A própria mulher virtuosa de Provérbios 31, que tantas vezes fez muitas mulheres desanimarem, por não poderem se equiparar com ela, é apenas fruto da imaginação do autor que escreveu um poema em forma de acróstico usando as 22 letras do idioma hebraico. A chave de como devemos entender o poema está, exatamente no primeiro versículo:

Provérbios 31:10

Mulher virtuosa, quem a achará?

G. Mulher perfeita assim, não existe.

III. Uma Mãe Chamada Por Deus Nunca Abandona Seu Compromisso

A. Como já foi mencionado, Maria estava ao lado da cruz em que Jesus estava crucificado. Mas essa cena verdadeira está muito longe das cenas que vemos em quadros ou vitais nas igrejas.  

B. Ali, aos pés da cruz Maria estava sofrendo vendo ao que tinham reduzido seu filho. Jesus, naqueles instantes era apenas uma figura pálida do homem dinâmico e brilhante que nos encanta nas páginas dos evangelhos. Naqueles instantes, certamente Maria ansiava por uma intervenção de Deus que a livrasse daquele sofrimento indescritível.

C. Aquele era certamente o momento que foi profetizado por Simeão logo após o nascimento de Jesus, quando disse:

Lucas 2:35

Também uma espada traspassará a tua própria alma.

D. Mas não existe nada nesse mundo que seja capaz de fazer uma mãe desistir de ser aquilo que ela é: MÃE. Uma mãe chamada por Deus nunca abandona suas responsabilidades como mãe.

E. Mães desse tipo podem ser encontradas nos hospitais, em velórios, na porta das penitenciárias. Em nenhuma condição, nem mesmo diante da morte, elas abandonam o chamado que receberam de Deus.

F. Mesmo em situações extremas, quando mães precisam abrir mão de seus filhos para que sejam adotados, porque isso é no melhor interesse da criança, ainda assim tal ato, tantas vezes incompreendido, é fruto do profundo amor que nutrem pelos filhos e filhas e desejam o melhor para eles.

G. Mães recebem um dom da parte de Deus que é a capacidade de amar seus filhos independentemente das circunstâncias. Nada, nesse mundo, pode ser comparado ao amor de uma mãe.

Conclusão.
A. Maria, ao decidir ser obediente ao chamado de Deus, teve a oportunidade de testemunhar o descortinar daquilo que Deus havia planejado antes da fundação do mundo: 
1. Ela testemunhou o nascimento do Filho de Deus. 
2. Ela acompanhou Seu ministério. 
3. Ela esteve perto do Filho quando o mesmo morria por nossos pecados. 
4. Ela se encheu de grande júbilo, junto com outros, quando Jesus ressuscitou dentre os mortos. 
5. Ela participou da inauguração da Nova Aliança por meio do derramamento do Espírito Santo como está registrado em Atos 2.
B. É um dom maravilhoso poder viver para ver o desenrolar da vida dos filhos. Algumas mães vivem o bastante para verem o desenvolvimento da vida de seus filhos até chegarem os netos e os bisnetos. Outras experimentam a dor da perda inoportuna. E outras ainda, partem cedo. Tudo é parte da vida que temos de viver. Nenhuma dessa coisas é extraordinária e única. 
C. Mães e seus filhos e filhas estão ligados pelo cordão umbilical. Eu creio que este vínculo permanece mesmo depois do nascimento. E quando mães e seus filhos e filhas conhecem a Jesus, o elo de ligação entre eles torna-se ainda mais forte! 
D. Nosso desejo é que vocês mães, avós e bisavó que estão presentes aqui hoje, sejam ricamente abençoadas por Deus e com a Sua ajuda cumpram fielmente o chamado que receberam.  
Deus abençoe a todas
Amém.
Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.

Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário