Como todos sabem, meu nome é Alex.
Quem tiver maior interesse em meu perfil poderá checar o mesmo nessa página do
meu blog.
Existe algo, todavia, que não
consta no meu perfil. É o fato de eu ter sido durante 15 anos professor em
vários Institutos Bíblicos e Seminários entre os quais posso citar: o Instituto
Bíblico do Brasil – IBB - que funcionava nas dependências da Igreja Cristã
Paulistana na Aclimação. No mesmo prédio também funcionava o Seminário Bíblico
de São Paulo. Além disso, dei aulas no Seminário Palavra da Vida em Atibaia,
como professor convidado.
Durante todos aqueles anos
ministrei cursos nas áreas de Educação Cristã e Novo Testamento, que são minhas
áreas de especialização. Hoje estou afastado do ensino formal, mas continuo no
ministério pastoral – vou completar 31 anos em agosto próximo como pastor
ordenado. Pastoreio uma Igreja Presbiteriana nascente na cidade de São João da
Boa Vista no interior de São Paulo.
Durante os anos em que fui
professor tive oportunidade de conhecer e ministrar para várias centenas de
pessoas de ambos os sexos, jovens solteiros, pessoas casadas e vários adultos
já na fase pós quarenta anos.
Quando comecei meu magistério eu
me encontrava recém chegado do exterior, com muitas idéias na cabeça e um
desejo ardente de servir o Senhor. Comecei a ensinar no ano de 1983. Aquele já
era um período muito turbulento para a Igreja no Brasil:
·
Estevam e Sônia Hernandez atraiam uma multidão
todas as segundas-feiras para o velho cinema da Lins de Vasconcelos com uma
banda de nome horroroso – Katzbarnéia – comandada por um tal de “brother”
Simion ou algo equivalente.
·
A Igreja Universal do Reino de Deus já estava
colocando suas manguinhas de fora, e começava a misturar notícias boas com
escândalos.
·
Caio Fábio ainda era uma unanimidade.
·
O “Evangelho Agnóstico” promovido por Kenneth
Hagin, o velho, estava começando a se firmar e lançar sua profundas raízes em
solo brasileiro.
·
Neusa Itioka foi minha contemporânea no IBB, mas
já naquela época, ouvindo sua voz histriônica achava que tinha algo muito
errado com as bobagens que ensinava e continua ensinando.
Como professor eu estava muito
centrado em ensinar minhas próprias matérias e mal tinha tempo para acompanha
mais de perto esses movimentos. Foi um erro, admito.
O desenvolvimento daquilo que
chamamos de pentecostalismo – um movimento que desde seu início desprezou as
Escrituras, para valorizar outras coisas, tais como: línguas estranhas,
profecias, curas e etc., só podia dar, no que deu:
·
O movimento pentecostal teve seu início oficial
no dia primeiro de Janeiro de 1901 quando uma moça de nome Agnes Ozman alegou
ter sido batizada com o Espírito Santo e falou em línguas estranhas. Depois disso
a mentira se disseminou rapidamente, com o surgimento de muitos movimentos
independente cada um com seus próprios modismos.
·
·
Entre as décadas de 1940—1950 um novo movimento
se firmou nos Estados Unidos chamado de Latter Rain – Últimas Chuvas. Esse
pessoal se distanciou do movimento pentecostal e passou a receber revelações
cada vez mais absurdas, enquanto a Bíblia ia sendo deixada de lado cada vez
mais. Foram eles os primeiros e enfatizar um movimento moderno de profetas e
apóstolos que mais tarde foi apropriado por C. Peter Wagner. A figura mais
proeminente desse movimento foi um cidadão chamado William Brahnam. Esse indivíduo
negava a existência da trindade e inventou uma heresia que dizia respeito à “Semente
da Serpente”. Ele também acreditava que uma elite de cristãos iria surgir no
futuro. Brahnam teve um fim trágico. Ele veio a falecer como consequência de um
acidente automobilístico causado por ele mesmo já que estava alcoolizado.
· Durante a década de 1960 um movimento surgiu no
seio da Igreja Católica Romana, chamado de Movimento Carismático. Logo foi
adotado e copiado pelos chamados evangélicos pentecostais de todos os matizes.
·
Em seguida veio a chamada terceira onda pentecostal
com o surgimento de Igrejas como a Igreja de Nova Vida, fundada por um
canadense auto nominado Bispo Roberto McAlister. Esse indivíduo que gostava de
se vestir como um padre católico romano, com camisa roxa e colarinho clerical,
também de denominou “Bispo Primaz” da sua nova igreja. Edir Macedo, R. R.
Soares e muitos outros saíram de suas fileiras, para achincalhar de vez com o
Evangelho. Recentemente um dos filhos de Roberto McAlister escreveu um livro
tentando defender o pai, alegando que ele não teve nada a ver com tudo isso que
temos diante dos nossos estarrecidos olhos. Mas é tarde demais. Qualquer pessoa
de bom senso, com um pouco de conhecimento sabe que foi a Igreja de Nova Vida e
seu Bispo Primaz quem começaram todas essa baderna que está ai com os Silas
Malafaia, Bispo Edir Macedo, Estevam e Sonia Hernandez, R. R. Soares e muitos
outros do mesmo tipo.
·
Por fim chegamos na quarta onda pentecostal com
Marco Feliciano e Waldemiro Santiago, e outros falsos profetas.
·
·
Entre a terceira e quarta onda pentecostal um
americano chamado Peter Wagner, ressuscitou o movimento de profetas e apóstolos
que havia surgido durante os dias do “Latter Rain – Últimas Chuvas. Além disso,
ele inventou a “Batalha Espiritual”, e seus desdobramentos: “Demônios
Territoriais”, Cobertura Espiritual” e o “Movimento Moderno de Profetas e
Apóstolos”.
·
As mentiras de Peter Wagner, como são todas as
mentiras satânicas, seduziram uma multidão de indivíduos desejosos,
especialmente em capitalizar em cima das novidades.
·
Uma das características centrais do movimento de
profetas e apóstolos capitaneado por C. Peter Wagner e seu clones é o fato
deles declararem que estão isentos de qualquer teste, por mais bíblico que
seja. Assim sentem-se à vontade para inventar modas e explorarem livremente as
pessoas. Alegam que suas profecias não precisam se cumprir com perfeição –
compare com o que a Bíblia exige em Deuteronômio 18. Também alegam que não
precisam ser ortodoxos em suas posições doutrinárias o que afronta diretamente
o que é ensinado em Deuteronômio 13. Quando conseguem fazer algum sinal ou
milagre, então a farsa fica completa. São mestres em desenvolver interpretações
alegóricas, retiradas especialmente do Antigo Testamento, às quais aplicam aos crentes
do século XXI sem o menor pudor. Como rejeitam os padrões bíblicos
estabelecidos para profetas e apóstolos tornam-se eles próprios a referência
que os justifica. Assim, dois hereges, como Silas Malafaia e Morris Cerullo
podem se declarar mutuamente profetas de Deus e enganar milhões.
· O Mais absurdo em tudo isso é que esses
verdadeiros falsos apóstolos exigem que todos nós nos submetamos a seus
desmandos e sustentemos suas vidas nababescas.
Entre os muitos apóstolos que encontramos hoje no Brasil,
alguns foram meus alunos durante meus anos de magistérios. É com grande
tristeza de alma e coração que vejo que, infelizmente, esses indivíduos nunca
aprenderam absolutamente nada do que lhe foi ensinado nas aulas de Educação
Cristã e Novo Testamento. Especialmente nessas últimas. Movidos por ganâncias
inconfessáveis, alguns foram logo comprando o pomposo título de “Apóstolo”. Isso
mesmo: compraram. Peter Wagner e seu movimento vendem o título em um curso de
fim de semana pela bagatela de US$ 1,500.00. Uma vez paga a taxa, de receberem
uma oração de consagração com imposição de mãos e depois de receber um
certificado, o homem e mulher são então declarados apóstolos e apóstolas.
Outros compraram o título por aqui mesmo. Na última
ordenação coletiva que o ridículo Renê Terra Nova promoveu em Manaus, ele
ordenou mais de Mill apóstolos e apóstolas de uma só vez. Não sei o preço que
foi cobrado, mas alguém disse que o título apenas ficava em R$ 2.000,00 por
pessoas. Fora o deslocamento até Manaus e a hospedagem.
Outros ainda, como tinham sido ordenados por grupos de
apóstolos de menor importância foram até Manaus, e pagaram a taxa para terem
seus títulos confirmados ou revalidados. Alguns são tão ridículos ou duvidam da própria ordenação que não perdem uma oportunidade para confirmar a mesma, frequentando todos os congressos promovidos por Renê Terra Nova, especificamente, para cumprir esse propósito.
Outro indivíduo, como tem os pais apóstolos, foi ordenado
por esses e assim economizou na viagem e nas taxas de ordenação.
Por todos esses motivos eu tenho imensa vergonha dessas
pessoas e rogo que Deus se compadeça deles e possa trazê-los de volta ao bom
senso de, como Cristo, assumir uma posição de verdadeiros servos dos irmãos.
Não foi esse o exemplo de arrogância que Jesus nos deixou – Bispo Primaz,
Apóstolos, Apóstolas – mas de servos. Leia os textos abaixo com bastante vagar
para entender melhor tudo o que foi escrito acima.
Mateus 20:20—28
20 Então, se chegou
a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.
21 Perguntou-lhe
ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos
se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda.
22 Mas Jesus
respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para
beber? Responderam-lhe: Podemos.
23 Então, lhes
disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha
esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está
preparado por meu Pai.
24 Ora, ouvindo isto
os dez, indignaram-se contra os dois irmãos.
25 Então, Jesus,
chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os
maiorais exercem autoridade sobre eles.
26 Não é assim entre
vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos
sirva;
27 e quem quiser ser
o primeiro entre vós será vosso servo;
28 tal como o Filho
do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em
resgate por muitos.
Marcos 10:35—45
35 Então, se
aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos
que nos concedas o que te vamos pedir.
36 E ele lhes
perguntou: Que quereis que vos faça?
37 Responderam-lhe:
Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua
esquerda.
38 Mas Jesus lhes
disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber
o batismo com que eu sou batizado?
39 Disseram-lhe:
Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o
batismo com que eu sou batizado;
40 quanto, porém, ao
assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo;
porque é para aqueles a quem está preparado.
41 Ouvindo isto,
indignaram-se os dez contra Tiago e João.
42 Mas Jesus,
chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados
governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais
exercem autoridade.
43 Mas entre vós não
é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o
que vos sirva;
44 e quem quiser ser
o primeiro entre vós será servo de todos.
45 Pois o próprio
Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em
resgate por muitos.
A leitura dos dois textos é importante por causa das
pequenas, mas importantes variações que podemos notar.
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos
leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte
link:
Desde já agradecemos a todos.
Olá Ir. Alex;
ResponderExcluirVocê disse: "Durante a década de 1960 um movimento surgiu no seio da Igreja Católica Romana, chamado de Movimento Carismático. Logo foi adotado e copiado pelos chamados evangélicos pentecostais de todos os matizes."
Só uma contribuição. O movimento carismático (como propriamente dito) não é católico mas sim luterano. Foi incorporado pela igreja católica mais tarde.
Outra coisa é que o pentecostalismo deu origem ao movimento carismático e não o contrário.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Carism%C3%A1tico
Meu Caro Cássio da Cris,
ExcluirBem não creio que o movimento carismático moderno - surgido na segunda metade do século XX tenha origens luteranas. Como existem muitos movimentos que enfatizam os dons, é possível que estejamos falando de coisas distintas. Minha afirmação quanto ao "Movimento Carismático Católico" tem origem no livro de:
Humel, Charles H. Fire in The Fireplace:Contemporary Charismatic Renewal. Intervarsity Press, Downers Grove, 1978.
Quanto a sua afirmação de que eu disse que o movimento pentecostal surgiu do movimento carismático não lembro de ter feito tal afirmação. Aliás, meu texto acima diz explicitamente o contrário: primeiro veio o pentecostalismo e depois o movimento carismático.
Abraço,
irmão Alex.