quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os Dez Países Mais Perigosos para os Cristãos



Escrito por Jay Karlson, traduzido e editado por Irmão Alex.

O artigo original poderá ser visto aqui:

http://listverse.com/2011/11/24/top-10-most-dangerous-countries-for-christians/


Muitas pessoas imaginam que os erros cometidos no passado pelos cristãos associada à ênfase moderna acerca da graça e do perdão transforma os mesmo - talvez até mereçam isso mesmo - em um alvo fácil de criticar e passível de discriminação reversa. Ou seja, o antigo discriminador se torna o discriminado do presente. Uma retórica mordaz faz parte de qualquer debate contemporâneo. Mas será que faz parte da mesma fingir que não estamos vendo o que é tão evidente?

O cristianismo pode ter se tornado em uma das maiores religiões mundiais, mas ainda existem países onde os cristãos são perseguidos, têm seus bens confiscados, são torturados e até mortos por causa de sua fé. Geralmente esses abusos acontecem como parte de políticas anti cristãs adotadas por governos ou pela religião predominante no país. Os meios de comunicação do Ocidente, geralmente, evitam noticiar tais fatos com medo de ferir a sensibilidade cultural dos perpetradores de tais atos. O resultado direto dessa atitude é que só tomamos conhecimento dessas agressões através das publicações de organizações que lutam pelos direitos humanos ou por entidades particulares que acompanham os fatos. A seguir apresentamos para os leitores os dez países mais perigosos para os cristãos de acordo com a organização Open Doors World Watch List.
#10

Resultado de imagem para bandeira do laos
Laos

 População:6.4 Milhões, com 200.000 cristãos.
Religião principal: Budismo
Forma de governo: Estado Comunista.

O Governo do Laos mantém uma atitude abertamente hostil com relação aos cristãos. As autoridades do país, juntamente com uma boa parte da sua população vêm os cristãos protestantes - especialmente os cristãos Hmong - como uma ameaça estadunidense para o partido comunista. As igrejas cristãs não podem manter cultos regulares, e os cristãos estão restritos a cumprir suas responsabilidades cristãs entre seus familiares e membros da comunidade fraterna. Muitos cidadãos do país sofrem intensa pressão para abdicar da fé cristã.

Um caso típico ocorreu no ano 2010 quando 29 cristãos foram assassinados e outros 20 foram lançados na prisão sem nenhum tipo de julgamento, ao mesmo tempo em que diversas igrejas cristãs eram destruídas. Em janeiro de 2010, onze famílias cristãs da província de Saravan foram expulsos da vila em que habitavam e tiveram que buscar abrigo em uma floresta próxima, depois de se recusarem a negar a fé cristã.


#9

Resultado de imagem para bandeira do uzbequistão
Uzbequistão


População 27.5 milhões com 210.000 cristãos
Religião principal:Islamismo
Forma de Governo: República

A pressão sobre os cristãos uzbeques cresceu muito no ano passado. O número de ataques a igrejas aumentou de forma vertiginosa. As multas aplicadas por atividades religiosas consideradas ilegais excedem em 100 vezes o valor do salário mínimo do país. Penas de prisões de 3 a 15 dias são geralmente aplicadas sobre os cristãos por praticarem atividades religiosas. Um missionário batista de 27 anos de idade foi recentemente sentenciado a 10 anos de prisão sob falsas alegações de estar envolvido com o tráfico de drogas no país. Um apelo está sendo preparado para que o mesmo venha ser posto em liberdade.

Muitas igrejas também têm perdido seus alvarás de funcionamento e sofreram, inclusive, o confisco de suas propriedades em 2010. Cristãos novos convertidos têm experimentado demissões injustas, espancamentos, rejeição social e foram até mesmo expulsos de suas casas pelas próprias famílias.


# 8

Resultado de imagem para bandeira do iraque
Iraque

População:30.7 milhões, com 334.000 cristãos
Religião Principal: Islamismo
Governo: Democracia Parlamentar

A violência praticada por soldados estadunidenses em países islâmicos não pode ser aceita como desculpa para o aumento da violência contra cristãos no Iraque. Violência essa que está crescendo com inúmeros cristãos sendo feridos e mortos. Assassinatos seletivos com os praticados pelo governo de Israel contra os palestinos foram também utilizados no Irã durante o período eleitoral de 2010 na região de Mosul. Muitos cristãos tiveram que abandonar suas vilas e procurar abrigo na planície de Nínive. Naqueles dias também surgiram temores quanto ao possível surgimento de um gueto de cristãos na capital Bagdá. O papa Bento XVI apelou às autoridades iranianas a favor da proteção dos cristãos do país.

Ataques a igrejas e instituições cristãs cresceram, de modo considerável, na segunda metade de 2010. Pelo menos 58 cristãos foram mortos em um ataque com bombas em uma igreja em Bagdá durante uma missa, em outubro daquele ano.


#7

Resultado de imagem para bandeira do iêmen
Iêmen


População: 23.6 milhões. Existem poucos cristãos no país.
Religião Principal: Islamismo
Governo: República

O Iêmen possui uma religião oficial: o Islamismo. A lei islâmica - sharia - é a fonte usada para resolver todas as questões legais. Estrangeiros possuem uma liberdade religiosa limitada, mas atividades evangelísticas são absolutamente proibidas. Em 2010 muitos trabalhadores estrangeiros foram expulsos do país por falarem acerca da fé cristã com mulçumanos bem intencionados que estavam interessados em conhecer melhor a fé cristã.

O mais grave é que o povo iemenita não pode abandonar a religião oficial. Todos os que se convertem à fé cristã estão sujeitos à perseguição por parte das próprias famílias, do governo e de grupos extremistas. Grupos libertários e separatistas têm contribuído para uma piora geral nas condições do país nos últimos tempos.

Um trabalhador cristão - Johannes Hentschel - em missão de socorro no país foi juntamente com sua esposa, Sabine e seus filhos, Lydia, Anna e Simon e o engenheiro britânico Anthony Saunders sequestrados na província de Saada no noroeste do país.

Em 2011 as crianças Lydia e Anna - 5 e 3 anos respectivamente foram resgatadas por forças de segurança da Arábia Saudita. Essas mesmas forças reportaram também que encontraram os corpos de outros três cristãos sequestrados: as alemãs Rita Stumpp e Anita Gruenwald e o sul coreano Eom Young Sun. De posse dessas informações agentes alemães e britânicos cessaram suas buscas ativas na tentativa de encontrar outros reféns.

# 6

Resultado de imagem para bandeira das ilhas maldivas
Ilhas Maldivas


População 311.000. Existem poucos cristãos no país.
Religião Principal: Islamismo.
Governo: República.

Todos os cidadãos das Ilhas Maldivas precisam adotar a religião islâmica, uma vez que a sharia - lei islâmica - proíbe a prática de quaisquer outras atividades religiosas que não estejam diretamente ligadas ao islamismo. Igrejas cristãs são proibidas de existir e funcionar. A importação de literatura cristã para dentro do país é estritamente proibida. Novas leis regulamentando as práticas religiosas foram aprovadas pelo governo em 2010. Entre essas nós podemos citar as imposições aplicadas a turistas que são encontrados portando Bíblias. Os poucos cristãos que existem no país estão separados uns dos outros e sofrem constante monitoramento por parte da polícia, autoridades religiosas e até mesmo pelos próprios vizinhos.
 
# 5

Somalia


População: 9.1 milhões. Existem poucos cristãos no país.
Religião principal: Islamismo
Governo: É descrito como "de transição".

A Somália, enquanto país, não tem um governo oficial, aceito por todos, desde 1991. Por esse motivo é muito perigoso habitar no país e o perigo é dobrado para os cristãos.

Pelo menos 15 cristãos foram mortos por insurgentes islâmicos da organização Al-Shabaab em 2009. Em 2010, pelo menos outros oito cristãos foram assassinados pelo mesmo grupo.

Diante desses fatos não deve nos surpreender que inúmeros cristãos tenham deixado o país. Os que continuam no país são duramente perseguidos e precisam se reunir de forma secreta, pois podem ser assassinados a qualquer momento mesmo diante de seus filhos pequenos, como aconteceu com o cristão convertido Osman Abdullah Fataho.

A organização Al-Shabaab controla a maior parte do sul da Somália, e em seus planos está o extermínio de todos os cristãos do país. Felizmente aas últimas notícias chegadas de lá indicam que esse grupo está perdendo sua popularidade. 

# 4

Arábia Saudita


População: 25.7 milhões com 565,400 cristãos
Religião principal: Islamismo.
Governo: Monarquia Absoluta

Não existe liberdade religiosa no Reino Islâmico da Arábia Saudita. Adoração pública não relacionada ao islamismo é estritamente proibida e conversão à fé cristã - é entendida como apostasia ou traição - é punível com a pena de morte. A maioria dos cristãos habitando no país são trabalhadores estrangeiros monitorados pelas forças de segurança. Esses cristãos podem adorar em cultos privados realizados dentro de complexos "só para estrangeiros", e mesmo assim, muitas vezes enfrentam grandes dificuldades.

Como exemplo podemos citar o caso envolvendo 12 cristãos filipinos e um sacerdote que foram presos por estarem praticando um culto em uma casa, no mês de outubro de 2010. Eles foram todos acusados de "blasfemarem verbalmente contra o islamismo" e cordialmente banidos do país por toda vida. Essa prática de deportação silenciosa é a mais nova tática adotada pela polícia religiosa, pois evita a publicidade negativa causada pelas ações policiais armadas e violentas usadas no passado.

Cristãos sauditas temem falar abertamente de sua fé cristã até mesmo com os próprios parentes.



# 3

Resultado de imagem para bandeira do afeganistão
Afeganistão


População: 28.5 milhões. Existem poucos cristãos no país.
Religião principal: Islamismo.
Governo: República Islâmica.

Aqueles que assumem abertamente a fé cristã sofrem pressões constantes de membros da própria família, da sociedade em geral e de agentes do governo.

Os crente procurar viver de modo a não chamar atenção e nunca se encontram em reuniões abertas ao público. Em Junho de 2010 o vice secretário do Parlamento do País apresentou um pedido para que aqueles convertidos à fé cristã fossem assassinados, depois de assistir ao batismo cristão de alguns cristãos através da TV afegã.

Como resultado direto desse pedido, muitos cristãos fugiram e estão escondidos. Em agosto de 2010 o Talibã assassinou dez membros de uma equipe médica que estava suprindo tratamento oftalmológico e outros cuidados médicos em vilas remotas  no norte do país.

# 2

Resultado de imagem para bandeira do irã
Irã


População: 74.2 Milhões com 450.000 cristãos.
Religião principal: Islamismo
Governo: República Islâmica.

Durante o ano 2010 houve um grande aumento no número de cristãos presos no Irã. Muito foram libertados em seguida, mas a pressão sobre os cristãos continua intensa. A maioria dos 450.000 cristãos no país vive em medo constante de serem perseguidos pelo governo.

Devido aos problemas surgidos quando da eleição de 2009 o regime perdeu parte da credibilidade que tinha junto à população do país. Isso acabou provocando o surgimento de diversas manifestações contrárias ao governo. Para desviar a atenção o governo iraniano decidiu atacar com muita ferocidade os cristãos do país.



#1
Coréia do Norte


População: 20 milhões com 400.000 cristãos.
Religião principal: Ateísmo Comunista.
Governo: Ditadura Dinástica Comunista.

A perseguição que os cristãos sofrem na Coréia do Norte é ímpar, uma vez que declarar-se cristão é cometer um dos piores crimes possíveis naquele país. Seguindo os ensinamentos marxistas, o governo norte coreano considera toda religião o verdadeiro ópio do povo. Mas isso não se aplica ao culto da personalidade do "Grande Líder",  Kim Il Sung de seu filho, "O Líder Querido" Kim Jong Il.

Os cristãos norte coreanos precisam esconder sua fé o tempo inteiro. Pais cristãos evitam ensinar as verdades da fé cristã até aos próprios filhos, enquanto os mesmos não têm idade suficiente para entender as implicações envolvidas nesse processo. Não é incomum os filhos entregarem os próprios pais às autoridades do país, por ensinarem doutrinas cristãs. O simples ato de possuir um exemplar da Bíblia na Coreia do Norte é passível de assassinato ou de deportação para um campo de trabalhos forçados.

Em 2010 centenas de cristãos foram aprisionados. Alguns foram assassinados em público, enquanto outros foram sentenciados aos campos de trabalhos forçados. Apesar da dura perseguição a Igreja está bem viva e continua a crescer, cantando os louvores do Senhor em porões lotados ou prédios semi destruídos.

N. do T. Pena que o autor não tenha incluído países como a Palestina,  a India e o Paquistão onde severas perseguições estão acontecendo contra os cristãos.

Devemos todos orar pela igreja perseguida e fazer tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar esses irmãos.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário