quarta-feira, 9 de maio de 2012

Igreja da Suécia está Cheia de Ateus e Agnósticos


Resultado de imagem para igreja na suécia
Pompa e circunstância no batismo duma princesa sueca.

De acordo com uma pesquisa feita em meados do ano passado tratando da condição religiosa do povo sueco descobriu-se o seguinte:

·       15% dos membros declaram que acreditam em Jesus Cristo.

·        15% dos membros se declaram ateus.

·        25% dos membros se declararam agnósticos.

A pesquisa contou com a colaboração de 10.000 dos 400.000 membros que frequentam a igreja, pelo menos uma vez por mês. O número total de membros oficial é de 6,6 milhões de pessoas. A população total do país em 2011 estava estimada próxima dos 9,5 milhões de habitantes. O sociólogo Jonas Bromander, responsável por analisar os números da pesquisa declarou que: “Não vejo nenhum tipo de problema nesses números”.

Até 1996 todas as crianças nascidas de pais que eram membros da igreja, eram também consideradas membros automaticamente. A igreja oficial nos países nórdicos – Suécia, Noruega e Dinamarca - era a Luterana até o ano 2000. Muitas das práticas adotadas por essas igrejas nacionais ainda revelam o gosto amargo do catolicismo romano. Essa incapacidade de romper definitivamente com o romanismo é o maior responsável pelo fracasso da fé cristã nesses países, bem como na Inglaterra.

De acordo com Bromander, muitos ainda se vinculam à antiga igreja oficial, porque a mesma oferece oportunidades de socialização, sem que vejam nisso nenhuma conotação de fé. Aliás, a vasta maioria das pessoas que são membros da igreja estão mais preocupados com ativismo social do que com os cultos de adoração a Deus.

A pergunta mais importante da pesquisa era tentar determinar a relevância da igreja para esse início de século. A conclusão foi que para aqueles que passaram pelo processo de confirmação, a igreja continua relevante. Para todos os outros, pouco importa.

Talvez a pergunta mais relevante nesse contexto, deve ser aquela feita pelo próprio Senhor Jesus em  

Lucas 18:8 –

Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra? 

Do jeito que as coisas estão caminhando, parece que somente o pequenino rebanho será encontrado pelo Senhor quando ele voltar – ver Lucas 12:32. 

E você caro leitor, pertence ao pequenino rebanho ou está ajuntado com montes e montes de bodes, sendo entretidos por falsos mestres, falsos profetas, falsos apóstolos e falsos pastores?

Todos que quiserem ler o artigo original poderão fazê-lo acessando o link abaixo:


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário