segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pérgamo



Resultado de imagem para pérgamo
Concepção artística da antiga cidade de pérgamo

Apocalipse 2:12-17

A cidade de Pérgamo está localizada a 20 km do Mar Mediterrâneo e cerca de 6 km ao norte do Rio Caicus no sul da província da Mísia na Ásia Menor - hoje esta área é ocupada pela Turquia.

Pérgamo englobava uma planície com sua parte central - a Acrópole superior - ocupando uma montanha de 350 metros de altura, que a certa distância vista do sul, lembra a imagem de um trono.

I. A Acrópole superior era constituída por:

  1. Terraço do Arsenal.

  1. Barracas do Exército.

  1. O Trajaneum - templo em honra ao imperador Trajano - César Marco Úlpio Nerva Trajano Augusto foi imperador de 98-99—117 d.C.
  2. O Teatro.

  1. O Templo da Deusa Atenas.

  1. A Biblioteca.

  1. O Palácio.

  1. A porta para a fortaleza.

  1. O Herdon - Templo em honra aos Reis Heróis.

  1.  O Altar de Zeus.

  1. A Ágora ou Mercado.

II. A expressão bíblica “Trono de Satanás” - Apocalipse 2:13 -  tem sido vinculada a:

  1. O altar de Zeus e à idolatria.

  1. A aparência da cidade de certa distância.

  1. O culto a Esculápio, deus das curas medicinais – idolatria.

  1. O culto ao imperador romano – idolatria.
 III. Um Pouco de História

  • Após a morte de Alexandros, o Grande, seu império foi dividido entre seus quatro generais. O General Lisímaco passou a controlar o oeste da Ásia Menor. Foi o tesoureiro rebelde de Lisímaco, Filaterus, quem estabeleceu a dinastia dos Atalidas, a qual reinou sobre Pérgamo por 150 anos.

·       A dinastia dos Atalidas foi composta por:

Ø  Filaterus                    283 – 263 a. C.

Ø  Eumenes I                 263 – 241 a .C.

Ø  Atalus I                     241 – 197 a. C.

               Attalus I ofereceu aos atenienses a magnífica Stoa que leva seu nome e que foi restaurada à sua forma original no final do século XX.

Ø  Eumenes II reinou de 197 – 159 a. C.

Ø  Atalus II reinou de159 – 138 a. C.

Ø  Atalus III reinou de 138 – 133 a. C.


    
Foi Attalus III quem entregou seu reino aos romanos com a aprovação do povo de Pérgamo. Em troca os romanos fizeram de Pérgamo a capital imperial da província da Ásia.


Eumenes I fez guerra contra os gálatas e os derrotou. Em agradecimento aos deuses, Atalus I edificou o altar de Zeus, que continha a mais completa representação do Panteão - coleção de deuses - grego.
 
IV. O Altar de Zeus

A palavra altar pode nos dar uma falsa compreensão - pois vamos interpretá-la da mesma forma como entendemos um altar qualquer. Na verdade a estrutura monumental consistia de uma imensa colunada com um corte em forma de ferradura medindo 40 X 37 metros, com o altar ocupando o centro e elevando-se cerca de 6 metros de altura.

O friso que circundava o local com uma extensão de 150 m mostrava a lenda da guerra entre deuses e gigantes e comemorava a vitória de Eumenes I sobre os gálatas.

O altar foi totalmente reconstituído pelo arqueologista alemão Otto Pochstein e pode ser visitado hoje no Museu Histórico de Berlim. É uma peça monumental e uma das restaurações mais impressionantes que podemos conhecer

Um foto espetacular pode ser acessada através desse link:

http://www.google.com.br/imgres?start=241&hl=pt-BR&sa=X&biw=1760&bih=781&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=eRzPGtJyhKfh0M:&imgrefurl=http://viajeaqui.abril.com.br/materias/fotos-dos-melhores-museus-da-europa&docid=xJZCsbn-9HHKqM&imgurl=http://imgms.viajeaqui.abril.com.br/75/foto-ampliada-842-cc.jpeg&w=842&h=558&ei=wVCxT8qTCYek8ASWyIiFCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=370&vpy=93&dur=2171&hovh=183&hovw=276&tx=158&ty=106&sig=116002882928642002872&page=7&tbnh=138&tbnw=184&ndsp=40&ved=1t:429,r:65,s:241,i:150


V. O Culto ao Imperador

O culto ao Imperador e ao gênio ou espírito da deusa Roma, consistia externamente na queima de incenso diante de uma imagem de Augusto, o divino, com a profissão da expressão “César é Senhor”.

Pérgamo era por excelência a capital do culto ao imperador na Ásia Menor. O primeiro Templo ao Imperador foi construído e dedicado ao divino Augusto em 29 a. C. Um segundo templo foi erguido em homenagem ao imperador Trajano e um terceiro ao imperador Septimio Severus.

O Templo de maior proporções era o que foi construído pelo imperador Adriano, para homenagem a seu pai adotivo Trajano, de onde derivou o nome Trajaneum. Ao imperador deificado, Trajano, e ao deus Zeus Filios – Zeus, o Amistoso - a Cidade de Pérgamo oferecia um festival anual extremamente concorrido. Por causa da sua dedicação ao culto do Imperador a cidade de Pérgamo foi declarada Tripla Guardiã do Templo do Imperador.

Não existe no texto sagrado nenhuma indicação que a expressão “trono de Satanás” indicava que havia em Pérgamo um trono espiritual no qual Satanás se assentava e de onde controlava os espíritos malignos que assolavam a cidade. Esta expressão aponta apenas para o caráter demoníaco da idolatria ao imperador romano. Todo tipo de idolatria é demoníaca, mas isto não isenta os homens e mulheres das suas responsabilidades individuais.

Que Deus Abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário