terça-feira, 30 de outubro de 2012

ATP OU TRIFOSFATO DE ADENOSINA: 100% DESENHO INTELIGENTE



Quando eu tinha apenas nove anos de idade, minha irmã primogênita conheceu, namorou, noivou e casou com um doutor em Medicina, que mais tarde tornou-se PhD pela University of Columbia de Nova Iorque, especializado em bioquímica. Meu cunhado foi sempre uma pessoa fascinante. Digo isso não apenas pelos inúmeros dons que possuía, de tocar uma simples harmônica, passando pelo exuberante talento de pintar quadros e ilustrar obras literárias, até a insuperável capacidade de ensinar na Faculdade de Medicina. Mas onde ele exibia toda sua sabedoria era mesmo no campo da bioquímica. A propósito, estou me referindo a ele no passado  apenas porque ele está aposentado da universidade federal.

À medida que fui crescendo fui aprendendo a ouvir, cada vez com mais interesse, suas conversas com outros cientistas quando costumava passar férias na casa de minha irmã em Fortaleza, no Ceará. Naqueles anos acompanhei muitas das suas experiências com “neurotransmissores” ou “variações volêmicas do intestino” etc. Foi com ele que aprendi a importância da bioquímica e quanto mais eu me envolvia naquelas leituras mais me interessava por aquela ciência, apenas de nunca ter considerado tornar-me bioquímico.

Mais alguns anos se passaram e eu vim conhecer Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Salvador da humanidade, a quem consagrei minha vida e a quem sirvo como professor e pastor já há mais de trinta anos. Além disso, tendo começado a trabalhar aos 15 anos e recebendo meu próprio salário, já era capaz de me aventurar pela livrarias atrás tanto de livros teológicos quanto de bioquímica, especialmente aqueles que discutiam a Teoria da Evolução em contraste com o Criacionismo. Naqueles dias a expressão “desenho inteligente” ainda não estava em voga.

Meu interesse apenas cresceu quanto a esses assuntos, tanto teológicos quanto pertinentes à criação. Apesar de não possuir formação técnica na área da Bioquímica, graças à Deus sei ler, e com a inteligência que Deus também me deu estou apto a perceber as implicações daquilo que estou lendo, com relação ao que muitas pessoas estão falando ao meu redor. Isso me faz com que me sinta, relativamente confortável, em questionar os “donos da verdade” que defendem Darwin e sua macacada, entre os quais posso citar: o Dr. Richard Dawkins, o Dr. Sam Harris, o Dr Carl Sagan etc. Caso o leitor tenha interesse em ler algumas coisas que já publicamos aqui nesse blog poderá encontrar os referidos seguindo os links que alistamos mais abaixo.

Hoje gostaria de falar um pouco sobre uma série de descobertas feitas nas últimas décadas que têm a ver com um nucleotídeo conhecido como Trifosfato de Adenosina ou Adenosina Trifosfato, que também é bastante conhecido por sua sigla: ATP.

 

Trifosfato de Adonosina ou ATP

De acordo com as descobertas científicas, nossas células são alimentadas – do ponto de vista da energia que necessitam – pela Adenosina Trifosfato ou ATP. Quando estava no colegial, lembro-me como se fosse hoje, nosso mestre de biologia, Prof. Demétrio Goudak, nos ensinando que a usina de eletricidade das nossas células era um elemento chamado mitocôndria.




Mitocôndria

Pesquisas posteriores descobriram que é dentro das mitocôndrias que se encontra esse impressionante motor genético que podemos chamar de “ATP Sintase”. Aqui precisamos fixar duas verdades importantes:

Sem a existência das ATPs não existiria vida biológica.

Sem o motor que produz as ATPs – ATP Sintase – as mesmas não existiriam.



ATP Sintase

Estamos falando de coisas muito, muito microscópicas aqui e estima-se que seriam necessários 1.000.000.000.000.000 – a quantidade de zeros está certa! - desses motores para ocupar uma simples cabeça de alfinete de costura. De acordo com os manuais de bioquímica esses motores giram a uma velocidade próxima a 7.000 RPM produzindo enorme torque. Cada giro desses motores é capaz de produzir três moléculas de ATP. Uma ilustração desse processo pode ser visualizada no link abaixo:

http://4simpsons.wordpress.com/2010/11/22/an-86-second-example-of-intelligent-design/

Conforme mencionamos acima, esses motores são tão pequenos que “zilhões” deles podem ser perfilados uns ao lado dos outros, dentro das nossas células, para suprir a “energia” que precisamos. O corpo humano é capaz de geral seu próprio peso em moléculas de ATP a cada dia através desses microscópicos motores. Toda essa energia gerada é consumida rapidamente através dos vários processos bioquímicos vitais para a nossa existência. Entre esses processos nós podemos citar: o DNA, a síntese de proteínas, as contrações musculares, o transporte de nutrientes e os impulsos nervosos. Diante disso nós podemos dizer que, apesar da comparação ser muito pobre, serve para ilustrar o que estamos dizendo: um organismo sem ATP é como um automóvel sem combustível.

Mesmo sem ter todo esse conhecimento, os seres humanos perceberam que qualquer sal do ácido cianídrico – cianureto, cianeto – era capaz de matar rapidamente um ser humano. Isso acontece porque a ingestão desse veneno causa uma paralisação na produção das moléculas de ATP. E, sem elas, a morte é certa e veloz.

As conclusões que podemos tirar acerca dessa descoberta com relação ao ATP são as seguintes:

As moléculas de ATP suprem a energia, que é fundamental ou vital – sem trocadilho – para a vida.

• Nenhum tipo de vida seria capaz de existir antes que uma considerável quantidade desses motores estivesse em pleno funcionamento. Quem seria capaz de dizer, quantos motores desses seriam necessários para fazer uma única célula pulsar com vida. Um relojoeiro cego e estúpido certamente não teria a menor idéia.

Por falar em “Relojoeiro Cego” temos que voltar nossa atenção para a alegada seleção natural e seus defensores. Todos eles sabem que a seleção natural é, por definição, parte de um processo chamado reprodução diferencial. Esse tipo de reprodução diferencial exige a existência de entidades autoreprodutoras desde o seu mais primitivo início. Ora, não é difícil entendermos que qualquer processo de reprodução que seja vivo, precisa de moléculas de ATP para suprir a energia necessária. Essa necessidade é uma das muitas impossibilidades da teoria da evolução. Qualquer processo imaginado pelos evolucionistas já nasce completamente morto, porque não existe energia para impulsionar a alegada seleção natural. Mesmo quando os evolucionistas desenvolvem seus esquemas e “desenham” em papeis seu processo evolutivo de seleção natural, eles, de forma conspícua, não nos informam de onde veio a energia necessária para que a seleção natural e a própria evolução, por extensão, pudessem acontecer.

Existe apenas uma única explicação razoável para a existência desses poderosos motores geradores de ATP: a existência de um Deus Criador e Todo Poderoso, que é o único capaz de desenvolver e doar vida como lemos no primeiro capítulo da Bíblia: - Gênesis 1:11—31.

11 E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.

12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

13 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.

14 Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.

15 E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.

16 Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.

17 E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,

18 para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.

19 Houve tarde e manhã, o quarto dia.

20 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.

21 Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

22 E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.

23 Houve tarde e manhã, o quinto dia.

24 Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez.

25 E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.

30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.

Meu desejo é que com toda humildade, possamos nos curvar diante do Deus Todo Poderoso que com tamanha sabedoria e precisão nos criou para sua própria honra e glória. Não é brincadeira não, mas o fato é que quanto mais conhecemos da ciência mais evidente fica a necessidade de um Deus Criador e Todo Poderoso. Por isso...

O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém! – Apocalipse 7:12.


OUTROS ARTIGOS QUE CONTAM AS MARAVILHAS DA CRIAÇÃO


























Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

2 comentários:

  1. Inquietei-me ao ver os absurdos de um tal "apóstolo Agenor Duque" na TV, e vim pesquisar quem era, de onde veio, pois nunca ouvira falar dele no meu estado RS. Agora morando em S. Paulo seguido o dito está ar. Bem, pesquisando encontro-o no seu blog Pr. Alex, era o que queria saber.
    Satisfeita, fui pesquisar seus artigos, deparando-me com este artigo que posso dizer de cunho científico, identifiquei-me, pois como bióloga, sou fascinada pela "Tese Criacionista" a luz da Bíblia, por essa engenharia genética fenomenal que é a Bioquímica em nosso organismo. Só um Ser Inteligente Superior poderia desenvolve-la. O que a pesquisa científica pura faz hoje nada mais é, do que confirmar as verdades do nosso Criador. Embora não seguindo a carreira pretendida, pois o Senhor dirigiu-me para a área financeira onde por 31 anos fui bancária de um grande banco de nosso país, nunca afastei-me de ler e pesquisar sobre a evolução dos achados científicos. Seu artigo iria enriquecer minha monografia de conclusão do curso, pois na época tive dificuldades em encontrar algo que falasse da fascinante obra do Criador na UFSM/RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Anônima,

      Obrigado por ler e ainda mais por me escrever com palavras tão generosas.

      Escrever sobre ciência sendo um teólogo por formação exige de mim um cuidado extremo, pois não pretendo, de forma alguma, deixar que um erro meu prejudique a verdade que desejo proclamar.

      Portanto, caso encontre algo que não seja consistente ou claro o suficiente, me ajude a consertar. Teus comentários serão sempre bem-vindos.

      Quanto ao Agenor, não passa mesmo de um ser patético que engana e tem plena consciência disso. Mas Deus está vendo!

      Grande abraço,

      irmão Alex


      Alexandros Meimaridis

      Excluir