sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ESTUDOS PARA CASAIS - ESTUDO 007 - NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM – Parte 3




Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links mais abaixo:

Desânimo

  • Muitas vezes o desânimo é confundido com preguiça, mas os dois precisam ser muito bem separados, se desejamos ajudar um homem sofrendo de verdadeiro desânimo. 
  • A seguir algumas formas como diversos homens se expressaram com relação ao desânimo que estavam sentindo. Eles disseram que era: 
Ø  “Como um navio cujas velas foram arrancadas. Não tinha força nenhuma”. 
Ø  “Como se tivesse levado um soco do Mike Tyson de baixo pra cima no queixo”. 
Ø  “Como uma paralisia que me permitia mover apenas fisicamente”. 
Ø  “Mesmo com o sol brilhando, os dias parecem escuros”. 
  • Ânimo, como o Desânimo tem tudo a ver com “anima” – alma em latim. Isto é: tem tudo a ver com o que somos no íntimo e como nos sentimos no mais profundo do nosso ser. Quando o desânimo entra pela porta, nossas esperanças saem voando pelas janelas. É nessas horas que pensamos em desistir de tudo. 
  • O Salmista também experimentou momentos como esses: Salmos 25:16—18 —  “Volta-te para mim DEUS e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias. Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados”. 
  • Muitas vezes ouvi homens dizendo: 
Ø  “Por anos e anos eu investi nesse casamento e nada parece ajudar”. 
Ø  “Sinto-me exausto por causa da minha condição financeira. Já cheguei até ter dois serviços, mas não conseguimos sair do buraco. Não vale à pena o esforço”. 
Ø  “Sinto-me muito desanimado com relação às pessoas. Está impossível encontrar alguém em quem eu possa realmente confiar”. 
  • Você sente que sua vida é como uma daquelas “corno music” onde: 1) você está desempregado; 2) sua mulher te deixou por outro; 3) seu cachorro morreu; 4) e agora seu carro não quer pegar! Buáááááá. 
  • Mas calma que nem tudo está perdido. Muitas vezes podemos encarar o desânimo de frente e usá-lo para reconsiderar o que estamos fazendo e decidir fazer as coisas de modo diferente ou adotar uma abordagem diferente para atacar os problemas. Será que a presença do mesmo não é um forte indicativo de que nossos próprios recursos são insuficientes e que precisamos de Deus para nos ajudar, como o Salmista clamou nos versos acima? Peço que você considere essa, como uma possibilidade verdadeira. 
  • Outra das maiores causas de desânimo nos homens é a criação de expectativas pouco realistas, acerca da própria pessoa, vida, trabalho, casamento, filhos etc. Perfeccionistas sofrem ao extremo. 
  • Todos querem ser bem sucedidos, mas alguns de nós exigimos ser bem sucedidos. Isso é uma verdadeira loucura, porque nos leva a buscar alcançar algo que pode ser impossível. Cuidado com os alvos que você estabelece. Eles podem te levar, rapidamente a desanimar e desanimar profundamente, em certos casos. 
  • O perfeccionismo é um grande ladrão. Promete uma enorme recompensa, mas acaba roubando toda nossa alegria e satisfação. Procure ver se você não esta preso nessa rede chamada de PERFECCIONISMO. 
  • Você deve desconfiar de uma crise de perfeccionismo se pensar: “Eu preciso”, “Eu devo” e “Eu tenho que”, etc. Na falta de certeza absoluta de sucesso, algo que o perfeccionista espera, surgem: as fortes dores de cabeça, a insônia, as gastrites, as colites, as coceiras, as palpitações, os descontroles alimentares – bulimia e anorexia - e outros males que vocês mesmos podem alistar. 
  • O perfeccionismo não é nem um dom nem um chamado divino. É um desvio de personalidade, onde escolhemos trilhar um caminho perverso da autodependência em 100% das áreas das nossas vidas. Nem Jesus Cristo, como ser humano, viveu assim, pois ele dependia do Pai: João 5:30 “Jesus continuou a falar a eles. Ele disse: —Eu não posso fazer nada por minha própria conta, mas julgo de acordo com o que o Pai me diz. O meu julgamento é justo porque não procuro fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou – NTLH” Note que Jesus dependia de Deus e isso não é demérito nenhum!. 
  • E as adversidades e dificuldades que surgem? Como devemos lidar com as mesmas? A primeira coisa que precisamos entender é que dificuldades e problemas são um fardo comum a todas as pessoas. Ninguém está isento! Mas o apóstolo Paulo nos diz, para nosso conforto, as seguintes palavras: 2 Coríntios 4:8—9 — “Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos”. Mas ele só podia dizer essas palavras porque conhecia Deus e dependia de Deus. Mais prá frente, nesse mesmo capítulo, ele diz: 2 Coríntios 4:16—17 — “Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento — NTLH. 
  • Todos nós temos necessidade de renovar nosso ânimo. Onde você procura encontrar tal ânimo? Deus é uma fonte inesgotável de ânimo! As palavras que devemos memorizar e sempre nos lembrar no meio do desânimo são as de: Josué 1:9 — “Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for! – NTLH”. Quando o desânimo bater, Deus deve ser a fonte do nosso ânimo!
ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002

034 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário