ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.
I.
Os Gêneros ou Formas Literárias que Temos no Novo Testamento
No Novo Testamento nós vamos
encontrar vários gêneros ou formas literárias. Entre essas estão:
- Os Evangelhos que são uma narrativa biográfica de Jesus, mas que não devem ser confundidas com nenhum tipo de biografia que conhecemos. Eles são, nesse aspecto, exclusivos.
- O Livro de Atos dos Apóstolos é um material compatível com um livro de história e é assim que deve ser tratado: como material histórico.
- As epístolas enviadas a alguma igreja ou indivíduos compõem um corpo de material bem definido. As mesmas não são simples cartas e sim “Epístolas”, ou seja, material produzido por um apóstolo ou alguém com autoridade apostólica para edificar o povo de Deus de todas as épocas.
- Por fim temos o Apocalipse que também é um gênero literário distinto, em si mesmo, e parte de um corpo que chamamos de Literatura Apocalíptica.
II.
Literatura Apocalíptica
O livro que chamamos de Ἀποκάλυψις — Apocálipsis — Apocalipse ou Revelação é considerado como
fazendo parte desse último corpo que acabamos de mencionar: Literatura
Apocalíptica. A expressão Ἀποκάλυψις — Apocálipsis — Apocalipse ou Revelação é usada para
indicar um gênero que é derivado, diretamente de Apocalipse 1:1. Nesse verso a
mesma é utilizada para designar a revelação sobrenatural de coisa que devem
acontecer em breve.
Nas discussões contemporâneas o
termo “Literatura Apocalíltica” é usado da seguinte maneira:
“Literatura Apocalíptica — Classificação que é dada a um corpo
literário que registra um tipo de pensamento que floresceu no judaísmo após o
profeta Malaquias, e até os dias do Cristianismo primitivo — de 165 a.C. — 120
d.C. Esse corpo literário foi produzido, com o fim de fornecer uma descrição de
certos eventos futuros, que iriam culminar com a destruição do domínio do mal
no mundo, de forma abrupta. Esta destruição é referida em alguns livros
apocalípticos como absoluta, com o holocausto de tudo o que existe – ver, por
exemplo:
2
Pedro 3:10—13
10
Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com
estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as
obras que nela existem serão atingidas.
11
Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como
os que vivem em santo procedimento e piedade,
12
esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus,
incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
13
Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos
quais habita justiça.
“Outros preferem ver esse
processo de destruição como uma grande purificação, por meio do fogo, e que
seria seguida por uma era áurea onde os justos ressuscitados viveriam sobre a
Terra, mas essa posição é mais difícil de ser sustentada”.
III.
Apocalipse 12:1—18 como um “Quiasmo”[1]
na Narrativa do Apocalipse
A expressão quiasmo em
português é uma transliteração da palavra grega “chiasmus” e foi assim chamada
por causa da forma da letra “chi” — Χ — do alfabeto grego, que se
parece muito com o nosso X. O quiasmo permitia organizar internamente o
material de algum documento, uma vez que naqueles dias não se usavam parágrafos
e o texto era corrido, sem divisões nem acentuação e sem usar letras
maiúsculas, para economizar espaço e tempo de produção. Como a maioria das
pessoas daqueles dias da Antiguidade era analfabeta, elas dependiam de
apresentações orais de qualquer material escrito. É por causa dos ouvintes que
o quiasmo foi criado, pois ele possibilitava:
- Dicas verbais usadas para indicar o início e o término de uma determinada passagem.
- Sinalizar algum tipo de ênfase.
- Definir a argumentação em pauta.
O quiasmo era utilizado para
organizar a sequência das palavras ou ideias em uma sentença, em um parágrafo
ou até mesmo em um livro inteiro. Dois elementos eram críticos na utilização do
mesmo: inversão e equilíbrio. Um quiasmo simples pode ser visto, por exemplo,
nas palavras de Jesus que encontramos em
Marcos 2:27
E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o
homem por causa do sábado.
Quando a inversão tem um
elemento central, o clímax do quiasmo ocorre exatamente nesse ponto. Daí porque
a letra “chi” — Χ — é perfeita para essa representação. Ela aponta o “X” do
problema, que é uma expressão em português adaptada do conceito de quiasmo.
Letra CHI
Modelo de Quiamos
O Capítulo 12 de Apocalipse
é inserido, em forma de quiasmo nesse ponto do texto, e é o modelo perfeito de
todos os quiasmos que encontramos nesse livro, que está repleto deles. Muitos,
comentaristas, de fato, consideram Apocalipse 12 com o centro do Livro do
Apocalipse, porque como afirma o escritor D. H. Lawrence: o mesmo retrata o
nascimento do Messias. Apesar desse capítulo — 12 — se encontrar próximo do
meio do Livro do Apocalipse o mesmo nos remete para o início da narrativa
contida nos quatro Evangelhos.
OUTROS ESTUDOS EM
APOCALIPSE 12
OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12
001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo
002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene
003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1
004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 2
005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1
006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2
007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3
008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ
009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA
010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1
011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2
012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO
013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU
014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA
015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA
016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA
017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO
018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.htmlQue Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
[1]
Artifício estrutural de escrita muito utilizado em diversos gêneros literários,
inclusive na literatura bíblica. Trata-se de uma quebra na narrativa com a
inclusão de algum material que abandona a narrativa em determinado ponto para
retomá-la, outra vez, em algum ponto mais adiante.
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