Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.
II. OS PODERES — PARTE 1
ἀρχῆ —
archê — líder de um principado,
reinado ou magistrado
ἄρχων — árchon — alguém que ocupa uma posição
de autoridade
Para
efeito desse nosso estudo as duas expressões ἀρχῆ —
arché
e
ἄρχων — árchon
serão estudadas juntas pelo fato da primeira expressão sempre impor o
significado da segunda no Novo Testamento, conforme podemos ver nos versos a
seguir. O uso normal desses termos denota arranjos que envolvem SERES HUMANOS:
- Lucas 12:11 — Quando vos levarem às sinagogas e perante os governadores e as autoridades, não vos preocupeis quanto ao modo por que respondereis, nem quanto às coisas que tiverdes de falar.
- Romanos 8:38 — Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes.
- 1 Coríntios 15:24 — E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.
- Efésios 1:21 — Acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.
- Efésios 3:10 — Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais.
- Efésios 6:12 — Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
- Colossenses 1:16 — Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
- Colossenses 2:10 — Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.
- Colossenses 2:15 — E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
- Tito 3:1 — Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra.
Outras
duas passagens denotam o “cargo” ocupado por alguém:
- Lucas 20:10 — Observando-o, subornaram emissários que se fingiam de justos para verem se o apanhavam em alguma palavra, a fim de entregá-lo à jurisdição e à autoridade do governador.
- Judas 6 — E a anjos, os que não guardaram o
seu estado
original, mas abandonaram o seu próprio
domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo
do grande Dia.
Observando
todas as passagens acima podemos confirmar o que falamos no início: a expressão
ἄρχων — árchon — denota alguém
que ocupa uma posição de autoridade ou governo e, com exceção de Daniel
capítulos 10 e 12 e Judas verso 6, a mesma é utilizada, exclusivamente, para
designar seres humanos que receberam algum de tipo incumbência administrativa
ou de poder.
ἀρχῆ — archê — líder de um principado,
reinado ou magistrado é um termo mais
abstrato para se referir ao poder. Trata-se de um uso mais psicológico para
indicar a institucionalização ou a continuidade de um determinado poder através
de uma posição ou cargo oficial. Em certas situações, ocasionalmente — como é o
caso do uso feito pelo Novo Testamento — o uso de ἄρχων — árchon — alguém que ocupa uma posição
de autoridade
se
parece com o de ἀρχῆ — arché. E
mais adiante é nossa intenção mostrar que estes dois termos também foram usados
para designar forças espirituais do mal.
A
raiz ἀρχ — arch
— é usada apenas em palavras que denotam alguma forma de organização de poder
no mundo helenista. A mesma era usada em palavras compostas para descrever, praticamente,
qualquer posição de autoridade. Como exemplo podemos citar:
- ἀρχιδεσμοφύλακος — archidesmofílakos — carcereiro mor.
- ἀρχιγραμματεὺς — archigrammateùs — escrivão mor.
Outras
vezes encontramos a expressão ἀρχ — arch
— associada a um local como uma corte de justiça ou à prefeitura de uma cidade.
O
massivo dicionário de Liddell-Scott-Jones-McKenzie[1]
apresenta uma lista com mais de 200 títulos ou posições de poder, todas
começando com o prefixo ἀρχ —
arch.
Outra quantidade, também massiva de palavras, usa a mesma expressão como
sufixo.
O
uso normal dessas expressões fazia referência tanto às estruturas políticas,
religiosas, financeiras, etc., quanto aos funcionários que trabalhavam nas
mesmas e com os quais as pessoas tinham que lidar no dia-a-dia.
A
influência helenista era tão imensa que mesmo na palestina judaica o governador
do distrito de Jerusalém sob o governo de Antíoco IV Epifânio, era chamado de μεριδάρχην —
meridárchen
— ver 1 Macabeus 10:65. O próprio Herodes, o Grande, dividiu seu reino entre
seus filhos os quais eram chamados de τετρααρχοῦντος
— tetraarchoûntos — tetrarca.
Não
temos porque duvidar que Jesus e seus discípulos tinham bastante familiaridade
com esses títulos, mesmo em suas formas gregas. Dizemos isso por causa das
palavras cheias de sarcasmo proferidas por Jesus e registradas em Marcos 10:42
e Mateus 11:8 — os que exercem autoridade são os mesmos que habitam em
palácios!
O
fato que quase todos os usos das expressões ἀρχῆ —
archê
— principados e ἄρχων —
árchon — alguém
em posição de autoridade que encontramos nos registros existentes antes da era
cristã fazerem referências ao papel representado por algum ser humano no
exercício de algum ofício deveria servir como um chamado de atenção para não
usarmos esses termos como se, no Novo Testamento, os mesmos se referissem
sempre a poderes demoníacos.
É
curioso notarmos que nem Paulo ou qualquer outro autor do Novo Testamento se
sente forçado a nos explicar o sentido em que utiliza tais termos. Cada autor
de comentário que seja qualificado de fato para julgar tais usos no grego
concorda com o seguinte: os autores bíblicos assumem um conteúdo para esses
termos que é familiar aos leitores como parte das crenças que compunham o background
da época. Tais crenças eram aceitas, de forma, praticamente universal.
É
dentro desse universo da linguagem que as expressões ἀρχῆ —
archê
— principados e ἄρχων —
árchon — alguém
em posição de autoridade são, de modo ocasional, usadas para designar poderes espirituais bons e maus.
Originalmente, como mencionamos acima, esses termos eram usados para indicar
seres humanos em posições de autoridades. Daí a transição para representar
forças demoníacas parece algo natural na história dos acontecimentos. Como
sabemos a concepção que os antigos tinham do κόσμος — kósmos
— mundo, não era de um planeta físico girando através de um espaço ao redor de
um reator atômico chamado “sol”. Pelo contrário, eles entendiam que existiam
uma unidade ou continuidade ininterrupta entre o céu e a terra onde seres
espirituais se sentiam tão confortáveis em nosso planeta como os próprios seres
humanos. Por esse motivo, não existe nenhum padrão distintivo no uso desses
termos seja para seres humanos ou espirituais, com a exceção preponderante que
os mesmos são usados, na maior parte das vezes, para se referir a seres
humanos. O fato é que a linguagem do Novo Testamento é tão rica e complexa que
torna impossível reduzir o uso desses termos a uma condição apenas. O que
precisamos é de uma estrutura de interpretação que nos permita fazer justiça a
essa forma “livre” utilizada pelos antigos que lhes permitia uma hora usar
esses termos para se referir a seres humanos, outra hora para se referir a
seres celestiais e em outros momentos, ainda, a estruturas de poder. E tudo
isso sem a necessidade, em nenhum momento, de indicar, com clareza, o que eles
estavam querendo realmente dizer.
No
próximo estudo vamos analisar o uso da expressão ἐξουσία — exousía
— autoridade.
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
Alexandros
Meimaridis
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[1] Liddell, Henry George, Scott,
Robert, Jones, Henry Stuart and McKenzie, Roderick, editors. A Greek–English Lexicon. Clarendon
Press, Oxford, 1869.
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