Atenção
esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros
de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos
pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros
estudos.
Texto
Base: COLOSSENSES 2:13—15
13
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela
incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos
os nossos delitos;
14
tendo cancelado o — χειρόγραφον — cheirógrafon —escrito de dívida, que era
contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o
inteiramente, encravando-o na cruz;
15
e, ἀπεκδυσάμενος —
apekdusámenos — despojando os
principados e as potestades, ἐδειγμάτισεν — edeigmátisen — publicamente os expôs ao
desprezo, θριαμβεύσας — thriambeúsas — triunfando deles na cruz.
Continuação...
III.
ἀπεκδυσάμενος — apekdusámenos — despojando os principados
e as potestades. Esse é, sem sombra de dúvida, o termo
mais difícil dessa passagem. Até agora nosso entendimento acerca dessa
expressão nos conduziu à seguinte conclusão: Cristo humilhou esses elementos
por meio de uma exposição pública, exibindo-os — os principados e os poderes —
em sua procissão triunfal — isto é: pela Sua cruz. O tema comum que temos
descoberto até agora tem a ver com serem expostos. Esse também é o significado
de ἀπεκδυό
— apekduó
— despir, desvestir. Se ἀπεκδυσάμενος — apekdusámenos —
em Colossenses 2:15 for lido como sendo reflexivo, então deverá ter o sentido de
“despir ou desvestir para si mesmo. Assim, nós temos que Cristo “arrancou” tudo
o que os poderes e as potestades possuíam até deixá-los “nus”. Esses estão
verdadeiramente derrotados pelo Senhor. Cristo os expôs, os desarmou, os
desvestiu e deixou completamente humilhados diante do todos. Sendo assim a
frase faz perfeito sentido. Conforme disse Atanásio de Alexandria: Na cruz o
Salvador desvestiu — os demônios — e transformou os mesmos em um exemplo para
todos os que se atrevem ou se atreverem a desafiar a Deus[1].
Talvez um pouco da
confusão produzida pela passagem esteja relacionada da própria imagem de triunfo
que discutimos no estudo anterior. Se entendermos a pessoa de Deus como o imperator mundi — imperador do mundo —
que atribuiu a Cristo essa honra mais elevada — pois o Triunfo era considerado a maior distinção que a Roma imperial
poderia conferir sobre seus cidadãos — e Cristo é considerado aquele que Triunfou, então a cruz pode ser vista
como sendo carregada adiante de toda a procissão triunfal, como um verdadeiro
troféu de vitória, e o verdadeiro paradoxo por meio do qual os poderes foram
completamente derrotados, quando parecia que tudo estava perdido com a morte de
Cristo. Sendo assim Colossenses 2:15 se refere tanto ao Senhor Jesus Cristo
como também à sua cruz como meios da vitória final.
Se, de fato, os
poderes foram “desvestidos” ou “desmascarados” na cruz de Cristo, e isso de uma
forma tão completa, que os mesmos podem ser descritos como estando acorrentados
e cativos na procissão vitoriosa e triunfal que tem por objetivo celebrar a
pessoa de Deus, então precisamos retomar nossa discussão acerca de 1 Coríntios
15:20—28.
As duas passagens nos
falam de uma reconciliação cósmica onde todos os poderes são submetidos a Jesus
e, em última instância ao próprio Deus. A questão que surge diante de nós é que
a passagem de Colossenses parece colocar toda essa questão no passado, enquanto
a passagem de 1 Coríntios parece indicar que os poderes não foram ainda
derrotados. A passagem de 1 Coríntios nos dá a entender que os poderes
continuavam ao poderosos quanto antes da ressurreição, mesmo depois de Cristo ter
sido ressuscitado dentre os mortos. Certamente a Cruz de Cristo diminuiu o mal
que existe no mundo. Se Cristo não tivesse vindo ou Deus já teria agido
pessoalmente, ou nós já teríamos nos destruído e cessado de existir como raça
humana na face da terra. O fato que temos diante de nós é que os poderes
continuam tão fortes quanto antes conforme reconhece o autor de —
Hebreus
2:8
Todas
as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as
coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as
coisas a ele sujeitas.
E que é apenas pela
graça e poder de Deus que nós estamos ainda aqui nas primeira décadas do século
XXI. Toda essa situação fica ainda mais complexa quando analisarmos, em
seguida, a passagem de Efésios 1:20—23, onde também como acontece na passagem
de Colossenses, os poderes aparecem completamente subjugados agora, no tempo
presente, algo que 1 Coríntios 15:24—26 se refere como algo que ainda irá
ocorrer no futuro.
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
Que Deus abençoe a
todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a
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através do seguinte link:
Desde já
agradecemos a todos.
[1] Citado em Moulton, James T. e
Turner, Nigel. A Grammar of New Testament Greek. T &
T Clark, Edinburgh, 1963.
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