O material abaixo é parte de um livro
escrito por Arthur W. Pink que foi publicado em forma de e-book por:
♦ Fonte:
ChapelLibrary.org │ Título Original:
“The Doctrine of Election”
♦ As citações
bíblicas desta tradução são da versão ACRF (Almeida Corrigida Revisada Fiel)
♦ Tradução:
OEstandarteDeCristo.com
♦ Tradução
William Teixeira
♦ Revisão por
Camila Rebeca Almeida
facebook.com/ArthurWalkingtonPink
Issuu.com/oEstandarteDeCristo
A DOUTRINA DA ELEIÇÃO
Arthur Walkington Pink
Algumas Citações deste Estudo
“Em Apocalipse 19:6 nos é
dito, ‘o Senhor Deus onipotente reina’. No céu e na terra, Ele é o Controlador
e Ordenador de todas as criaturas. Como o Altíssimo, Ele governa entre os
exércitos dos céus e ninguém pode deter a mão ou dizer-lhe: ‘Que fazes?’ (Jó
9:12). Ele é o Todo-Poderoso, que faz todas as coisas segundo o conselho da Sua
própria vontade. Ele é o Oleiro Celestial, que toma conta de nossa humanidade
caída como um pedaço de barro, e para fora dela forja um como um vaso para
honra e outro vaso para desonra. Em suma, ele é o Decisivo e Determinante do
destino de cada homem e o Controlador de cada detalhe na vida de cada
indivíduo, o que é apenas outra maneira de dizer que Deus é Deus.”
“Eleição e Predestinação são
apenas o exercício da Soberania de Deus nos assuntos da salvação, e tudo o que
sabemos sobre elas é o que tem sido revelado a nós nas Escrituras da Verdade. A
única razão para que alguém acredite na Eleição é que ela se acha claramente ensinada
na Palavra de Deus.”
“Eleição significa que Deus
escolheu alguns para serem os objetos de Sua Graça salvadora, enquanto outros
são deixados a sofrer a justa punição de seus pecados. Isso significa que,
antes da fundação do mundo, Deus escolheu para fora da massa de nossa
humanidade caída um determinado número, e os predestinou para serem conformes à
imagem de Seu Filho.”
“A Doutrina da Eleição é
claramente ensinada na Palavra de Deus; de capa a capa, a Bíblia está cheia dela.
Esta é uma das grandes Doutrinas fundamentais das Escrituras. O primeiro livro
da Bíblia tem a Soberania de Deus como o seu tema central.”
“‘Assim os
derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são
chamados, mas poucos escolhidos’ (Mateus 20:16). ‘Não me escolhestes vós a mim,
mas eu vos escolhi a vós’ (João 15:16). ‘Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo,
mas por aqueles que me deste, porque são teus’ (João 17:9). ‘E creram todos
quantos estavam ordenados para a vida eterna’ (Atos 13:48). ‘Ficou um remanescente,
segundo a eleição da graça’ (Romanos 11:5). ‘Como também nos elegeu nele antes
da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele’
(Efésios 1:4).”
“Nas Sagradas Escrituras, a
questão da nossa salvação é traçada antes (no propósito de Deus) e não ao
momento em que cremos – isto é, quando ela se torna nossa experimentalmente,
mas em um ponto anterior ao começo do tempo. Antes da fundação do mundo, Deus
nos escolheu em Cristo (Efésios 1:4). ‘Com amor eterno te amei, por isso com
benignidade te atraí’ (Jeremias 31:3). Isso levanta a questão de nossa salvação
do tempo para a eternidade.”
“[...] o que é eterno deve ser
assim em ambas as extremidades. Assim, a Palavra de Deus afirma que ‘aos que
predestinou [na eternidade passada], a estes também chamou: e aos que chamou, a
estes também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou [na
eternidade futura]’ (Romanos 8:30).”
“Os escribas e doutores são
ignorados, e pescadores ignorantes são escolhidos para serem os apóstolos do
Cordeiro. A verdade Divina é oculta dos ‘sábios e entendidos’, mas é revelada
aos ‘pequeninos’ (Mateus 11:25). A maioria dos poderosos e nobres são
ignorados, enquanto os fracos e desprezados são chamados e salvos. Prostitutas
e publicanos são docemente compelidos a vir para a festa de casamento, enquanto
os fariseus orgulhosos são deixados a perecer em sua própria autojustiça.
Verdadeiramente, Deus não faz acepção de pessoas, ou Ele não teria salvado
você, meu amigo.”
“[...] em nenhum lugar a Bíblia prega o livre-arbítrio do homem
natural. O homem por natureza é sujeito ao Satanás e escravo do pecado, e não
se torna livre até que o Filho de Deus o liberte (João 8:36). ‘Ninguém pode vir
a mim, [mas ele poderia, se ele fosse livre], se o Pai que me enviou não o
trouxer’ (João 6:44), mas não haveria necessidade de ‘trazer’ se ele fosse
livre. Isto é inequívoco.”
“‘Zaqueu, desce depressa... E,
apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente’ (Lucas 19:5-6). A ovelha foi
chamada pelo nome e respondeu à voz do Pastor! ‘E as ovelhas o seguem, porque
conhecem a sua voz’ (João 10:4). Nós temos outra bela ilustração disso
registrada em João 20:16: ‘Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe:
Rabôni’ Anteriormente ela não O conheceu; ela O confundiu com o jardineiro; mas
o Bom Pastor chama as Suas ovelhas pelo nome, ‘Maria’ e instantaneamente ela
conheceu Sua voz! Aqui, então, está o primeiro sinal de Eleição, como ilustram
os casos acima. O Pastor chama, e aqueles que são Suas ovelhas (os eleitos)
ouvem, reconhecem e respondem.”
“Todos não são filhos de Deus.
Pelo contrário, todos são por natureza ‘filhos da ira’ (Efésios 2:3), e somente
pela Graça Soberana nos tornamos filhos de Deus. Todos são Suas criaturas, mas
nem todos são seus filhos. A regeneração é a consequência da eleição. ‘Segundo
a sua vontade, Ele nos gerou’ (Tiago 1:18). ‘Os quais não nasceram do sangue,
nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus’ (João 1:13). Eu
já nasci de novo? Eu fui feito uma nova criatura em Cristo? Há evidências
inequívocas em minha vida que eu tenho sido feito um participante da natureza
Divina? Então esta é uma das marcas da minha eleição.”
“O que diferencia um filho do
diabo de um filho de Deus, é que o primeiro é governado por sua própria
vontade, ao passo que a vontade deste último está sujeita a Deus. A linguagem
do santo é: ‘Ele é o Senhor; faça o que bem parecer aos Seus olhos’ (1 Samuel
3:18). Se, então, a sua vontade está quebrada, se você está dizendo com o
coração: ‘todavia não se faça a minha vontade, mas a tua’ (Lucas 22:42), então
esta é uma das marcas e sinais de sua eleição.”
“[...] o Espírito Santo
derrama o amor de Deus nos corações daqueles que creem (Romanos 5:5). Para
eles, Deus é mui excelente, eles dizem: ‘Quem tenho eu no céu senão a ti? e na
terra não há quem eu deseje além de ti’ (Salmo 73:25). Para eles, Cristo é o
mais formoso entre dez mil, ‘totalmente desejável’ (Cânticos 5:16). Se, então,
o amor de Deus brilha em seu coração, esta é uma das marcas e evidências de sua
eleição.”
“‘Todo o que o Pai me dá virá
a mim’ (João 6:37). Quando perdemos toda a confiança na carne; quando chegamos
inteiramente ao fim de nós mesmos; quando percebemos que na carne não habita
coisa boa; quando nos tornamos conscientes de que todas as nossas justiças como
trapo da imundícia; quando estamos preparados para gritar: ‘Senhor, salva-me!
que pereço’ (ver Mateus 8:25); quando voamos para Cristo como o único refúgio
da ira vindoura, então vamos dar o primeiro passo para fazer firme a nossa
vocação e eleição.”
“O Bom Pastor guia Suas
ovelhas nas ‘veredas da justiça’ (Salmo 23:03), e se nos encontramos no
‘caminho dos pecadores’ (Salmo 1:1), então não temos autorização para
chamar-nos Suas ovelhas.”
CONTINUA...
OUTRAS PARTES DESSA MENSAGEM
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ARTHUR PINK – A DOUTRINA DA
ELEIÇÃO – PARTE 001
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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