José é retirado do poço e vendido como escravo
Essa é uma série cujo propósito é estudar, com
profundidade, a vida de José como um Tipo do Senhor Jesus Cristo. No final de
cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título
Geral de: José como Tipo de Cristo.
José Como Tipo de Cristo — Estudo 023 e 024
023 - José é Retirados
Vivo do Poço.
Gênesis 37:28
E, passando os
mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e
o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao
Egito.
Depois de ter sido lançado no
poço sem água, que nos faz lembrar o inferno onde o rico se encontrava em
tormentos e com sede, José é retirado do poço por seus irmãos. Ato contínuo,
José foi vendido para uma caravana de ismaelitas.
A caravana de
mercadores midianitas ou seriam ismaelitas?
Pessoas que não conhecem a
Bíblia, que nunca, realmente, dedicaram de seu tempo para uma leitura, mesmo
que superficial da mesma, costumam alegar que, sentem verdadeiros choques
quando leem versos tão “contraditórios” quanto esse de Gênesis 37:28, nas
páginas de um livro que muitos sustentam ser inspirado pelo próprio Deus e,
portanto, inerrante. Bem o choque não tem razão verdadeira de ser pelos
seguintes motivos:
A. Os מִדְיָנִים —
Mideyaniym —
midianitas eram descentes de um homem chamado מִדְיָן —
Mideyan — Midiã cujo significado é conflito. Esse
homem era filho de Abraão com uma terceira mulher, chamada, Quetura — ver
Gênesis 25:1—2.
B. Os יִּשְׁמְעֵאלִים — Yisme`e´liym — ismaelitas
eram filhos de יִשְׁמָעֵאל —
Yisma`e´l — Ismael, nome cujo significado é: “Deus
Ouvirá”. Esse menino era filho de Abraão com Agar, a escrava egípcia de Sara — ver
Gênesis 16:15. Ismael teve doze filhos. E viveu até completar 137 anos — ver
Gênesis 25:13—17.
Para os judeus dos dias
posteriores, os termos midianitas e ismaelitas, se sobrepunham e podiam ser
utilizados de modo intercambiável conforme podemos ver, de modo bem claro, em
passagens tais como Juízes 8:22—28. Isso certamente era devido ao fato de que
esses dois povos eram descendentes do patriarca Abraão e, portanto,
considerados como tendo uma origem comum o que permitia que as expressões que
os designavam fossem utilizadas de modo a não se fazer nenhuma distinção entre
os dois grupos.
A estrada real percorrida pelas caravanas de comerciantes em "azul" à direita.
Esses filhos de Abraão eram comerciantes muito bem conhecidos na rota que ia de Damasco, ao Norte, até o Egito no Sul. Essa caravana havia partido de Damasco e, geralmente, fazia uma parada na região de Gileade, famosa pelo bálsamo produzido no local — ver Jeremias 8:22; 46:11 — e depois seguia em direção a Dotã, que era exatamente, onde os irmãos de José se encontravam. É óbvio que não podemos atribuir ao acaso o fato dos irmãos de José terem deixado a região de Siquém e se mudado para a região de Dotã. Foi ali que José os encontrou e isso também não pode ser atribuído ao acaso. Por fim, essa também era parte da rota da caravana vinda de Damasco em direção ao Egito. Note como o Senhor controla cada mínimo detalhe em nossas vidas de forma semelhante como Ele como ele conduziu as vidas de José e seus irmãos.
Esses filhos de Abraão eram comerciantes muito bem conhecidos na rota que ia de Damasco, ao Norte, até o Egito no Sul. Essa caravana havia partido de Damasco e, geralmente, fazia uma parada na região de Gileade, famosa pelo bálsamo produzido no local — ver Jeremias 8:22; 46:11 — e depois seguia em direção a Dotã, que era exatamente, onde os irmãos de José se encontravam. É óbvio que não podemos atribuir ao acaso o fato dos irmãos de José terem deixado a região de Siquém e se mudado para a região de Dotã. Foi ali que José os encontrou e isso também não pode ser atribuído ao acaso. Por fim, essa também era parte da rota da caravana vinda de Damasco em direção ao Egito. Note como o Senhor controla cada mínimo detalhe em nossas vidas de forma semelhante como Ele como ele conduziu as vidas de José e seus irmãos.
Independente dos fatos entre tipo
e antítipo, não estarem perfeitamente ordenados, uma vez que José foi primeiro
retirado do poço — que corresponde à ressurreição do Senhor — e depois vendido,
enquanto que o Senhor Jesus foi como que primeiro “vendido”, tendo ressuscitado
depois. Ainda assim, como escreveu o pastor Helderman: o ato de José ter sido
retirado vivo de dentro do poço, que representava a morte continua sendo uma
manifestação válida, ainda que antecipada, da ressurreição do Messias conforme
a encontramos descrita em inúmeras passagens do Gênesis até o Apocalipse.
024 - Os Irmãos de José
Misturam Ódio com Hipocrisia.
Gênesis 37:27
Vinde, vendamo-lo aos
ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne.
Seus irmãos concordaram.
As atitudes dos irmãos de José
nos deixam mesmo bastante estupefatos. Enquanto José estava no fundo do poço,
eles sentaram-se, tranquilamente, para comer pão conforme lemos em
Gênesis 37:24—25
24 E, tomando-o, o
lançaram na cisterna, vazia, sem água.
25 Ora, sentando-se
para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de
Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o
Egito.
Essas palavras do narrador do
livro do Gênesis nos lembram bem as palavras da narrativa que encontramos em
Mateus 27:35—36
35 Depois de o
crucificarem, repartiram entre si as suas vestes, tirando a sorte.
36 E, assentados ali, o
guardavam.
A hipocrisia dos irmãos de José
se manifesta em sua plenitude nas palavras que falam e que estão registradas em
Gênesis 37:27
Vinde, vendamo-lo aos
ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne.
Seus irmãos concordaram.
O paralelo desse fato pode ser
encontrado em:
João 18:28
que diz o seguinte —
Depois, levaram Jesus
da casa de Caifás para o pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no
pretório para não se contaminarem, mas poderem comer a Páscoa.
Esse tipo de hipocrisia é algo
comum a todos nós. Já temos até uma frase pronta para usar nesses casos: “Para
os amigos tudo. Para os inimigos a lei!”. No caso de Cristo a hipocrisia dos
judeus é ainda mais gritante, conforme as palavras que encontramos em
João 18:31
Replicou-lhes, pois,
Pilatos: Tomai-o vós outros e julgai-o segundo a vossa lei. Responderam-lhe os
judeus: A nós não nos é lícito matar ninguém.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DE JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO
Estudo 001 — José como Tipo De Cristo — Introdução
Estudo 002 — José como Tipo De Cristo — A Infância de José
Estudo 003 — José como Tipo De Cristo — Os Irmãos e Os Nomes de José
Estudo 004 — José como Tipo De Cristo — José Como Pastor dos Seus Irmãos
Estudo 005 — José com Tipo De Cristo — José Como o Filho Amado de Seu Pai
Estudo 006 — José com Tipo De Cristo — Jesus, o Filho e Deus Pai
Estudo 007 — José com Tipo De Cristo — José e a Túnica Talar de Distinção
Estudo 008 — José com Tipo De Cristo — O Ódio que os Irmãos de José Tinham Dele
Estudo 009 — José com Tipo De Cristo — José era Odiado por Causa de Suas Palavras
Estudo 010 — José com Tipo De Cristo — José Estava Destinado a Um Futuro Extraordinário
Estudo 011 — José com Tipo De Cristo — José Antecipa Sua Glória Futura
Estudos 012 e 013 — José como Tipo de Cristo — José Sofre nas Mãos de Seus Irmãos e Vai a Busca Deles a Pedido de Jacó
Estudos 014 e 015 — José como Tipo de Cristo — José Busca Fazer o Bem a Seus Irmãos, e É Enviado De Hebrom Para a Região de Siquém
Estudo 016 — José como Tipo de Cristo — José Vai Até a Região de Siquém
Estudos 017 e 018 — José como Tipo de Cristo — José se Torna um Viajante Errante Nos Campos e Campinas da Palestina
Estudos 019 — José como Tipo de Cristo — A Conspiração contra José
Estudos 020 — José como Tipo de Cristo — As palavras de José são Desacreditadas
Estudos 021 e 022 — José como Tipo de Cristo — José é Insultado e Humilhado e José é Lançado num Poço
Estudos 023 e 024 — José como Tipo de Cristo — José é Retirado Vivo do Poço e Os Irmãos de José Misturam Ódio com Hipocrisia
Estudos 025 e 026A — José como Tipo de Cristo — José é Vendido por Seus Irmãos e o Sangue de José é Derramado
Estudos 026B — José como Tipo de Cristo — O Futuro de Israel Profetizado em Gênesis 38
Estudos 027 e 028 — José se Torna um Servo — Jose se Torna Próspero
Estudos 029 — O Senhor de José Estava Muito Feliz com Ele
Estudos 030 — José Como Servo Foi Uma Bênção Para os Outros
Estudos 031 — José Era Uma Pessoa Consagrada aos Outros
Estudos 032 — José Foi Duramente Tentado, Mas Resistiu à Tentação
Estudos 033 — José Foi Acusado Falsamente
Estudos 034 — José Não Tentou Se Defender das Falsas Acusações
Estudos 035 — José Sofreu nas Mãos dos Gentios
Estudo 036 e 37 — José Ganha o Reconhecimento do Carcereiro e José Foi Numerado com outros Transgressores.
Estudo 038 — José Como Instrumento de Bênção e de Condenação.
Que Deus
abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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Desde já agradecemos a todos.
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