Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.
Continuação...
Em Gálatas 4:8—11 lemos
—
8 Outrora, porém, não
conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são;
9 mas agora que conheceis
a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez,
aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda
escravizar-vos?
10 Guardais dias, e
meses, e tempos, e anos.
11 Receio de vós tenha
eu trabalhado em vão para convosco.
Nessa passagem Paulo faz uma
referência direta ao passado pagão dos gálatas ao afirmar: Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por
natureza, não o são. Tendo agora tomado
conhecimento do Deus Vivo, Paulo mostra-se chocado que os gálatas estejam
querendo retornar às práticas pagãs que adotavam anteriormente: mas agora que conheceis a Deus ou, antes,
sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos
fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? Todavia,
o abandono da fé cristã pela volta ao paganismo não era, no entender de Paulo,
uma volta literal ao paganismo e sim a adoção fútil dum cristianismo judaizado
que exigia a prática da circuncisão e da observância da lei de Moisés —
conforme o verso 10 acima.
Talvez, por causa da metáfora
acerca da infância que temos em Gálatas 3:23 — 4:7, a melhor forma de traduzir
a expressão grega στοιχεῖα —
stoicheîa — seja por algo semelhante a “superstições infantis”. Crenças em
vários deuses estava entre as “coisas rudimentares” que lhes havia sido
permitidas enquanto era menores —
Deuteronômio 4:19
Guarda-te não levantes
os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o
exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto
àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de
todos os céus.
Mas retornar a essas
infantilidades quando já se encontravam na idade adulta seria equivalente a
deixar-se aprisionar, novamente, como escravos. Essa leitura seria semelhante a
de —
Hebreus 5:12
Pois, com efeito,
quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente,
necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios
elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de
leite e não de alimento sólido.
que trata do “ABC” da fé cristã.
Desse modo temos que as chamadas “coisas rudimentares” são os elementos básicos
que constituem os cultos, as praticas cerimoniais, as crenças e o comportamento
tanto de judeus como de gentios, nos dias de Paulo. É possível que tais
práticas religiosas fossem inevitáveis, mas retornar para tais práticas, depois
de ter experimentado a liberdade incomparável da fé em Cristo, seria algo, verdadeiramente
catastrófico.
στοιχεῖα — stoicheîa — em Gálatas nos parece então, fazer referência a
todas as práticas básicas, a crenças, a rituais e celebrações que são
fundamentais para a existência religiosa dos povos, sejam eles judeus ou
gentios. Em
Gálatas 4:3
Assim, também nós,
quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo.
Paulo usa o termo para incluir os
gentios numa discussão acerca do judaísmo e de suas práticas de então, para que
os mesmos não ficassem de fora de uma discussão tão importante, por maior que
fosse o desprezo que os judeus nutriam por tais situações. Mas o fato que
permanece é que, para Paulo, naqueles dias, judeus e gentios não eram em nada
diferentes uma vez que se encontravam todos debaixo da ira de Deus.
Romanos 11:32
Porque Deus a todos
encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.
Gálatas 3:22
Mas a Escritura
encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a
promessa concedida aos que creem.
Os gentios como os judeus, também
tinham se encontrado sob a guarda de noções religiosas equivocadas que os
impediam tanto de conhecer a Deus como de serem conhecidos por Ele.
Gálatas 4:9 desenvolve o mesmo
tipo de pensamento, mas de forma reversa: tendo sido escravo durante a infância
a tais crenças, doutrinas e práticas elementares, eles correm o risco de se
venderem outra vez para a velha escravidão, ao adotarem a lei judaica, a qual
não é diferente, em tipo, daquilo que antes os escravizava. Agora, uma vez que
eles experimentaram a vida pelo Espírito de Deus, libertados de qualquer lei,
vivendo a partir de um coração no qual o próprio Senhor Jesus Cristo habita,
como poderiam desejar retornar para uma vida sob regras e regulamentos de uma
lei heterônima. Assim podemos concluir esse verso afirmado que στοιχεῖα — stoicheîa — aqui aponta para práticas religiosas comuns
observadas tanto por judeus como por gentios, todas igualmente inadequadas.
Que Deus abençoe a todos.
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
044 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 28 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 012 — AS FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL — PARTE 001
Alexandros Meimaridis.
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