sábado, 9 de janeiro de 2016

A GLÓRIA DE DEUS - Estudo 9 - A RELAÇÃO ENTRE AÇÕES DE GRAÇAS E A GLÓRIA DE DEUS PARTE 001


Essa é uma série de estudos baseada no tema geral da: “GLÓRIA DE DEUS”. É um estudo bastante aprofundado do tema em si e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.

Introdução

A. Nós temos sido lembrados, nesses estudos que existem três aspectos importantes relacionados com a vida cristã. Nós precisamos:

1. Praticar a verdade fazendo o que é certo.

2. Nós devemos fazer o que é certo através de decisões de fé, esperança e amor.

3. E termos como objetivo maior de nossas vidas fazer tudo para a glória de Deus.

B. Existem inúmeras verdades que se encaixam de maneira harmoniosa com os aspectos mencionados na letra A. Entre essas verdades, duas se destacam: Louvor e Ações de Graças. O objetivo dos estudos oito e nove é o de enfatizar o valor e a importância destas práticas em nossas vidas diárias.

C. Ações de Graça foi uma virtude quase completamente perdida com a queda dos nossos primeiros pais. Como pecadores nós somos, por natureza, ingratos. Como crentes precisamos nos arrepender desse pecado, decidirmos por fé a obedecer a Deus e buscarmos alcançar, novamente, a graça de sermos agradecidos.

I. O Princípio e a Ilustração Bíblicas Acerca de Ações de Graças.

A. A Cura dos Dez Leprosos –

Lucas 17:12—19

Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Comentário:

1. Podemos imaginar a terrível condição desses homens — leprosos. Tente imaginar o dia em que descobriram que tinham a doença, o afastamento da família, o abandono forçado do trabalho, a necessidade de depender de outras pessoas, a maneira brutal como eram tratados pela sociedade, a situação desesperadora da sua condição, e talvez, acima de tudo, as perguntas acerca da condição deles diante de Deus — seria a enfermidade um juízo da parte de Deus, um indicativo de que a situação deles diante de Deus estava gravemente comprometida?.

2. É interessante notarmos que eles foram limpos no processo de obediência a Deus. A fé deles se manifestou em forma de obediência.

3. De importância crucial nessa passagem é a relação que existe entre ações de graças e a glória de Deus. Os três aspectos mencionados na introdução podem ser vistos neste trecho dos evangelhos.

4. É evidente que o Senhor Jesus ficou desapontado quando os dez homens não retornaram para lhe agradecer. Nós precisamos perguntar se não desapontamos o Senhor, diariamente, com atitudes semelhantes de ingratidão. Nós temos sido libertados de uma enfermidade muito pior que a lepra: o pecado.

5. A advertência que nós poderíamos dar aos nove homens que não retornaram para agradecer ao Senhor Jesus e glorificar a Deus pode muito bem se administrada a nós mesmos.

B. A Promessa de Deus Através do Salmista.

Salmos 50:14—15

Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

Comentário:

1. Esses versículos nos lembram que Deus deve estar em nossa lembrança e Seu louvor em nossos lábios — mas não somente quando estamos com problemas.

2. Note a relação íntima que existe entre ações de graças, obediência, oração, a promessa de livramento e a glória de Deus!

3. Estes versos descrevem a vida cristã normal. É muito importante que nós reconheçamos o lugar das ações de graças.


C. Um Lembrete de que Ações de Graças são agradáveis a Deus.

Salmos 69:30— 31

Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças. Será isso muito mais agradável ao SENHOR do que um boi ou um novilho com chifres e unhas.

Comentário:

1. Muitos de nós se alegrariam em poder fazer uma grande doação para a obra de Deus como a que os Israelitas fizeram quando da construção do tabernáculo.

2. Mas a maioria dos crentes falha em reconhecer a importância das ações de graças e como estas são agradáveis a Deus. Esta falha é mais crítica nos nossos dias. A fé é sempre melhor que a vista.

D. O Exemplo de Daniel.

Daniel 6:10

Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.

Comentário:

1. Daniel estava em uma encruzilhada. Seus inimigos haviam passado uma lei tornando as orações ao SENHOR um crime. Apesar disso, o profeta orou e deu graças a Deus.

2. Esse versículo descreve o caráter de Daniel e sua forma de viver. Ele orava pelo menos três vezes ao dia. É importante notarmos que o Espírito Santo inspirou o autor a incluir a expressão “dava graças, diante do seu Deus”, neste texto. Existe uma grande lição nisto tudo. A vida de oração de Daniel não se resumia a pedidos. Ele investia tempo em ações de graças. Certamente esse é um dos motivos por ele ter alcançado o destaque que alcançou.

E. O Ministério do Apóstolo Paulo aos Coríntios

2 Coríntios 4:15

Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.

Comentário:

1. Paulo está falando do ministério dele entre os Coríntios. Deus havia feito de Paulo um auxílio espiritual para muitos deles. Eles estavam agradecidos e ofereciam ações de graças a Deus pelo apostolo Paulo. Paulo interpreta tal atitude como produzindo a glória de Deus.

2. Este verso serve tanto como um exemplo como uma exortação para nós. Todos nós temos recebidos bênçãos de Deus através de pastores, professores da escola dominical, parentes e amigos. Por cada um desses nós temos que ser gratos a Deus. Quando somos gratos a Deus, Ele é glorificado.

II. A Importância das Ações de Graças.

A. Ações de Graças são importantes porque um dos sacrifícios ensinados no livro de Levítico era o de Ações de Graças.

Levítico 7:12—15

Se fizer por ação de graças, com a oferta de ação de graças trará bolos asmos amassados com azeite, obreias asmas untadas com azeite e bolos de flor de farinha bem amassados com azeite. Com os bolos trará, por sua oferta, pão levedado, com o sacrifício de sua oferta pacífica por ação de graças. E, de toda oferta, trará um bolo por oferta ao SENHOR, que será do sacerdote que aspergir o sangue da oferta pacífica. Mas a carne do sacrifício de ação de graças da sua oferta pacífica se comerá no dia do seu oferecimento; nada se deixará dela até à manhã.

Comentário:

1. As ofertas pacíficas, entre as quais encontramos as ofertas de Ações de Graças, eram devidas pelas benções comuns do dia a dia — a família, o alimento, o estar bem etc., — ou por algo especial recebido das mãos de Deus — recuperação da saúde, a proteção de Deus em uma viagem, a consecução de um negócio e etc. Ver Salmo 107. Podiam também ser fruto do pagamento de algum voto feito em tempos de angústia ou como forma de suplicar uma misericórdia especial, chamada de oferta voluntária.

2. Ao transformar as Ações de Graças em uma parte importante das ofertas pacíficas, Deus colocou está prática, de forma permanente, diante dos olhos dos Israelitas.

3. As Ações de Graças não foram deixadas ao bel prazer dos santos da Antiga Aliança, como se fossem algo opcional. Deus fez desta prática uma parte importante da vida espiritual deles. Eles foram ordenados a oferecer Ações de Graças.

B. David estabeleceu um grupo de Levitas cuja função era louvar e agradecer ao SENHOR Deus e ele mesmo escreveu inúmeros salmos expressando gratidão a Deus.

1 Crônicas 16:4—8

Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do SENHOR, e celebrar, e louvar, e exaltar o SENHOR, Deus de Israel, a saber, Asafe, o chefe, Zacarias, o segundo, e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel, com alaúdes e harpas; e Asafe fazia ressoar os címbalos. Os sacerdotes Benaia e Jaaziel estavam continuamente com trombetas, perante a arca da Aliança de Deus. Naquele dia, foi que Davi encarregou, pela primeira vez, a Asafe e a seus irmãos de celebrarem com hinos o SENHOR.   Rendei graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os seus feitos.

Comentário:

1. Esses versículos nos mostram a compreensão que Davi tinha acerca da importância das Ações de Graças entre o povo de Deus. Ele ordenou que um grupo de Levitas fosse destacado para este mister e compôs salmos para serem usados no ato de louvar e agradecer ao SENHOR.

2. Ações de Graças juntamente com o regozijo, o louvor e a exaltação — celebração — são a vontade de Deus para todo o Seu povo. Todavia muitos de nós desobedecemos a Deus quando não somos agradecidos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA GLÓRIA DE DEUS

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA GLÓRIA DE DEUS

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e  a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 1 

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 2 

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/a-gloria-de-deus-estudo-10-as.html

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/a-gloria-de-deus-estudo-010-as.html

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário