quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

JOÃO 17 - ESTUDO 009 - O SENHOR JESUS E SUA COMISSÃO — PARTE 002


Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.  

II. A Participação do Crente no Ministério de Jesus.

João 17:18

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

João 20:21—23

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.

Atos 1:1—2

Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.

A. O crente compartilha do alvo dado ao Senhor Jesus – nós recebemos um chamado.

Mateus 5:16

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

João 14:13

Tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

João 15: 8, 16

Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Filipenses 1:11

Cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

Hebreus 13:15—16

Por  meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.

1 Pedro 4:10—11

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!.

Da mesma forma como o Senhor Jesus foi enviado ao mundo para glorificar — trazer glória ao nome do Pai — nós também temos sido feitos participantes de Seu ministério com o mesmo propósito. Esse é o chamado que cada crente recebe —

Romanos 8:28—29

28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

1 Pedro 2:9

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Todos os crentes compartilham desse chamado divino. A forma como nós cumprimos esse chamado pode variar de muitas maneiras, mas o chamado é um só. Cada um de nós pode e deve viver sua própria vida de forma que glória, honra e louvor sejam dados ao Deus único e verdadeiro.

B. O crente também compartilha a base ou alicerce do ministério dado ao Senhor Jesus – nós temos recebido responsabilidades.


Mateus 28:18—20

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Mateus 6:9—10

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.

Romanos 12:1—2

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Gálatas 1:4

O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.

1 Tessalonicenses 4:3, 7

Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição. Porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.

1 Tessalonicenses 5:16—18

Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Hebreus 13:20—21

Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

Da mesma maneira que o Senhor Jesus completou Seu ministério fazendo a vontade de Deus, o crente é chamado para agir no mesmo padrão. À medida que obedecemos a Deus, por meio de decisões de fé e amor, colocando em prática a vontade de Deus, nós seremos habilitados por Deus para completarmos o ministério que Ele tem nos dado. Nosso maior problema está na área de motivação, que é parte do alicerce da nossa obediência.Viver dentro da vontade de Deus nos faz recipientes da sabedoria e do poder da graça divina.

C. O crente compartilha da capacitação dada ao Senhor Jesus – nós temos recebido dons divinos.


Mateus 28:18—20

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Lucas 11:13

Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Romanos 12:4—6

Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.

Efésios 4:7

E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.  .

1 Pedro 4:10—11

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

Da mesma maneira que o Senhor Jesus recebeu uma capacitação divina para Seu ministério, cada crente tem recebido o Espírito Santo e Seus dons para satisfazer o chamado divina que recebeu. Nenhum cristão sofre a falta desta provisão. Nós temos que nos lembrar, todavia, que a potencialidade desses dons, não será manifesta sem que haja uma participação agressiva da nossa parte em obediência a Deus. Quando obedecemos, então Deus age!

D. O crente compartilha o conteúdo do ministério do Senhor Jesus – nós temos recebido a verdade.


João 17:8, 20

Porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra.

Efésios 4:15

Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Filipenses 2:14—16

Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.

Hebreus 4:12—13

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

Da mesma maneira que Jesus completou seu ministério vivendo e transmitindo a palavra de Deus, o crente também deve apresentar e explicar as Escrituras através do seu modo de viver e por palavra de sua boca. É muito importante para cada um de nós entendermos o poder de Deus que está designado para fluir para dentro da vida das pessoas, à medida que compartilhamos o Evangelho com elas. Nós temos sido chamados por Deus, temos recebido um ministério, temos recebido uma capacitação divina, e temos recebido o Evangelho através do qual o Espírito Santo irá trazer pessoas ao Senhor Jesus e ensiná-las. Quando nós vivemos e falamos a palavra de Deus, Deus pode então nos usar para a Sua glória.

III. Os princípios relacionados a esse Ministério Cooperativo.

A. Cada crente tem recebido o ministério da reconciliação.

2 Coríntios 5:18—19

Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

O Deus vivo e verdadeiro tem dado a nós, Seus filhos, algo que não foi entregue nem mesmo aos anjos: o ministério e a palavra da reconciliação. Esse privilégio vai muito além da nossa compreensão. Toda a resistência a essa verdade, seja por causa de medo ou egocentrismo precisa ser completamente repudiada. Nós precisamos aceitar essa verdade e obedecer a Deus.

B. Cada crente tem sido nomeado embaixador.

2 Coríntios 5:20

De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.

Um embaixador é um representante. Esse é um alto e santo ofício que tem sido dado a cada um de nós, com todos os seus direitos e privilégios. Independentemente do fato de nos sentirmos adequados para essa tarefa ou não, e apesar das nossas fraquezas, nós somos Seus santos e representantes oficiais. Esse ofício é nosso permanentemente —

Romanos 11:29

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

1 Timóteo 1:18—20

18  Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,

19  mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.

20  E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.

OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO

JOÃO 17 — ESTUDO 010 — O SENHOR JESUS E A REVELAÇÃO DE DEUS — PARTE 001— 

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário