NESSA SÉRIE NÓS ESTAMOS TRATANDO DE DOIS ASPECTOS IMPORTANTES ACERCA DA VERDADEIRA IGREJA: 1) A IGREJA COMO CORPO DE CRISTO; E 2) A IGREJA NO PLANO ETERNO DE DEUS. CONVIDAMOS TODOS OS NOSSOS LEITORES A ACOMPANHAREM ESSA SÉRIE E COMPARTILHAREM A MESMA COM TODOS OS SEUS CONHECIDOS, AMIGOS E IRMÃOS. OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODERÃO SER ENCONTRADOS POR MEIO DE LINKS NO FIM DE CADA ESTUDO.
Efésios 1:4 - Assim como nos escolheu nele antes da
fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.
Conforme falamos anteriormente, os versículos 3 a
14 de Efésios 1 são realmente uma explosão de louvor. Louvor a Deus que nos
escolhe exclusivamente pela Sua graça — ver Efésios 1:4—5 e comparar com
Romanos 11:5.
Na longa exposição — ver estudos desta série abaixo
— feita no evangelho de João, acerca da doutrina da eleição, nós vimos que:
1. Não existe salvação fora da fé exclusivamente em
Jesus Cristo por causa de Quem Ele era, i.e., Deus mesmo e por causa das obras
que Ele fez “como nenhum outro fez”.
2. Somente aqueles que o Pai dá ao Senhor Jesus é
que virão ao Senhor Jesus e serão salvos.
3. Os que rejeitam a graça salvadora de Deus são
considerados por Deus mesmo como “indesculpáveis”.
A segunda parte de Efésios 1:4 deixa bem claro o
propósito de Deus para nós ao nos salvar em Cristo. Muitos crentes e muitas
igrejas têm reduzido o propósito de Deus para nossa salvação à uma apólice de
seguro “contra incêndio”, como uma garantia de que iremos para o céu e não para
o inferno. Mas o propósito de Deus na nossa salvação vai muito, além disso.
Muitos crentes pensam que uma vez que estão de posse da “apólice de seguro”
podem então viver como bem quiserem. Podem, inclusive, desfrutar do pecado.
Entre esses encontramos alguns que chegam ao cúmulo de fazer apologia aberta a
uma vida pecaminosa. Outros há, que se orgulham de terem sido eleitos por Deus,
como se tivessem algum mérito neste processo. O fato é que essa doutrina de
eleição é tão complexa e delicada que, quase sempre, vamos encontrar pessoas
que abusam da mesma de uma maneira ou de outra. Antes de tudo temos que notar
que não fomos escolhidos porque éramos santos ou melhores que outras pessoas.
Portanto não existia nenhum mérito em nós que obrigasse Deus a nos escolher.
Por outro lado temos que entender que usar a doutrina da eleição como desculpa
ou permissão para viver no pecado demonstra, na realidade, um coração ainda
irregenerado. Fomos eleitos pela graça de Deus e fomos escolhidos por Deus para
sermos santos e irrepreensíveis diante de Deus.
Paulo usa dois termos para descrever o propósito de
Deus para nós. Ele diz que Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis. As
duas palavras significam, basicamente, a mesma coisa. A ênfase ou o aspecto
focalizado é que é diferente. A palavra grega ἁγίους — agíous — santos,
quer dizer algo muito santo ou um santo e se refere à condição interna da
pessoa descrita, Isto é, descreve aquilo que a pessoas é no íntimo, lá dentro.
Por sua vez a palavra grega ἀμώμους — amómous — irrepreensíveis é usada para descrever algo sem
defeito, como um animal sem mancha ou defeito; serve também, desse modo, para
descrever alguém que é moralmente sem defeito, perfeito ou irrepreensível. O
termo santidade descreve nossa condição de pureza interna ao passo que
irrepreensível descreve nossa condição externa de pureza. Esses dois aspectos
não podem ser nem ignorados nem desprezados, pois foi exatamente para alcançá-los
na vida da Igreja que o Senhor Jesus entregou sua vida como um sacrifício na
cruz do Calvário —
Efésios 5:25—27
25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo
amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 para que a santificasse, tendo-a purificado por
meio da lavagem de água pela palavra,
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa,
sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
A verdadeira igreja do Senhor Jesus precisa ser
irrepreensível, ou seja, sem culpa externamente e completamente santa ou pura,
internamente. Quando olhamos para as igrejas nos dias de hoje vemos como é
lamentável o quadro que se apresenta diante de nós. As denominações que
pretendem representar a verdadeira igreja cristã estão longe de serem puras
porque são completamente repreensíveis! O apóstolo Paulo entendia perfeitamente
bem essa necessidade que a Igreja possui ao dizer as palavras que estão registradas
em 2 Coríntios
11:23—28, com
especial ênfase no verso 28!
23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de
mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em
açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.
24 Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de
açoites menos um;
25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez,
apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do
mar;
26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios,
em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre
gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em
perigos entre falsos irmãos;
27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas
vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.
28 Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre
mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.
Sermos santos e irrepreensíveis quer dizer que
temos que experimentar, de modo prático, a reversão daquilo que experimentamos
como resultado da queda de nossos primeiros pais. Por causa da desobediência de
Adão no jardim do Éden todos nós, porque estávamos em Adão, i.e., porque
descendemos de Adão, estamos sujeitos às consequências da queda —
Romanos 5:12
Portanto, assim como por um só homem entrou o
pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os
homens, porque todos pecaram.
Somos todos pecadores na prática. A queda foi obra
do diabo. Mas Jesus veio para desfazer as obras do diabo que incluem a prática
do pecado por parte dos seres humanos —
1 João 3:8
Aquele que pratica o pecado procede do diabo,
porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho
de Deus: para destruir as obras do diabo.
Jesus veio trazer nova vida. Uma vida caracterizada
por uma pureza essencial que é representada por um estado saudável ou cheio de
plenitude. Assim a Igreja precisa manifestar uma harmonia perfeita onde o
exterior, que é visível, é o perfeito reflexo do interior invisível.
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