O propósito dessa série é nos ajudar a entender a nós mesmos. Partindo de múltiplas perspectivas. A bíblia nos ordena a nos guardar a nós mesmos, a nos santificar, a nos examinar de forma permanente. Devemos manter uma atitude constante de abertura com relação a Deus para permitir que Ele nos encha com o seu Espírito Santo. Nossa intenção é que esse estudo possa cooperar para: 1) mantermos constante nossa vigilância e; 2) abrirmos nossos corações e mentes para que sejamos inundados pela graça santificadora do Espírito Santo.
Recomendamos que o leitor dedique tempo para ler as referências bíblicas de forma meditativa e que aprenda a orar misturando aquilo que a Bíblia diz com suas próprias palavras.
A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — CONTINUAÇÃO
II. A Posição Bíblica Explicada — Continuação
G. Deus nos criou para sermos seus representantes.
Na Criação os seres humanos receberam o domínio sobre a criação conforme —
Gênesis 1:28
E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Os seres humanos também receberam a missão de cultivar e guardar da criação —
Gênesis 2:15
Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
A raça humana como um todo compartilha dessas habilidades concedidas por Deus e dessa responsabilidade. Em seu cerne, tudo isso significa que, Deus nos deus as habilidades para cuidarmos da terra e também para glorificá-lo. Quanto mais desenvolvemos as habilidades que Deus nos deu maior é a glória que Ele recebe. Essa é uma tarefa todo-inclusiva na qual o ser humano recebeu os ofícios de profeta, sacerdote e rei. Como profetas de Deus nós falamos acerca da verdade de Deus; como reis governamos sobre o mundo criado e como sacerdotes fazemos que toda a Criação glorifique a Deus.
Além das referências indicadas acima, leia com bastante atenção as referências abaixo:
Êxodo 19:5—6
5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;
6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
1 Pedro 2:5, 9
5 Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
H. Deus nos criou para glorificá-lo.
Esse é o propósito maior da Criação. Deus é digno de toda adoração, glória e honra que podem ser oferecidas a ele. É nosso privilégio viver, trabalhar e servir a Deus, de modo que toda a glória possa ser atribuída a ele. Isso acontece quando decidimos viver para Deus conforme foi apresentado nesse estudo número um — ver outros estudos nos links abaixo. Nada ira glorificar mais o Senhor do que um crente que vive uma vida cristã consistente, fazendo a vontade de Deus e manifestando o fruto do Espírito Santo em sua vida. Quando essa se torna a experiência verdadeira do crente, então todas as facetas da vida assumem seu verdadeiro significado e produzem a glorificação de Deus.
Isaías 43:7, 21
7 A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.
21 ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.
João 11:4
Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.
João 15:8
Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
Gálatas 1:24
E glorificavam a Deus a meu respeito.
1 Pedro 4:11, 14
11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
14 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.
Conclusão: Sugestões de versículos para serem memorizados e aplicação
A. Memorize Isaías 43: 1, 7, 21.
B. Aplique as verdades desse estudo — ver outras partes por meio dos links abaixo — em sua vida diária por meio da repetição das verdades abaixo:
1. Deus escolheu me criar. Minha existência é a maior evidência do seu amor por mim.
2. Deus me criou com um propósito específico, então eu tomo a decisão que vou viver de modo a produzir glória para seu nome.
3. Deus me criou para me realizar espiritualmente. Eu tomo a decisão de entregar minha vida para Deus e viver por meio de decisões diárias baseadas na fé, no amor e na esperança e não nas circunstâncias ou nos meus sentimentos.
OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE ENTENDENDO A NÓS MESMOS
ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 001 — SOMOS CRIADOS POR DEUS
ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 002 — SOMOS CRIADOS POR DEUS COMO PESSOAS
ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 003 — SOMOS CRIADOS POR DEUS COM VONTADE E RESPONSABILIDADE MORAL
ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO
001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 004 — SOMOS CRIADOS POR DEUS COMO SEUS
REPRESENTANTES E PARA GLORIFICÁ-LO
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário