Dragão
ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.
A sua
cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a
terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a
fim de lhe devorar o filho quando nascesse — Apocalipse 12:4.
Antíoco IV Epifânio
O verso 4
dá continuidade aos acontecimentos no céu, onde o dragão arrasta um terço das
estrelas do mesmo e as lança na terra. É óbvio que tal linguagem não pode ser
interpretada de forma literal. De fato, tal linguagem nos faz lembrar Daniel
8:10 onde um pequeno chifre — Antíoco
Epifânio IV — chega a lançar algumas “estrelas” do céu sobre a terra e pisa
sobre as mesmas. A descrição de tamanho evento cataclísmico serve apenas para nos
indicar o tamanho gigantesco e o poder impressionante do dragão. O fato de João
descrever que o dragão é capaz de arrastar uma terça parte das estrelas do céu
e lançá-las por terra tem a intenção de indicar um número bem maior do que
podemos imaginar. É bom que se diga que João não está tratando aqui da queda
dos seres angelicais, mas apenas descrevendo a gigantesca parada que acontece
nos céus. Mesmo assim, o quadro pintado por João guarda certa relação com a
queda dos anjos
2 Pedro
2:4
Ora, se
Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os
entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.
Judas 6
E a
anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu
próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o
juízo do grande Dia
e comparar com
Apocalipse 9:1
O
quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe
dada a chave do poço do abismo.
Herodes o Grande
O dragão
se mantém de prontidão diante da mulher para devorar o filho que ela está para
dar a luz, assim que o mesmo nascer. Isso explica toda a violência que o filho
da comunidade celestial teve que enfrentar durante seus poucos anos de vida na
terra. Quando lemos os evangelhos, com atenção, não é difícil percebermos que o
acintoso antagonismo voltado contra Jesus tinha uma inspiração que ia muito
além das meras discordâncias políticas ou teológicas. Como devemos lembrar,
tudo começou com a tentativa brutal de Herodes, o Grande, de tentar matar a
criança que tinha menos de dois anos de idade — ver Mateus 2. A perseguição
continuou durante toda sua vida, culminando com sua traiçoeira crucificação,
como se o Santo, não passasse de um criminoso comum. Da mesma forma como
Nabucodonosor “devorou” Israel — ver Jeremias 51:34 — assim também Satanás
estava disposto a devorar o Filho de Deus. Ele assume sua posição e aguarda sua
vítima.
Nabucodonosor.
Bóreas transportando Leto
A
narrativa apresentada em Apocalipse 12 tem muitas vezes sido comparada com
outras lendas, especialmente da mitologia grega. Mas essas comparações são
superficiais. Quase nunca, ninguém se interessa em checar os fatos, e assim, as pessoas preferem aceitar a lenda como
fato, o mito como história e a mentira como a verdade. Vejam por vocês mesmo se a história do
nascimento de Apolo, como contada por Higino, tem alguma coisa a ver com a
narrativa que temos diante de nós. De acordo como Higino: “Foi anunciado, em
forma de uma profecia, para Píton, o filho da Terra, o grande dragão, que ele
seria morto pelo filho de Zeus que a humana Leto estava gestando. Hera, a
esposa de Zeus planejou que Leto desse a luz somente quando o sol não estivesse
brilhando e, Píton podendo observar que Leto já estava bem adiantada em sua
gravidez foi atrás dela para matá-la. Mas Bóreas — o vento norte — transportou
Leto até Poseidon — deus dos mares — que a colocou na ilha de Ortygia e em
seguida submergiu a mesma no oceano. Dessa forma, como Píton não conseguiu
encontrar Leto, retornou para o Monte Parnaso. Na ilha, que foi trazida, outra
vez para a superfície por Poseidon, Leto deu à luz a Apolo, o qual já estava de
posse de todos seus poderes divinos e, apenas no quarto dia após seu
nascimento, o mesmo foi ao Parnaso, onde encontrou e matou o dragão Píton”.
Julgue o próprio leitor, e não se deixe enganar, se João no Apocalipse copiou a
história de Higino! Todavia, não devemos deixar de admitir que as figuras
principais representadas pela mulher, pela criança e pelo dragão estão
presentes nas duas narrativas.
Poseidon
A
intenção satânica de devorar o filho da mulher tão logo ele tivesse nascido
serve para indicar que o nascimento de tal criança na terra representava o fim
do poder e do domínio do Diabo tanto no céu quanto sobre a terra. Por isso, é
da maior importância que o dragão consiga devorar a criança na terra, pois isso
além de lhe possibilitar manter o domínio sobre a terra lhe abriria também as
porta para tentar um ataque ao céu. As palavras de Apocalipse 12:4 podem ser
comparadas com as de Lucas 10:18. E isso também deve nos conduzir a concluir
que a narrativa da guerra no céu descrita nesse capítulo é uma apenas. Satanás
e seus demônios são derrotados pela simples e objetiva intervenção de Miguel e
seus anjos, sem a participação direta nem de Deus, nem de Jesus, o que nos
indica que estamos mesmo, diante de duas realidades muito distintas: a do
Criador e a da criatura.
A atitude
do dragão, também serve para nos ensinar que a oposição que o filho de Deus
teve que enfrentar enquanto viveu, brevemente, entre nós tinha sua origem nesse
dragão maligno que a todos instigava, por todos os lados, para perseguirem e
tentarem matar a Jesus. Começando com a perseguição movida pelo rei Herodes, o
Grande — ver Mateus 2 — e que culminou com a sentença condenatória expedida
pelo governador Pilatos, em tudo podemos ver a mão da antiga serpente chamada
de Satanás e Diabo.
Jesus sofreu nas mãos de seus irmãos e nas mãos dos
gentios conforme a firme denúncia feita por Estêvão:
Atos 4:26—27
Levantaram-se os reis
da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu
Ungido; porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo
Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de
Israel.
Mas tudo isso foi, certamente, instigado pelo próprio
Diabo
João 8:44
Vós sois do diabo, que
é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o
princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele
profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Pedro segue nessa mesma linha e nos diz que somos
chamados a seguir nos passos de Jesus
1 Pedro 2:21
Porquanto para isto mesmo fostes chamados,
pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para
seguirdes os seus passos.
Além disso, Pedro nos diz:
1 Pedro 5:6
Humilhai-vos, portanto,
sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.
Como seguidores de Jesus não podemos deixar nos
enganar pensando que somos chamados para viver vidas de prosperidade, saúde
inabalável, isenção de perseguição, etc. A verdade, é que somos chamados para
enfrentar dias difíceis se queremos viver como discípulos verdadeiros do Senhor
— ver 2 Timóteo 3:12 — sabendo que aquilo que nos aguarda no céu não dá para
comparar com as dificuldades e os sofrimentos do tempo presente. Existem no
Novo Testamento alguns versículos, realmente maravilhosos, que nos ensinam essa
verdade e servem para nos consolar, animar, fortalecer, fundamentar e
aperfeiçoar. Essas são algumas das promessas de Deus: Romanos 8:18; 2 Coríntios
4:17—18; Hebreus 13:12—14; 1 Pedro 5:10.
E o
dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar
o filho quando nascesse.
Pelo teor da narrativa podemos concluir, de
modo bastante seguro, que tal confrontação entre o dragão e a mulher acontece
no céu, já que e nesse lugar — no céu — que os dois sinais são vistos — ver
Apocalipse 12:1 e 3. Assim a expressão ἕστηκεν
— éstiken — causar ou fazer ficar em pé,
colocar, pôr e estabelecer e traduzida aqui por: “se deteve”, indica para um
local específico no céu onde isso aconteceu. Mas a sequência da narrativa nos
diz que depois de nascido o filho foi ἡρπάσθη —
erpásthe
— arrebatado para o céu – ver Apocalipse 12:5. Isso, por sua vez, indica que
parte dessa confrontação terá lugar também na terra, até como já tivemos a
oportunidade de notar acima, quando mencionamos a incansável perseguição do
dragão ao Senhor Jesus durante toda sua vida, bem como contra sua Igreja após a
ascensão de Jesus ao céu.
Quando o dragão é lançado para a terra, ele
persegue a mulher — ver Apocalipse 12:13 — com o intuito de καταφάγῃ — katafáge
— devorar seu filho. Mas em vez de conseguir seu intento, suas ações é que são
devoradas — literalmente engolidas — pela ação providencial de Deus conforme
Apocalipse 12:16. Assim o primeiro ataque do dragão contra a mulher é
confrontado pela primeira defesa da mulher feita pela Terra que é vista como
sua — da mulher — protetora. O conflito entre a mulher e o dragão começou cedo,
ainda no Jardim do Éden — ver Gênesis 3:15
Um Faraó do Egito
Esta idéia de “devorar” é certamente
emprestada de Jeremias 51:34 onde se diz que o rei da Babilônia Nabucodonosor,
comparado a um monstro marinho, devorou
a nação judaica. O Faraó do Egito, outro perseguidor implacável do povo de
Deus, também é chamado de crocodilo enorme em Ezequiel 29:3, um dos muitos
nomes atribuídos ao dragão como vimos em estudos anteriores. Mas Deus protegeu
tanto a Seu filho como protegeu e protege a Igreja até os dias de hoje. Mesmo
em meio a perseguições somo mais que vencedores por meio daquele que nos amou:
Jesus Cristo
Romanos
8:32—37
32 Aquele
que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou,
porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
33 Quem
intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem
os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual
está à direita de Deus e também intercede por nós.
35 Quem
nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição,
ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como
está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos
considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Em
todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos
amou.
A cruz
parecia ao dragão o local de sua vitória definitiva sobre o filho de Deus, mas
na realidade, representava sua estrondosa derrota — compare com Apocalipse
12:11.
OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12
001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo
002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene
003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1
004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 2
005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1
006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2
007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3
008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ
009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA
010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1
011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2
012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO
013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU
014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA
015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA
016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA
017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO
018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.htmlQue Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
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Desde já agradecemos a todos.
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