ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.
E deu à
luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o
seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono — Apocalipse 12:5.
A linguagem desse versículo é reminiscente
daquela que encontramos em Isaías 7:14 onde nos é dito que a virgem conceberá
um menino cujo nome será עִמָּנוּ אֵל —
`Immanu El — Deus conosco. Em Salmos
2:7—9 nós lemos acerca do Ungido, o Filho de Deus, o qual um dia governará as
nações com um cetro de ferro. Esse filho é, certamente, Jesus, o Messias. A
vida de Cristo sobre a terra, talvez por estar bem fundamentada nos evangelhos,
é ignorada por João aqui nessa passagem do Apocalipse. Somente sua ascensão é
descrita conforme Atos 1:9.
A luta da mulher com o dragão apesar de ser
anunciada em Apocalipse 12:4—5, não será, de fato, descrita até chegarmos ao
versículo 14.
Concepção Artística da Cidade de Pérgamo
O dragão, mas especialmente as cobras eram
adoradas em toda a Antiguidade e inúmeros filmes modernos ainda procuram manter
vivo o poder sedutor desses seres — isso pode ser visto no filme “Conan, o
Bárbaro” original, e na trilogia da série Anaconda. Mas na Antiguidade, a
cidade de Pérgamo era o lar do renomado santuário dedicado ao deus Ἀσκληπιός — Asklepiós —
Esculápio em português, patrono divino da medicina, cuja imagem mostra um homem
apoiado em uma vara onde uma cobra está enrolada. A cobra também aparece no
símbolo moderno da Organização Mundial da Saúde pertencente à ONU. Apesar de
Esculápio não pertencer as divindade “Olímpicas”, além de ser considerado deus
era também reconhecido como “Salvador”. Nisso podemos ver como o dragão é sutil
em suas invencionices e perversões.
Esculápio
Logo da OMS - Organização Mundial da Saúde da ONU
O maior centro de adoração de Esculápio
ficava da cidade grega de Epidavros, onde existia uma enorme estrutura
construída e a cura era buscada através de práticas médicas da época associadas
a uma dieta saudável, exercícios e encenações de peças teatrais. O teatro de
Epidavros sobreviveu, praticamente, incólume, e tem a capacidade de sentar
10.000 pessoas, e é utilizados todos os anos nos festivais de verão que
acontecem por toda a Grécia. Depois de Epidavros a cidade de Pérgamo era o
principal centro de adoração dessa divindade. Pessoas doentes e enfermas, de
todas as classes sociais, faziam longas filas para acessar a cidade e poderem
entrar no tempo para buscar a cura, mais ou menos como acontece com os
curandeiros modernos, sejam espíritas, católicos ou evangélicos. Nada mudou,
realmente com o passar dos séculos.
Epidavros - Teatro
A imagem de cobras era muito comum na
produção de moedas não apenas em Pérgamo, mas também em outras cidades da Ásia
Menor, tais como Tiatira, Laodicéia e Filadélfia. Em Pérgamo uma gigantesca
coluna envolvida por várias serpentes estava localizada bem na entrada do
templo como uma espécie de sinal de boas vindas para aquele local medonho. O
uso de cobras de verdade era parte do processo medicinal de cura em todos os
templos de Esculápio.
Templo de Zeus Reconstruído de Pérgamo no Museu de Berlim
Outras divindades tais como Dionísio,
Cibele, Zeus e Sabázios usavam cobras e serpentes como parte dos rituais
praticados em seus templos. Dessa maneira, as cobras eram uma figura bem
estabelecida entre os cultos pagãos da Grécia e da Ásia menor na Antiguidade.
Todavia, a posição bíblica é bem clara: cobras e serpentes são símbolos do
inimigo do Senhor Jesus e de todos os crentes e, por isso, João associa a
serpente do Éden com o próprio Diabo – ver Apocalipse 12:9. Esse foi um fator
também, porque a Igreja verdadeira nunca procurou se associar com os cultos
pagãos, pelo contrário, a postura da igreja era de plena e aberta condenação
desses cultos. Hoje vivemos dias em que nem opinião podemos emitir acerca
dessas coisas — não existe crime de opinião no Brasil — por causa do
policiamento ideológico e religioso a que estamos submetidos. Mas as opiniões
podem ser interpretadas como tentativas de denegrir, difamar etc., e aí estamos
falando de crimes. Uma Vergonha.
A mulher
radiante dá a luz um filho varão — tal linguagem é, provavelmente um hebraísmo
emprestado de Jeremias 20:15 onde o Texto Massorético lê: בֵּן זָכָר — bēn zākār, comparar com Isaías 66:7. Se entendermos que a mulher
mencionada aqui é o povo de Israel, então temos um sério problema, porque não
existe nenhuma passagem em todo Antigo Testamento que personifique o povo ou a
nação de Israel como “mãe” e que também nos fale do povo ou da nação de Israel
dando a luz ao Messias. Ou seja, não existe nenhum precedente que justifique o
apóstolo João usar um Israel personificado dando a luz ao Messias.
Esse
varão está destinado a reger as nações com um cetro de ferro. A ênfase se
encontra na autoridade judicial do Messias Em Salmos 2 o filho messiânico
recebe as nações por herança — ver Salmos 2:8—9. Apesar da linguagem do Salmo 2
ser bastante forte mediante o uso de termos tais como:
·
רֹעֵם — ro`em — literalmente ser mau,
ruim, traduzido aqui por “regerás”.
·
נַפְּצֵם — nappetsem — despedaçar, quebrar, esmagar, quebrar em pedaços,
traduzido por despedaçarás.
e da mesma ser repetida por João, tudo isso precisa ser visto e entendido
à luz da revelação integral onde o Messias é apresentado como alguém que vem a
esse mundo como um pastor para Seu povo — ver
Miquéias 5:2
E tu, Belém-Efrata, pequena demais
para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar
em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da
eternidade.
e comparar com
Mateus 2:5—6
5 Em Belém da Judéia, responderam
eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:
6 E tu, Belém, terra de Judá, não és
de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia
que há de apascentar a meu povo, Israel.
e, especialmente, com
Apocalipse 7:17
Pois o Cordeiro que se encontra no
meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus
lhes enxugará dos olhos toda lágrima.
Da mesma maneira como um pastor defende seu rebanho dos animais
selvagens, assim também Cristo irá, em seu retorno, ferir as nações que oprimem
e perseguem Sua Igreja, ver
Apocalipse 19:15
Sai da sua boca uma espada afiada,
para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e,
pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.
e note como o os vencedores da igreja em Tiatira, mencionados em
Apocalipse 2:26—27, recebem a promessa de participar no reino glorioso do
Senhor.
A expressão “todas
as nações” é uma frase fixa que ocorre cinco vezes no
Apocalipse — 12:5; 14:8; 15:4; 18:3, 23 — bem como em todo o Novo Testamento —
ver Mateus 24:9, 14 e comparar com Marcos 13:10; Mateus 25:32; 28:19; Mark 11:17
e comparar com Isaías 56:7; Lucas 21:24; 24:47; Atos 14:16; 15:17; Romanos 1:5;
15:11 e comparar com Salmos 117:1; Gálatas 3:8 e 2 Timóteo 4:17.
Sem mencionar nenhum acontecimento intermediário, João salta do
nascimento do Cristo para Sua ascensão. É possível que essa atitude de João
seja justificada porque, na realidade, não havia mais nenhum material
pertencente à vida de Jesus que, se fosse mencionado, faria qualquer diferença.
As palavras do final do Evangelho de João parecem explicar essa sua decisão
posterior:
João 20:30—31
30 Na verdade, fez Jesus diante dos
discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.
31
Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o
Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Além do mais, também podemos aceitar que uma visão mais curta serve
melhor o propósito de João, do que uma versão mais longa, que acabaria nos
distanciando do seu interesse imediato, que é explicar a enorme perseguição que
virá sobre o povo de Deus. O ponto mais importante aqui é que os planos de
satanás foram frustrados pela manifestação bem-sucedida do filho de Deus, que
completou, com perfeição, a missão que Seu Pai lhe havia confiado:
Hebreus 2:14—15
14 Visto, pois, que os filhos têm
participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente,
participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da
morte, a saber, o diabo,
15 e livrasse todos que, pelo pavor
da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
O ministério do Senhor Jesus, apesar de todo o sofrimento pelo qual teve
que passar, culminou com sua ascensão ao céu, exatamente a ênfase que João dá
nesse verso — ver Filipenses 2:5—11.
Que a ascensão de Jesus é o tema de João aqui não temos a menor dúvida.
Durante a história da igreja, os comentaristas são praticamente unânimes em
afirmar que essa passagem trata da subida de Senhor de volta para o Pai como
Ele havia predito
João 16:7, 28
7
Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for,
o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
28
Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai.
Mas existe algo maior, mais intenso e mais profundo nisso tudo. Trata-se
da conexão desse verso com a afirmação que encontramos no Salmo 110:1, que diz: Disse o
SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus
inimigos debaixo dos teus pés. Esse verso afirma que Jesus está, agora mesmo, assentado à
direita do trono de Deus — comparar com Romanos 8:34; 1 Coríntios 15:25;
Efésios 1:20; 2:6; Colossenses 3:1—3; Hebreus 1:3, 13; 8:1, 10:12; 12:2; 1
Pedro 3:22.
Certamente a afirmação “foi arrebatado para Deus e para o seu trono”
é uma alusão a
ascensão de Jesus, porque essa é a maneira perfeita de afirmar a condição
messiânica de Jesus, mesmo que nada seja afirmado no apocalipse acerca da
entronização da criança. De fato não temos nenhuma alusão direta ao Salmo 110:1
no livro do Apocalipse, com a possível exceção que encontramos em Apocalipse 3:21 onde lemos: como também eu venci e me sentei com
meu Pai no seu trono.
OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12
001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo
002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene
003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1
004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 2
005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1
006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2
007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3
008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ
009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA
010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1
011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2
012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO
013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU
014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA
015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA
016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA
017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO
018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.htmlQue Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
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