Essa é uma série cujo propósito é estudar, com
profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No
final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem
o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.
Lição
017 — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14
d. O Louvor de Zacarias
– Lucas 1:67—79 — Continuação.
viii. Tu, menino, serás
chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os
caminhos - Verso 76 - continuação.
João Batista
O
Senhor Jesus caracterizou João como o maior profeta da Antiga Aliança — porque
o caracterizou como o maior homem da Antiga Aliança. Mas Jesus também deixou
claro que o menor sob a Nova Aliança é superior a João Batista
Mateus 11:7 – 11
7 Então, em partindo
eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no
deserto? Um caniço agitado pelo vento?
8 Sim, que saístes a
ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem
nos palácios reais.
9 Mas para que saístes?
Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.
10 Este é de quem está
escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará
o teu caminho diante de ti.
11 Em verdade vos digo:
entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o
menor no reino dos céus é maior do que ele.
Nesse
verso nós encontramos a repetição das idéias apresentadas originalmente pelo
anjo Gabriel em Lucas 1:17. A missão de João Batista era preceder, de forma
imediata, o Senhor Jesus e lhe preparar o caminho. Nesses versículos do início
do Evangelho de Lucas encontramos os primeiros ecos de Isaías 40:3. Ninguém
poderia suceder o ministério de João Batista senão o próprio Senhor Jesus
Cristo. A função de João Batista era preparar o povo de Israel para o advento
do Messias. Sua missão tinha a ver com dispor o coração dos milhares de Israel
para aceitar, crer e seguir a Jesus. João viria...
ix. Para dar ao seu
povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados – verso 77.
Nesse
verso o sacerdote Zacarias indica o conteúdo da doutrina ou dos ensinamentos de
João Batista. Os ensinamentos de João Batista versariam acerca da “ciência da
salvação”. Zacarias inspirado pelo Espírito Santo diz, literalmente, que tal
doutrina visava dar ao povo de Israel γνῶσιν
σωτηρίας – gnosis soterías –
conhecimento da salvação. As implicações destas palavras devem ser evidentes.
Os seres humanos são ignorantes com respeito à ciência da salvação e precisam
ser instruídos. As ciências desenvolvidas pela humanidade podem e, muitas vezes
são, bastante benéficas a todos nós, mas elas não produzem nenhum benefício
para as nossas almas. A ciência que visa nos ensinar acerca de Deus precisa proceder do
próprio Deus. Nenhuma das ciências humanas pode beneficiar
nossas almas, pois nenhuma delas trata das necessidades que temos para sermos
salvos. Somente aquilo que Deus nos revela, aquilo que estamos chamando de
ciência da salvação, é que pode nos salvar da condenação, do poder e presença
do pecado.
x. Graças à entranhável
misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas –
verso 78.
De
acordo com Zacarias o ministério de seu filho, João Batista, estava destinado a
ser bem sucedido porque estaria amparado pela “entranhável misericórdia de
nosso Deus”. Para entendermos melhor as implicações daquilo que estava na mente
de Zacarias naquele momento, nós precisamos voltar nossa atenção para o Antigo
Testamento.
O Profeta Jeremias
O profeta Jeremias nos
deixou um excelente poema falando acerca da misericórdia de Deus em Lamentações
de Jeremias capítulo 3 e é bem possível que Zacarias estivesse se
lembrando desta passagem quando registrou as palavras de Lucas 1:78. No início do
capítulo 3 de Lamentações de Jeremias, o profeta está refletindo sobre a
destruição de Jerusalém e o desterro do povo judeu para a Babilônia do rei
Nabucodonosor. Pelas
palavras dos versos 19 e 20 ele nos indica que a dor e a angústia retornavam
todas as vezes que ele se lembrava de suas tribulações e suas reflexões eram
tão deprimentes quanto suas perspectivas. Talvez como Jó o profeta estivesse
pensando em “esquecer” suas aflições
Jó 9:27—28
27 Se eu disser: eu me
esquecerei da minha queixa, deixarei o meu ar triste e ficarei contente;
28 ainda assim todas as
minhas dores me apavoram, porque bem sei que me não terás por inocente.
Mas
não adiantava. Ele se lembra em todas as ocasiões — minha alma continuamente os
recorda — verso 20 — da sua “aflição, do pranto, do absinto e do veneno — ver
verso19”. É com estas palavras que ele se refere, de forma enfática, acerca da
sua aflição. Era esta a maneira como ele percebia suas dores e como se sentia
ao pensar nelas. Seus pensamentos se transformavam na própria miséria. Jeremias bem sabia que
tudo pelo qual ele e o povo de Israel estavam passando era fruto do pecado e é
exatamente o pecado que torna o cálice da aflição em um cálice de amargor
profundo. Ele se lembrava que os cativos na Babilônia
deviam ter bem vívidas em suas mentes as cenas do cerco, do incêndio e da
destruição de Jerusalém. E certamente, como o próprio profeta eles deviam estar
se lembrando de Sião, pois era impossível esquecer Jerusalém
Salmos 137:1, 5—6
1 Às margens dos rios
da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião.
5 Se eu de ti me esquecer,
ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita.
6 Apegue-se-me a língua
ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior
alegria.
Continua....
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo
002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001
003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —
005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.
006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.
007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.
008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.
009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.
010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.
011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.
012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.
013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.
014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.
015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12
016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A
017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B
017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C
017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D
018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A
018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B
019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A
019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B
020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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