Este estudo é parte de uma Análise do Livro do
Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança
que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada
estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Eretz ha
ve-et Hashamaim et
Elohim Bará Bereshit
Terra a
e céus os
Deus criou princípio No
Gênesis 1:1
Gênesis
1:1 afirma com todas as letras que os céus e a terra, i.e., que o Universo, com
tudo o que ele contém, foi criado por Deus. Esta criação é resultado de um ato
onipotente da parte de Deus que chama à existência toda uma série de coisas e
seres que não existiam antes. Esse é um grande mistério da mesma forma que o
fim de todas as coisas também é um grande mistério.
O Universo
Os
cientistas observam o mundo criado como ele se apresenta agora, após ter sido
criado por Deus. Não fazem a menor idéia de como as coisas vieram a existir.
Alguns assumem idéias panteístas, que o Universo é eterno e se criou a si
mesmo! Outros, mais materialistas, acham que o Universo sempre existiu e sempre
existirá. Mas, independente do que esses homens e mulheres possam pensar ou
dizer, nada podem dizer acerca do princípio e do fim de todas as coisas! A
Bíblia, ao contrário dos cientistas, afirma que “No princípio criou Deus”.
Absolutamente nada é deixado ao sabor do acaso, da chance ou da sorte. De acordo
com a Bíblia, existe um propósito na criação que será levado ao seu término
segundo a intenção do Deus criador. Sabemos, pela Bíblia, que o Universo não é
eterno. Ele foi criado. Teve um início. Sabemos também que o Universo não será
eterno. Ele terá um fim. Deus promete em Sua Palavra criar “novos céus e uma nova
terra” e somos incentivados a esperar pelo cumprimento
desta promessa como aqueles que sabem e conhecem a verdade:
2 Pedro 3:10 – 13
Virá, entretanto, como
ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e
os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem
serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas,
deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e
apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados,
serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a
sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
e
Apocalipse 21:1 – 7
Vi novo céu e nova
terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de
Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono,
dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles
serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos
toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem
dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono
disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas
palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o
Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da
fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e
ele me será filho.
B. O Primeiro Dia –
Gênesis 1:2—5
A terra, porém, estava
sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus
pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a
luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e
às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
Apesar
de estar tratando da criação dos céus e da terra, o autor do primeiro capítulo
do livro do Gênesis, se ocupa em descrever, com maiores detalhes,
exclusivamente, a condição original e a formação progressiva do Planeta Terra.
Que a terra é o elemento mais importante na mente do autor pode ser facilmente
comprovado pelo fato de o verso 2 em hebraico iniciar com a palavra הָאָרֶץ — ha eretz — a terra. Nada mais nos é dito acerca dos céus a
não ser aquilo que é necessário por estar diretamente relacionado com a Terra. O autor está escrevendo
para os habitantes do Planeta Terra e seu propósito é exclusivamente religioso.
Sua intenção é fortalecer a fé em Deus e não satisfazer a curiosidade de
ninguém. O que Gênesis 1:2 nos diz acerca do estado caótico da terra pode
também ser aplicado aos céus já que os dois procedem duma mesma origem — verso
1.
A Terra
A terra, porém, estava —
não se tornou — sem forma e vazia – A etimologia[1]
das palavras hebraicas תֹהוּ וָבֹהוּ – tohu vabohu –
não é conhecida. Todavia, seu significado foi fixado pelos estudiosos como
sendo “sem forma e vazia”. Em nenhum momento, posterior, estes termos foram
usados para descrever uma terra desolada — no sentido de devastada — e sim apenas
uma terra vazia ou deserta. A mesma expressão é literalmente usada pelo profeta
Jeremias quando diz:
Jeremias 4:23
“Olhei para a terra, e
ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz”.
Estaria
Jeremias descrevendo uma terra que havia brotado de um “caos original” como no
princípio ou estaria apenas descrevendo uma terra vazia i.e., sem cidades, sem
habitantes, sem vegetação, etc.? O contexto do capítulo 4 de Jeremias parece
indicar que sua descrição se coaduna melhor com a segunda descrição que
acabamos de mencionar. Assim, podemos entender que a terra Primeva era uma
terra desolada — lugar muito triste — e desprovida de qualquer beleza ou
encanto; era constituída de uma massa disforme, de uma massa rude. Os gregos
definiam esta condição como uleamorfoV - uleámorfos – sem forma ou caoV - cáos – caos.
Havia trevas sobre a
face do abismo — Em hebraico a expressão תְהוֹם — tehom — abismo, indica apenas o rugido de águas agitadas
— ver Salmos 42:7; ou águas de um vagalhão ou ainda, águas profundas – ver
Êxodo 15:5 e Deuteronômio 8:7. Desta mesma maneira é comum os autores bíblicos
se referirem às profundezas do mar como “o abismo” — ver Jó 28:14 e 38:16.
Mesmo abismos sobre a superfície da terra são descritos por este termo — ver
Salmos 71:20.
A massa
caótica representada pela terra e pelo firmamento constituía algo
indistinguível e disforme, como algo não nascido e que continuava imerso em um
profundo ἀβύσσου — abússou — abismo de águas. Esse abismo, por sua vez,
estava envolto em densas trevas. E tudo isto estava, ao mesmo tempo, em um
profundo processo de formação, pois o Espírito de Deus estava pairando — mover-se
ou agitar-se com lentidão no alto — sobre estas águas profundas e tudo que elas
continham.
E o Espírito de Deus
pairava por sobre as águas – A palavra hebraica רוּחַ — ruach — traduzida aqui por Espírito pode também
significar hálito, no sentido de sopro, vento, alma — parte imaterial dos seres
humanos ou mente. Esta expressão foi traduzida para o grego como sendo πνευ̂μα — pneûma — Espírito de Deus, espírito, vida interior,
disposição, estado mental; ser espiritual ou poder espiritual, vento, hálito ou
aparição fantasmagórica. Com base nesses inúmeros usos dos termos tanto no
hebraico quanto no grego, muitos autores, cristãos inclusive, têm assumido que
a expressão רוּחַ — ruach,
neste versículo se refere ao hálito de Deus, para o deleite das assim chamadas
Testemunhas de Jeová. Todavia tal não pode ser o caso porque o verbo usado רַחֶפֶת — rachaphet — pairava, exige algo mais do que um simples
hálito. De fato, a única explicação satisfatória é que se refere ao poder
criativo do Espírito de Deus, como podemos ler em
Salmos 104:24 – 30
24 Que variedade,
SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das
tuas riquezas.
25 Eis o mar vasto,
imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes.
26 Por ele transitam os
navios e o monstro marinho que formaste para nele folgar.
27 Todos esperam de ti
que lhes dês de comer a seu tempo.
28 Se lhes dás, eles o
recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens.
29 Se ocultas o rosto,
eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó.
30 Envias o teu
Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.
Era
o Espírito de Deus quem estava agindo sobre a massa disforme e sem vida,
separando os elementos e preparando os mesmos com força vital, para assumir a
forma de seres vivos que os mesmos deveriam assumir em seguida, tão logo fossem
chamados à existência. Como o verbo רחף — rachaph está no Piel — ativo intenso no hebraico — o sentido é o mesmo de um
pássaro assentado sobre seus novos filhotes. Este simples ato, nós sabemos,
transmite o calor necessário que irá ajudar a prole a desenvolver capacidades
vitais para a vida que se seguirá — ver Deuteronômio 32:11. É exatamente dessa
mesma maneira que o Espírito de Deus pairava por sobre a face do abismo que
havia recebido todos os elementos criadores de vida, visando enchê-los com
energia vital. As três afirmativas que encontramos neste versículo de Gênesis
1:2 —
1. A
terra, porém, estava sem forma e vazia;
2. Havia
trevas sobre a face do abismo,
3. E
o Espírito de Deus pairava por sobre as águas
descrevem uma e a mesma
situação: a condição da terra imediatamente depois da criação do universo. A
posição, realmente teosófica, daqueles que defendem a idéia de que existe uma
enormidade de tempo entre Gênesis 1:1 e Gênesis 1:2 e que desejam preencher
este tempo com uma enorme horda de espíritos maléficos com suas obras
demoníacas, não passa, realmente, de uma interpolação arbitrária.
Continua...
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http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem
que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
[1] O Dicionário Aurélio Século
XXI define o verbete “etimologia” das seguintes maneiras: Do grego etymología,
pelo latim etymologia. Substantivo feminino.
1. O estudo das palavras, de sua história, e das possíveis mudanças de
seu significado. 2. Origem e evolução histórica de um vocábulo.
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