Essa é uma série cujo propósito é estudar, com
profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No
final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o
título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.
Lição 018B — A Revelação de Deus e o Fim das
Religiões — Parte 15B
d. O Louvor de Zacarias
– Lucas 1:67—79 — Continuação.
x. Graças à entranhável
misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas –
verso 78 - continuação.
5.
Em quinto lugar Jeremias nos lembra que as aflições são realmente boas para nós
e que se as suportarmos da maneira correta elas irão produzir algo de bom para
nós. Nós devemos saber que é bom não somente aguardar e esperar pela salvação
do Senhor, mas que também é bom estarmos atribulados neste meio tempo —
Lamentações 3:27
Bom é para o homem
suportar o jugo na sua mocidade.
É
bom para o homem suportar jugo na sua mocidade. Muitos dos jovens a quem
Jeremias estava se referindo haviam sido levados como cativos para a Babilônia.
É para aliviá-los que Jeremias escreve esse versículo. Note que Jeremias não
culpa os Babilônios. Ele diz que, em última instância, quem está trazendo este
jugo sobre aqueles jovens é Deus mesmo. Este jugo é como aquele que é
representado pelos mandamentos de Deus. É muito bom que aprendamos desde cedo que temos
sérias obrigações para com Deus e não podemos pretender que Deus aceita
qualquer coisa. Nunca é cedo demais para começarmos a nos moldar
pelo molde de Deus. Sem o jugo que Deus nos impõe a grande maioria de nós seria
como touros indomáveis que não se ajustam ao uso da canga e se tornam
improdutivos. Jeremias nos diz que em tais situações nós devemos:
Acalmar-nos diante das nossas adversidades e aprender a nos sentar
sozinhos e guardar silêncio
Lamentações
3:28
Assente-se
solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele.
em vez de correr de um lado para o outro reclamando da nossa condição e
agravando nossa situação e calamidade questionando os propósitos da providência
no que nos diz respeito. Devemos nos retirar no dia da adversidade para um
local tranquilo onde possamos sentar sozinhos e mantermos comunhão com o Senhor
silenciando nossos pensamentos de descontentamento e colocarmos nossas mãos
sobre nossas bocas, como fez Aarão, que em meio à terrível tribulação pela qual
teve que passar, ainda assim guardou sua paz —
Levítico
10:1—3
1
Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram
neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do
SENHOR, o que lhes não ordenara.
2
Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o
SENHOR.
3 E
falou Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR disse: Mostrarei a minha santidade
naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém
Arão se calou.
Todas as vezes que Deus trouxer um jugo sobre nossos pescoços nós
devemos nos submeter de forma paciente.
Quando nos humilhamos diante de Deus e aguardamos pacientemente pelo
Senhor —
Lamentações 3:29
Ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança.
— muitas vezes será conveniente no humilharmos completamente, encostando
nossos próprios rostos no chão, como uma demonstração da nossa submissão à
vontade de Deus no meio da aflição bem como uma demonstração da nossa tristeza,
da nossa vergonha e de quanto nós nos abominamos por sermos os pecadores que
somos —
Jó
42:5—6
5 Eu
te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
6
Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
Quando nos humilhamos desta maneira o profeta nos diz: “talvez ainda
haja esperança”.
Quando somos mansos e nos submetemos àqueles que são os instrumentos das
nossas aflições e mantemos um espírito perdoador —
Lamentações 3:30
Dê a face ao que o
fere; farte-se de afronta.
— então nos tornamos verdadeiros filhos de Deus como descritos em
Mateus
5:39—41
39
Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na
face direita, volta-lhe também a outra;
40
e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.
41
Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.
Nosso Senhor Jesus nos deixou um exemplo vivo de como proceder. O
profeta Isaías descreveu algumas das coisas pelas quais o Senhor passou quando
disse: Ofereci
as costas aos que me feriam e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; não
escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam — Isaías 50:6.
Aqueles que são capazes de resistir às ofensas e afrontas e que não revidam
ultraje com ultraje, nem fazem ameaças quando maltratados — imitando nosso
Senhor —
1
Pedro 2:20—23
20
Os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus
aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a
saber, oito pessoas, foram salvos, através da água,
21 a
qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da
imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por
meio da ressurreição de Jesus Cristo;
22 o
qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados
anjos, e potestades, e poderes.
— descobrirão que é benéfico suportar este jugo e que em última
instância, o mesmo se transformará em uma vantagem espiritual. Como disse o
apóstolo Paulo: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações,
sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e
a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus
é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado —
Romanos 5:3—5.
6. Em
sexto lugar o profeta Jeremias reflete acerca do glorioso fato de que Deus irá
retornar de forma graciosa ao Seu povo com consolações proporcionais às
aflições causadas —
Lamentações 3:31—32
31 O Senhor não
rejeitará para sempre;
32 pois, ainda que
entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas
misericórdias.
É
por este motivo que o profeta decide ser penitente e paciente. De fato a
compreensão de como Deus é gracioso e misericordioso é o maior incentivo ao
arrependimento como proposto nos evangelhos, bem como à paciência cristã.
Quando agimos assim nós podemos ter certeza de que:
a. Apesar de estarmos humilhados nós não perdemos nossa herança,
continuamos filhos de Deus.
b. Apesar de estarmos humilhados não ficaremos para sempre neste estado,
pois a controvérsia entre nós e Deus não é eterna.
c. Seja qual for a tristeza pela qual temos que passar ou estejamos
passando a mesma é exatamente o que Deus tem designado para nós e Sua mão pode
ser vista no controle de todas as coisas. É Deus quem causa a tristeza e, por
este motivo, nós podemos ter a certeza que a mesma é sábia e graciosamente
ordenada. Tal tristeza é sempre por um tempo e tem um propósito específico —
1
Pedro 1:6—9
6
Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais
contristados por várias provações,
7
para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o
ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na
revelação de Jesus Cristo;
8 a
quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais
com alegria indizível e cheia de glória,
9
obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.
d. Que Deus tem guardado muitas consolações para aqueles que Ele tenha,
por ventura, entristecido. É tolice pensar que quando Deus nos entristece o mundo pode nos consolar. O
mesmo que nos entristeceu precisa nos trazer o consolo. Como nos ensina o
profeta Oséias temos que nós voltar para Deus, pois foi Ele quem nos feriu e é Ele quem
irá nos sarar – Oséias 6:1.
e. Quando Deus se volta para lidar graciosamente conosco, Ele não O faz
baseado em nossos méritos, mas de acordo com Suas misericórdias sim, de acordo
com Sua multidão de misericórdias. Nós somos tão indignos que somente uma
multidão de misericórdias pode realmente resolver nossa pecaminosidade. Todos
aqueles que têm este tipo de expectativa não verão as aflições como algo
negativo e sim como uma oportunidade de Deus derramar uma multidão de
misericórdias!
7. Em sétimo lugar Jeremias
nos lembra que todas as vezes que Deus causa dor e aflição, Ele tem um
propósito sábio e santo e em nenhuma hipótese Deus se alegra em nos ver aflitos—
Lamentações 3:33
Porque não aflige, nem entristece de bom grado os
filhos dos homens.
Deus de fato aflige e traz
agravos sobre os filhos dos homens. Todas as aflições que vem sobre nós têm sua
origem em Deus. Mas Deus não tem nenhum prazer em nos afligir. Destas duas
últimas frases podemos concluir que:
a. Deus
só nos aflige quando nós damos motivos para Ele assim proceder. Deus não
dispensa Seus aborrecimentos da mesma maneira que ele dispensa seus favores.
Deus não tem prazer em afligir, mas tem prazer em dispensar Seu amor e
compaixão porque eles são imensos —
Lamentações 3:32
Pois, ainda que entristeça a
alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias.
Quando
Deus manifesta sua bondade Ele o faz porque isto lhe agrada, mas quando Sua
receita envolve coisas amargas para nós é porque nós merecemos e precisamos
destas coisas.
b. Deus
não tem prazer em nos afligir. Deus não tem prazer na morte dos pecadores ou
nas inquietações dos Santos, mas sempre nos aflige com certa relutância. É como
se Deus tivesse que se deslocar do seu lugar, o assento de misericórdia, para
nos afligir. Deus não tem nenhum prazer em ver nenhuma de Suas criaturas em
estado miserável. E naquelas situações que envolvem Seu próprio povo Deus sofre
juntamente com Seu ele, o Senhor se aflige com as aflições do Seu povo. Deus é
movido à compaixão![1]
c. Deus
preserva Sua bondade para como Seu povo mesmo quando o aflige. Como Deus não
aflige de bom grado os filhos dos homens, muito menos Seus próprios filhos.
Independente de qualquer coisa Deus é bom —
Salmos 73:1
Com efeito, Deus é bom para
com Israel, para com os de coração limpo.
E os
filhos de Deus precisam aprender a ver o amor no coração de Deus, mesmo quando
estão vendo o rosto irado de Deus e a vara da disciplina em Suas mãos.
8. Em oitavo lugar o profeta
nos faz lembrar que apesar de Deus usar seres humanos como instrumentos para
corrigir Seu próprio povo, Deus está muito longe de se agradar dos excessos que
os homens cometem —
Lamentações 3:34—36
34 Pisar debaixo dos pés a todos os presos da
terra,
35 perverter o direito do homem perante o
Altíssimo,
36 subverter ao homem no seu pleito, não o veria o
Senhor?
Mesmo que Deus use para Seus
próprios propósitos a violência de homens perversos e pouco razoáveis ainda
assim não podemos concluir que Deus aprova os métodos violentos e opressivos
como somos muitas vezes tentados —
Habacuque 1:13
Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e
a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem
perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que
ele?
O profeta Jeremias descreve
duas maneiras pelas quais o povo de Deus é injuriado e oprimido pelos inimigos
e nos assegura que Deus não aprova nenhuma delas:
a. Se
os homens causam danos ao povo de Deus pelo uso de força física, Deus não
aprova este tipo de agressão, pois Deus não pisa debaixo dos pés a todos os
presos da terra, pelo contrário, Deus ouve cada lamento e reclamo causado por
ações opressoras. Deus não somente não aprova tal opressão, mas a mesma O
desagrada profundamente. É uma verdadeira afronta a Deus “pisar em cima”
daqueles que já estão prostrados ou agredir aqueles que estão amarrados e não podem
se defender.
b. Por
outro lado, aqueles que causam o mal sob a bandeira da “justiça e lei” e, neste
processo, de forma pretensiosa “perverterem o direito do homem perante o
Altíssimo”, de tal maneira que sejam negados ao oprimido seus direitos e plena e
verdadeira justiça, e pensam que estão fora do alcance de Deus, e, se estes
mesmos homens subverterem a justa causa de qualquer pessoa e impuserem um
veredicto injusto ou promoverem um falso juramento que sejam então advertidos,
que:
- Deus está vendo tudo. Todas as coisas estão patentes diante daquele a quem todos nós teremos que prestar conta —
Lamentações 3:36
Subverter ao homem no seu
pleito, não o veria o Senhor?
Hebreus 4:13
E não há criatura que não
seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão
descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
Tudo
está revelado diante de Deus e estes atos mencionados acima são extremamente
desagradáveis a Ele. E todos os homens conhecem esta verdade. Portanto, quando
agem de maneira tão injusta o fazem com altivez e arrogância contra Deus, o
Todo-Poderoso. Os homens preferem ignorar a simples verdade de que Deus está
acima de todos os seres por mais poderosos que estes possam ser —
Eclesiastes 5:8
Se vires em alguma província
opressão de pobres e o roubo em lugar do direito e da justiça, não te
maravilhes de semelhante caso; porque o que está alto tem acima de si outro
mais alto que o explora, e sobre estes há ainda outros mais elevados que também
exploram.
- Deus não aprova tais
atitudes. Existem implicações bem maiores do que o texto nos informa
diretamente. A
perversão da justiça ou a subversão do direito de qualquer pessoa são uma
grande afronta a Deus.
E mesmo que Deus use tais elementos para corrigir Seu próprio povo mais
cedo ou mais tarde irá confrontar tais pessoas diretamente. Deus muitas
vezes permite que os perversos progridam neste mundo, mas isto não quer
dizer, nem por um instante sequer, que Ele está aprovando o que estas
pessoas estão fazendo. Deus é bom e não tolera a iniquidade de nenhuma
espécie.
Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo
002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001
003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —
005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.
006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.
007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.
008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.
009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.
010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.
011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.
012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.
013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.
014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.
015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12
016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A
017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B
017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C
017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D
018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A
018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B
019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A
019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B
020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18
022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19
023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20
024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21
025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22
026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 027 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 001 — A PLENITUDE DO TEMPO
002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
003 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 029 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 003 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 030 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 002
005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
006 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
007A — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 033A — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007A — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 005A — A DIVINDADE DE JESUS E A IGREJADE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS OU IGREJA DOS MÓRMONS.
007B — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 033B — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007B — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 005B — A DIVINDADE DE JESUS E AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
007C — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 033C — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007C — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 005C — A DIVINDADE DE JESUS E OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
007D — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 033D — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007D — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 005D — A DIVINDADE DE JESUS E IGREJA CATÓLICA APÓSTÓLICA ROMANA — PARTE 001
007E — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 002 — ESTUDO 033E — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007E — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 007E — A DIVINDADE DE JESUS E IGREJA CATÓLICA APÓSTÓLICA ROMANA — PARTE 002
008 — Estudos na Vida de Jesus — PARTE 002 — ESTUDO 034 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 008 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 008 — A DIVINDADE DE JESUS COMO APRESENTADA PELO EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 001
009 — Estudos da Vida de Jesus – PARTE 2 – ESTUDO 035 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 009 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 009 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 002
010 — Estudos da Vida de Jesus – PARTE 2 – ESTUDO 036 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 010 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 010 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 003
011 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 037 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 011 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 011 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 004
012 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 038 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 012 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 012 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 005
013 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 039 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 013 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 013 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 006
014 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 040 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 014 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 014 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 007
015 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 041 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 015 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 015 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 008
016 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 042 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 016 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 016 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 009
017 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 043 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 017 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 017 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 010
018 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 044 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 018 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 018 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 011
019 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 045 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 019 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
020 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 046 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 020 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 020 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 013
021 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 047 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 021 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 021 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS.
Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no
facebook através do seguinte link:
Desde
já agradecemos a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário