Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo
119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os
aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias.
No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior
Exposição do Salmo 119 – A Excelência
da Palavra de Deus - 020
S. Exposição do Salmo 119:145 – 152 – Uma lição objetiva
acerca do ato de orar.
A. Introdução
1. A décima nona divisão de oito
versículos do Salmo 119 inicia com a letra q – koph que
significa “prisão”. Alguns autores também a interpretam como significando
“capacete”. Era usada para indicar o numeral 100. Esta letra é transliterada em
português pela letra k.
2. Nesta passagem o Salmista descreve o
tempo e o modo de suas devoções e insiste com Deus para livrá-lo de suas
aflições. Nesta passagem nós iremos ver: Como o Salmista orava — verso 145.
Acerca do que ele orava — verso 146. Quando ele orava — verso 147. Por quanto
tempo ele orava — verso 148. Baseado em que ele orava — verso 149. O que
aconteceu — verso 150. Como ele foi socorrido — verso 151. Que testemunho ele
podia dar de todo este processo — verso
152.
a. Como o Salmista orava – verso 145.
De todo o coração eu te invoco — A expressão hebraica קָרָא — kará –
invoco traduz a ideia de chamar, clamar, recitar, ler, gritar e proclamar com o
objetivo específico de causar um encontro com aquele a quem a pessoa está se
dirigindo. O Salmista deseja se encontrar com Deus. Ele invoca o Senhor com
todo o seu coração, com toda sua alma, com todo seu entendimento e com todas as
suas forças. O Salmo 42:2 expressa bem esta verdade. Quando temos sede
verdadeira de Deus, quando o buscamos de todo o nosso coração, então
encontramos o caminho para estarmos frente a frente com Ele.
Ouve-me SENHOR — Este é o motivo principal porque oramos. Oramos
porque Deus nos ouve. Se Deus não ouve nossas orações então as mesmas são
feitas em vão. O exercício repetitivo de rezas sem fim não possui nenhum
objetivo prático. A oração sincera e intensa, por outro lado, tem um objetivo e
aqueles que se dedicam a orar dessa maneira aguardam um resultado concreto. O
termo hebraico עֲנֵנִי — yanení — ouve-me expressa o desejo intenso de atenção e
consideração. O Salmista busca a resposta de Deus porque todas as suas
expectativas estão exclusivamente em Deus. Ele não possui uma segunda fonte de
onde aguardar o socorro – ver
Salmos 121:1—2
1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
2 meu socorro vem do SENHOR, que
fez o céu e a terra.
Observo teus mandamentos – Note que o Salmista sabe que só poderá ser
ouvido por Deus se ele mesmo estiver ouvindo a Deus.
b. Acerca do que o Salmista orava a Deus — verso 146.
Neste verso o Salmista insiste que sua
oração se destina exclusivamente a Deus de forma contínua e enfática. Sua
oração era curta, mas plena: Salva-me! Somente Deus podia verdadeiramente
salvá-lo. Mas salvar do que? 1) dos perigos; 2) dos inimigos; 3) das tentações;
e 4) dos pecados que o acusavam constantemente. Seu desejo de salvação tinha,
todavia, um objetivo específico: ele desejava guardar os mandamentos de Deus. Para o
Salmista a vida com Deus só faz sentido se for uma vida de verdadeira santidade. Não existe verdadeira salvação se a pessoa insiste em viver na
ignorância e em desobediência aos mandamentos de Deus!
c. Quando o Salmista Orava e por quanto tempo ele orava —
versos 147 e 148.
O Salmista levantava cedo, antes de o
dia raiar para שַׁוָע — shavá — clamar e clamar — ver
versos 146 e 147. Seu clamor se inspirava nas promessas da Palavra de Deus. Ele
sabia que Deus é amoroso, compassivo, longânimo, misericordioso e fiel. E todas
estas qualidades de Deus estão claramente refletidas em suas promessas contidas
em Sua Palavra — ver
2 Pedro 1:3—4
3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz
respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua
glória e virtude,
4 pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas
promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo
escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo.
No verso 148 nós lemos que o Salmista
também usava as horas da noite para orar. Mas ele também aproveitava estes
momentos para meditar na Palavra de Deus. Quanto mais meditava mais ânimo tinha
para orar. A leitura e meditação da Bíblia alargam os horizontes acerca da
pessoa de Deus. Este é o motivo porque Deus insistiu com Josué acerca da
necessidade que ele, Josué, tinha de se apegar à Palavra de Deus – ver
Josué 1:7—9
7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o
cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não
te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te
conduzas por onde quer que andares.
8 Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita
nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele
está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então,
prudentemente te conduzirás.
9 Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes,
nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que
andares.
d. Baseado em que o Salmista fazia seus pedidos — verso 149.
O Salmista descarta completamente a
possibilidade de ser ouvido por méritos próprios. Ele confia na bondade de
Deus. Quando Deus ouve uma oração baseada em Sua bondade Ele: 1) ignora
qualquer imperfeição que possa existir na oração; 2) perdoa os pecados daquele
que está orando; 3) garante a satisfação do pedido feito mesmo que o ofertante
da oração não mereça absolutamente nada.
Dentro deste mesmo espírito o Salmista
pede para Deus vivificá-lo. Esta é a melhor maneira de evitarmos as confusões
desta vida. Quando ouvimos os juízos de Deus e aprendemos com eles evitamos
imensos dissabores para nós mesmos e para aqueles ao nosso redor.
e. Os inimigos podem estar perto, mas Deus está mais perto
ainda — versos 150 e 151.
Havia um grupo de pessoas que estavam
interessados no Salmista. Estavam procurando-o. Agora estavam bem próximos. Mas
a intenção destas pessoas não era boa. Queriam apenas maltratá-lo. A conclusão
do Salmista é inescapável: quem faz mal a outra pessoa não pode verdadeiramente
dizer que está andando com Deus! Aqueles que andam com Deus não fazem o mal nem
contra si mesmos nem contra o próximo. O pecado é o pior tipo de maldade que
uma pessoa pode cometer contra outros e contra si mesma!
Mas Deus estava mais próximo do que
aqueles que procuravam maltratar o Salmista — verso 151. Não existe consolação
mais preciosa para o verdadeiro crente do que a certeza da presença próxima de
Deus em nossas vidas. Deus está próximo e Deus é verdadeiro. O povo de Deus
está seguro.
f. O testemunho que o
Salmista podia dar de todo este processo — verso 152.
O Salmista sabia por experiência que,
um Deus imutável só poderia estabelecer prescrições imutáveis. Através do
profeta Malaquias Deus disse: Porque eu o SENHOR não mudo! É realmente uma
experiência maravilhosa poder manter comunhão com alguém que não sofre
variações de humor. Devemos estar sempre satisfeitos em manter comunhão com um
Deus que não muda. Não precisamos de novidades, nem dos últimos modismos.
Precisamos do Deus Eterno e imutável.
Conclusão:
1. Como está nossa vida de oração?
Quanto tempo temos investido em oração? Qual é nossa atitude quando estamos
orando? Como estamos diante das palavras de Tiago 4:1—4?
1 Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não
vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2 Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não
podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.
3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes
em vossos deleites.
4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do
mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo
constitui-se inimigo de Deus.
2. Temos que entender que somente Deus
é poderoso o suficiente para nos ajudar verdadeiramente. Precisamos colocar de
lado todos os nossos planos mirabolantes e aprender a depender exclusivamente
de Deus — Isaías 26:3 diz: Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele
cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.
3. Quando oramos a Deus precisamos
descansar no fato de que Ele nos ouve baseado exclusivamente em Sua bondade —
ver
Romanos 8:26
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas
fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo
Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
4. Deus está próximo de Seu povo.
Devemos ter a mesma coragem e afirmar de forma categórica, como o autor da
Epístola aos Hebreus faz:
Assim,
afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá
fazer o homem? — Hebreus 13:6.
OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119
001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =
002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =
003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens
004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos
005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra
006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra
007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus
008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus
009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus
010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus
011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus
012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia
013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação
014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.
015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.
016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.
017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.
018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”
019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista
020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar
021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus
022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a
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agradecemos a todos.
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