Concepção artística da ascensão de Jesus
Esse material é parte de uma
série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens
cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você
poderá encontrar links para outras mensagens.
ATOS DOS APÓSTOLOS
SERMÃO 005 – A ASCENSÃO DE JESUS
Texto: Atos 1:9—11
Introdução.
A.
A Bíblia tem algumas histórias que nos falam acerca da ascensão ou subida de
pessoas para o céu.
1.
Uma delas nos fala de um homem, chamado Enoque, que andava com Deus, e já não
era mais porque Deus o tomara para si —
Gênesis 5:24
Andou Enoque com Deus e já não
era, porque Deus o tomou para si.
2. Outra história tem a ver com o
profeta Elias, que subiu ao céu num redemoinho —
2 Reis 2:11
Indo eles andando e falando, eis
que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias
subiu ao céu num redemoinho.
B.
Essas histórias foram escritas há milênios e, apesar de serem verdadeiras, não
podem ser entendidas de forma literal. Elas apenas descrevem o que as pessoas
ao redor perceberam.
C.
Temos que compreender que existem muitas coisas na Bíblia que são escritas de
determinada maneira, apenas para nos ajudar a entender o que a Bíblia está
querendo dizer. Isso é verdade com relação:
1.
A criação do Universo, dos céus e da terra e tudo o que neles existe. Quem é
capaz de entender essas coisas. A vasta maioria dos cientistas quando falam do
surgimentos de estrelas e galáxias, por exemplo, não têm a menor idéia daquilo
que estão dizendo.
2.
A quando a Escritura fala, de forma antropomórfica, acerca de Deus, dizendo
que:
a.
Deus viu — como em Gênesis 1:4, 10, 12, 18, 21 etc.
b.
Pesou no coração de Deus — como em Gênesis 6:6.
c.
Os povos se espantam com a grandeza do braço de Deus — como em Êxodo 15:16.
d.
Deus liberta seu povo com braço estendido — ver 6.6.
3.
Quando a Bíblia fala da bem-aventurança no céu e dos tormentos eternos em um
lago de fogo.
E
também quando existem referências como essas, onde pessoas sobem para o céu.
D.
Temos que entender que existe muita linguagem metafórica na Bíblia, além de
hipérboles e parábolas e faremos bem em aceitar essa realidade.
E.
Tendo dito isso, vamos falar desse ato monumental da história da salvação que
trata da
ASCENSÃO
DE JESUS
I. Por Favor, Pode Me Dizer Onde
Fica o Céu?
A.
Da perspectiva de seres humanos habitando no planeta Terra, nós chamamos de céu
a essa expansão que existe acima das nossas cabeças e que, devido à combinação
de gases que existe na mesma, possui essa coloração azulada. Também chamamos
esse céu de firmamento ou atmosfera.
B.
Deixando a atmosfera terrestre existe outro céu que o dicionário define como
“espaço ilimitado e indefinido onde se movem todos os astros”.
C.
Mas a Bíblia além de mencionar esses dois céus acima, faz referência a um outro
céu, onde Deus habita e de onde rege todo o universo, inclusive o planeta
Terra.
D.
O Alcorão diz que Alá criou, ao subir, sete céus de forma ordenada – 2ª.
Surata, verso 29. Mas isso se parece mais como o ensinamento hermético contido
na Visão de Hermes Trimegisto, que reflete a ignorância daqueles dias onde se
acreditava que existiam sete céus sobrepostos sobre a terra. A explicação que
Hermes recebeu do deus Osíris, vale à pena ser reproduzida aqui, pela sua
comicidade e ignorância patentes:
“Osíris:
Olha, escuta, e compreende. Tu vês as sete esferas de toda a vida. Realiza-se
através delas a queda das almas e a sua ascensão. Os sete Gênios são os sete
raios do Verbo-Luz. Cada um deles mantém uma esfera do Espírito, uma fase da
vida das almas. O mais próximo de ti é o Gênio da Lua, de sorriso inquietante e
coroado por uma foice de prata. Preside aos nascimentos e às mortes. Ele desagrega
as almas dos corpos e atrai-as com os seus raios. Acima dele o pálido Mercúrio
indica o caminha às almas descendentes e ascendentes com o seu caduceu, que
encerra a Ciência. Mais acima, é a brilhante Vênus, que guarda o espelho do
Amor, em que as almas por sua vez se esquecem e reconhecem. Mais alto, o gênio
do Sol ostenta o facho triunfal da eterna Beleza. Mais alto ainda, Marte brande
o gládio da Justiça. Entronizado sobre a esfera azulada, Júpiter empunha o
cetro do poder supremo, que é a inteligência divina. Nos confins do mundo, sob
os signos do Zodíaco, Saturno sustém o globo da sabedoria universal.” Essa
descrição reflete o conhecimento existente naquela época quando apenas o sol, a
lua e cinco do planetas eram conhecidos.
E.
Mas a Bíblia nos diz que Deus não habita nem no céu azul e muito menos no
espaço sideral —
2 Crônicas 6:18
Mas, de fato, habitaria Deus com
os homens na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter,
quanto menos esta casa que eu edifiquei.
F.
Então, onde fica o céu no qual Deus habita? Trata-se de outra dimensão na qual,
por exemplo, o tempo não é nem absoluto, nem relativo: ele simplesmente não
existe! —
Salmos 90.2
Antes que os montes nascessem e
se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
A
Bíblia não foi escrita para falar do céu e sim para nos mostrar o caminho — que
é Jesus Cristo — e como pela fé, nós podemos chegar lá, pela graça de Deus.
B.
Quando a Bíblia fala do céu, ela o faz de forma que possamos entender, de forma
discreta e sóbria e sem exageros. Mas só iremos entender do que realmente se
trata quando chegarmos lá.
II. A Ascensão de Jesus Como Fato
Histórico.
A.
A ascensão de Jesus é diferente daquelas mencionadas de Enoque e Elias, por que
estamos tratando de alguém que morreu e ressuscitou e, só depois, foi assunto
ao céu.
B.
Lucas é o único dos evangelistas a narrar a ascensão de Jesus Cristo. Como os
últimos 12 versículos do Evangelho de Marcos, incluindo a citação contida em
Marcos 16:19, não constam em muitos manuscritos, inclusive nos dois mais
antigos, que são os Códigos Sinaíticus e Vaticanus, muitos estudiosos acham
tratar-se de uma adição posterior.
C.
Mas independentemente disso, o resto do Novo Testamento assume a ascensão como
fato histórico.
D.
No Evangelho de João —
João 20:17
Recomendou-lhe Jesus: Não me
detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e
dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
Jesus
fala acerca de subir para seu Pai.
E.
Pedro em Atos 2:31—33 deixa clara a exaltação de Jesus à destra de Deus, como
um evento posterior a ressurreição. Algo que ele confirma também sua primeira
epístola —
1 Pedro 3:22
O qual, depois de ir para o céu,
está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes.
F.
Vamos notar como Lucas descreve a ascensão do Senhor:
Atos 1:9
Ditas estas palavras, foi Jesus
elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.
G.
Lucas narra como as testemunhas oculares perceberam o que estava acontecendo...
“Foi
Jesus elevado... e uma nuvem o encobriu dos seus olhos”,
mas sua narrativa...
1.
É isenta das extravagâncias que encontramos nos Evangelhos Apócrifos.
2.
Não existe nenhuma trama intricada como encontramos nas lendas.
3.
Nenhuma palavra que possa parecer tratar-se de poesia ou mero simbolismo.
4.
Ou seja, trata-se de verdadeira narrativa histórica.
III. O Valor Permanente da
Ascensão
A.
Lucas menciona o aparecimento de dois indivíduos vestidos de branco, ao lado
daqueles que tinham presenciado a ascensão do Senhor. Para aquelas testemunhas,
eles se pareciam com homens — ἄνδρες — ándres
— varões — mas suas vestimentas podem ser um indicativo de que se tratava de
anjos. Pode até ser que sejam os mesmo dois mencionados em
Lucas 24:4—6a
4 Aconteceu que, perplexas a esse
respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes.
5 Estando elas possuídas de
temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre
os mortos ao que vive?
6 Ele não está aqui, mas
ressuscitou.
B.
Mas a identidade desses varões não é tão importante quanto aquilo que eles
tinham para dizer:
Atos 1:11
Varões galileus, por que estais
olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do
modo como o vistes subir.
C.
Os varões afirmam que Jesus virá outra vez. Não um Jesus cósmico, mas o mesmo
Jesus que eles tinham visto ser encoberto pela nuvem.
D.
O Novo Testamento tem três palavras para se referir à segunda vinda de Cristo.
Elas são:
1 Tessalonicenses 5:23
O mesmo Deus da paz vos
santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros
e irrepreensíveis na παρουσίᾳ —
parousía
— vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Timóteo 6:13—14
Exorto-te, perante Deus, que
preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de
Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado,
irrepreensível, até à ἐπιφανείας — epifaneías
— manifestação de
nosso Senhor Jesus Cristo.
1
Pedro 4:13
Pelo contrário, alegrai-vos na
medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também,
na ἀποκαλύψει — apocalípsei
— revelação de sua
glória, vos alegreis exultando.
E.
As três expressões fazem referência a um e mesmo, único evento: a segunda vinda
de Jesus Cristo, como foi prometida aqui pelos dois varões.
F.
Então, em vez de “ficar olhando para o
céu”, os apóstolos são incentivados a por as mãos na massa e se prepararem
para a monumental tarefa da evangelização mundial.
Conclusão:
1.
A história da igreja está cheia de bobagens relacionadas à segunda vinda de
Cristo.
2.
Chega a ser quase inacreditável o tempo e o esforço envidados em calcular a
vinda do Senhor, apesar das palavras contidas em
Marcos 13:32
Mas a respeito daquele dia ou da
hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.
O
pior é que tem muita gente que acredita nessas falsas previsões e vai atrás
desses falsos mestres.
3.
Um desses eventos mais marcantes foi a previsão feita por William Miller, um
dos precursores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. As previsões de Miller
foram as seguintes:
a.
Jesus iria retornar entre 21 de Março de 1843 e 21 de Março de 1844. No dia 21
de Março de 1844, muitos se vestiram com batas brancas e subiram nos telhados
para esperar a vinda de Jesus. O evento entrou para a história como “o grande desapontamento”. Mas, a maioria
dos seguidores manteve a fé.
b.
Após mais alguns estudos e ajustes, Miller marcou uma nova data para 18 de
Abril de 1884. Nada aconteceu.
c.
Samuel S. Snow, ainda baseado nos cálculos de Miller, marcou a data para 22 de
Outubro de 1844. Advinha o que aconteceu? Certo!
d.
Depois disso a Igreja Adventista do Sétimo Dia recolheu suas mentiras,
embaralhou-as cuidadosamente, e serviu uma nova interpretação da previsão
furada como tendo acontecido de fato. Não terra, mas no céu. E tem gente que
ainda acredita e vai atrás dos ensinamentos desse povo.
4.
Em tempos mais recentes a apóstola Valnice Milhomens disse no ano 2000 que Jesus
estaria de volta no ano 2007. Patética.
5.
O autodenominado Bispo Macedo da IURD, procura jogar de forma mais segura, e
afirmou que Jesus vai voltar até o final do século XXI.
6.
É incrível, mas agora mesmo milhões de evangélicos ao redor do mundo estão
envolvidos em cursos e seminários proféticos que especulam sobre as últimas
coisas e, especialmente sobre a vinda de Jesus. Pena. Tanto tempo, dinheiro e
empenho deveriam estar sendo canalizado para a grande tarefa de evangelização.
7.
E nós? O que faremos com a realidade da ascensão e a promessa da sua vinda?
a.
Vamos ficar olhando para o céu como os discípulos fizeram no começo? O céu azul
é tão bonito!
b.
Vamos ficar especulando os tempos e as épocas da vinda do Senhor.
c.
Melhor, vamos despertar do sono letárgico em que nos encontramos e encarar
nossa parte na responsabilidade que temos na grande comissão de levar o
Evangelho da Graça a todas as criaturas, inclusive a essas que se encontram
dentro das próprias igrejas chamadas cristã.
OUTRAS MENSAGENS DO
LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS
SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS —
Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2
SERMÃO 002 —
INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2
SERMÃO 003 — A
TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5
SERMÃO 004 —
A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8
SERMÃO 005 —
A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11
SERMÃO 006 —
PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26
SERMÃO 007 —
O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4
SERMÃO 008 —
O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15
SERMÃO 009 —
A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21
SERMÃO 010 —
O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36
SERMÃO 011 — O
PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41
SERMÃO 012 — A
VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47
SERMÃO 013 —
A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002
SERMÃO 014 — A
CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10
SERMÃO 015 —
A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21
SERMÃO 016 — SALVAÇÃO
E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21
SERMÃO 017 — JESUS
CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26
SERMÃO 018 — INÍCIO
DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22
SERMÃO 019 — A
IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31
SERMÃO 020 —
A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37
SERMÃO 021 —
ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11
SERMÃO 022 — A
COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/atos-512-16-sermao-021-comunidade-dos.html
Que
Deus nos ajude a cumprir com nossas responsabilidades. Amém.
Alexandros
Meimaridis
PS.
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Desde
já agradecemos a todos.
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