quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — ESTUDO 030B — EFÉSIOS 1:3 - A BÊNÇÃO COM QUE SOMOS ABENÇOADOS EM CRISTO — PARTE 002



Regiões celestiais

Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior
31 – Efésios 1:3 — Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.

Bênção espiritual — O adjetivo πνευματικῇ pneumatikê — espiritual possui três significados distintos no Novo Testamento.

1. Nas cartas escritas pelo Apóstolo Paulo o adjetivo πνευματικός pneumatikós — espiritual é algumas vezes usado como atributo de uma pessoa ou de alguma coisa pertencente ao mundo celestial. O oposto é representado pelas expressões “material”, “natural” e “carnal” — ver Gálatas 6:1; Romanos 15:27; 1 Coríntios 3:1; 9:11; 14:37; 15:44, 46. Em Efésios 6:12 os poderes celestiais hostis ao povo de Deus são chamadas de “forças espirituais do mal”.

2. Como adjetivo a expressão grega πνευματικός pneumatikós — espiritual também é usado para qualificar dons especiais — χαρισμάτα charismata — dons espirituais. Mas a expressão é também utilizada para qualificar como espirituais elementos palpáveis como alimentos e bebidas cujo significado só pode ser devidamente concedido somente mediante interpretação espiritual por pessoas inspiradas – ver Romanos 1:11; 1 Coríntios 2:13, 15; 10:3 - 4; 1 Pedro 2:5.

3. Acima de tudo, porém, o adjetivo πνευματικός pneumatikós — espiritual qualifica as coisas, situações ou eventos que resultam e evidenciam a presença do Espírito Santo de Deus – ver Efésios 5:18—19. Colossenses 1:9—12 descreve de maneira clara várias destas situações ou eventos que podem ser caracterizados como sendo espirituais:

Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

4. Durante os séculos muitos autores cristãos têm optado por interpretar o adjetivo “espiritual” em Efésios 1:3 de acordo com o item número 1 acima. Entre esses nós podemos citar: João Crisóstomo[1], Erasmo de Roterdã[2], João Calvino e Johann Albrecht Bengel[3]. Todos estes autores optaram por enfatizar as diferenças entre as bênçãos espirituais e as bênçãos materiais. Para esses autores as bênçãos espirituais representadas pela eleição, pelo perdão, pela salvação, pela selagem com o Espírito Santo e etc., estão em contraste com as bênçãos materiais como concedidas à Abraão, Moisés etc. Mas apesar de tal contraste funcionar bem não parece ser a melhor interpretação já que o Apóstolo Paulo costumava explicitar tais contrastes. Outros autores cristãos, inclusive esse aqui, preferem aceitar a ideia de que a falta explícita de contraste entre as bênçãos espirituais e materiais é indicativo suficiente de que a interpretação apoiada no número 1 não é a mais indicada. Além do mais, pode ser adicionado, que o próprio Apóstolo Paulo chama de “espiritual” a “lei de Deus”, o “maná” vindo do céu e a “água” dada a Israel durante a peregrinação no deserto – ver Romanos 7:14 e 1 Coríntios 10:3—4.

5. O mais provável é que a expressão “bênção espiritual” em Efésios 1:3 se refira à decisão, à ação e à revelação de Deus que culmina com a “selagem” pelo Espírito Santo que é concedida indistintamente tanto a Judeus como a Gentios – ver Efésios 1:13—14 e 4:30. A justificativa para esta interpretação está exatamente no fato de que foi mediante a recepção do Espírito Santo de Deus que as nações receberam a bênção prometida à Abraão — ver Gálatas 3:2, 5, 8 e 14 e especialmente 4:6 comparar com Romanos 8:15. Assim temos que a partir da recepção do Espírito Santo de Deus, todos nós, indistintamente, podemos clamar “Aba, Pai”.  Agora, porque somos filhos, podemos conhecer os segredos da sabedoria de Deus — ver Romanos 11:33—36 comparado com 1 Coríntios 2:6—12. Agora muitos χαρισμάτα charismáta — dons espirituais se manifestam entre nós — ver Romanos 12:4 – 8. Todas estas situações são evidências tangíveis da bênção de Deus.

6. E a bênção de Deus, como bênção espiritual, faz história. Com isto queremos dizer que a bênção de Deus não é algo atemporal, de outro mundo ou abstrata. Pelo contrário, a bênção de Deus descreve mudanças realizadas em pessoas de carne e sangue i.e. descreve decisões, ações, testemunhos e sofrimentos que estão em andamento e ainda serão finalizados.
7. Assim temos que a ênfase dada por Paulo em Efésios 1:3 ao usar a expressão “bênção espiritual” diz respeito à ação do Espírito Santo de Deus sobre o espírito humano e não se refere a algo “espiritual” em oposição a algo “material”. Refere-se a algo que procede do Espírito Santo de Deus.

Nas regiões celestiais — É importante notarmos aqui que a palavra “regiões” não existe no original grego[4] e foi suprida pelos tradutores. Todavia essa decisão dos tradutores está amparada pelo uso que é feito da palavra grega πουρανίοις epouraníois no Novo Testamento e que é traduzida de várias maneiras na ARA — versão de Almeida Revista e Atualizada.

Mateus 18:35 — Jesus se refere ao Pai como Pai Celeste.

João 3:12 — Jesus se refere às coisas celestiais em oposição às coisas terrenas.

1 Coríntios 15:40 — Paulo fala de corpos celestiais em oposição aos corpos terrestres.

1 Coríntios 15:48 — Paulo fala da diferença entre os homens terrenos — formados do pó da terra e os celestiais — recriados em Cristo.

1 Coríntios 15:49 — Paulo repete o conceito do verso anterior, reforçando a idéia de que devemos manifestar em nossas vidas, atualmente, a evidência de que somos nova criação.

Efésios 1:3 — Paulo fala de como Deus nos tem abençoado nas regiões celestiais.

Efésios 1:20 — Paulo fala do fato que Cristo está vivo e assentado à direita de Deus nos lugares celestiais.

Efésios 2:6 — Paulo diz que pelo fato de estarmos “em Cristo”, nós estamos agora mesmo, assentados com Ele nos lugares celestiais! Note as implicações que esta verdade deve ter em nossas vidas neste tempo presente.

Efésios 3:10 — Paulo diz que o que Deus fez a nosso favor, como acabamos de descrever, serve para demonstrar a sabedoria de Deus aos principados e potestades nos lugares celestiais.

Efésios 6:12 — Paulo diz que nossa verdadeira luta é contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso e contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Filipenses 2:10 — Paulo diz que chegará o dia em que ao nome de Jesus todo joelho se dobrará nos céus, na terra e debaixo da terra.

2 Timóteo 4:18 — Paulo fala da esperança de chegar ao reino celestial.

Hebreus 3:1 — O autor fala que nós somos participantes da vocação celestial e no contexto no exorta a sermos fieis a Deus.

Hebreus 6:4 — O autor fala do dom celestial.

Hebreus 8:5 — O autor diz que o sistema religioso concedido aos judeus não passava de uma mera figura ou sombra das coisas celestiais. Em Cristo nós temos a própria essência das coisas celestiais.

Hebreus 9:23 — O autor fala do fato que as coisas terrenas podiam ser purificadas com os sacrifícios ensinados no Antigo Testamento, mas as próprias coisas celestiais precisavam ser purificadas pelo próprio sacrifício de Jesus.

Hebreus 11:16 — O Autor fala da aspiração do santos do Antigo Testamento pela pátria celestial.

Hebreus 12:22 – O autor fala do fato que nós nos aproximamos da Jerusalém celestial. Para entender a seriedade deste fato é necessário ler Hebreus 12:18—29.

8. Dos versos acima nós podemos notar que a palavra ἐπουρανίοις epouraníois é usada no Novo Testamento, a grande maioria das vezes e de forma consistente, para se referir a um lugar, mas esse lugar não está limitado nem física nem geograficamente. Os lugares celestiais não são uma localidade e sim a extensão onde Deus exerce sua soberania, autoridade e poder.

9. Desta maneira, em Cristo, Deus tem derramado toda sorte de bênção espiritual sobre nós visando nos preparar para a pátria celestial. Esta bênção envolve, entre outras coisas, perdão, adoção, iluminação do espírito, selagem etc.

10. Em termos modernos, das ciências físicas, os lugares celestiais seriam como um campo ou vários campos. Desta maneira os lugares celestiais não podem ser reduzidos a uma esfera invisível e intangível somente, já que a autoridade, poder e soberania de Deus são exercidos também sobre a vida humana, sobre a conduta dos seres humanos bem como sobre a história da humanidade.

Assim temos que:

Nossa cidadania atualmente está nos céus —

Filipenses 3:20

Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

É nos céus que devemos ajuntar tesouros mesmo nos dias de hoje —

Mateus 6:20—21

20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;

21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Nossa afeição deve estar dedicada às coisas dos céus —

Colossenses 3:1—2

1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

Nossa esperança, que é o aparecimento de nosso Senhor Jesus está guardada nos céus —

Colossenses 3:4

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Tito 2:13
Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.

Nossa herança está reservada para nós nos céus —

1 Pedro 1:4

Para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros

Todavia, a expressão “lugares celestiais” enseja ainda mais uma pergunta: Existe mais de um céu? Se sim, quantos?

CONTINUA...

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

O Estudo 038B — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 002 — A Igreja Edificada Sobre Cristo

O Estudo 038C — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 003 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo

O Estudo 038D — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 004 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — O Corpo de Cristo

O Estudo 038E — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 005 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — A Plenitude de Cristo

O Estudo 038F — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 006 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — Os Eleitos Por Deus em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038f.html

O Estudo 039 — Nos Fala De Como Devemos Glorificar a Deus Porque Estamos em Cristo — Jesus e a Glória de Deus
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-039.html

O Estudo 040 — Nos Fala De Como Deus Nos Perdoou em Cristo

Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.


[1] João de Antioquia nasceu na Síria e viveu entre 347—407 d.C. e foi cognominado de “crisóstomos” — boca de ouro — devido sua eloquência fosse escrita ou falada. Faz parte do grupo considerado pelos historiadores como “pais da igreja”.

[2] Desiderius Eramus nasceu em Rotterdam, na Holanda em 27 de Outubro de 1469 e veio a falecer em na cidade da Basiléia na Suíça em 12 de Julho de 1536. Foi um humanista e a maior figura da Renascença no norte da Europa. Foi o primeiro editor do Novo Testamento impresso em grego que ficou conhecido como “Textus Receptus”. Era também perito em literatura clássica — greco-romana — e da patrística — referente aos Pais da Igreja.

[3] Johann Albrecht Bengel nasceu no vilarejo de Winnenden próximo de Stuttgart na Alemanha em 24 de Junho de 1687 vindo a falecer em Stuttgart aos 2 de Novembro de 1752. Foi um teólogo luterano e estudioso da Bíblia pioneiro no estudo analítico do Novo Testamento. Cansado das politicagens no seio da igreja luterana participou da fundação da ala do movimento pietista chamado de Swabiano. O movimento pietista foi uma tentativa de reformar a Reforma Protestante que em tão pouco tempo já repetia os mesmos erros do passado.

[4]Efésios 1:3 - πάσῃ εὐλογίᾳ πνευματικῇ ἐν τοῖς ἐπουρανίοις ἐν Χριστῷpáse eulogía pneumatikê én toîs epoupavíois én Christô — em Aland, B., Aland, K., Karavidopoulos, J.,  Martini, C. M., & Metzger, B. M. The Greek New Testament - electronic edition of the 4th edition. Federal Republic of Germany, United Bible Societies, 1993, c1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário