quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ISRAEL A CAMINHO DA AUTODESTRUIÇÃO


 Benjamin Netanyahu
Benjamin Netanyahu durante entrevista coletiva em 1º de dezembro: ele faz mais um aceno para os extremistas. Baz Ratner / AFP

ISRAEL A CAMINHO DA AUTODESTRUIÇÃO

As recentes decisões adotadas pelo liderança de direita e de extrema direita em Israel não devem surpreender a ninguém. Elas são parte de um gigantesco arsenal que os nazistas instalados no poder daquele PIS têm dentro de muitas gavetas, esperando apenas a hora e a motivação certa para serem implementadas. Essas últimas às quais nos referimos foram colocadas em prática logo depois do lamentável assassinato de alguns israelenses em uma sinagoga por um Palestino.

Para entender melhor o que tais mudanças significam estamos publicando abaixo o artigo escrito pelo jornalista Antônio Luis M. C. da Costa para a Revista Carta Capital.

Israel, rumo ao apartheid

Para agradar à ultradireita, projeto do governo coloca o judaísmo de Estado acima da democracia e dos direitos humanos
por Antonio Luiz M. C. Costa

Dizer que Israel é um “Estado Judeu” pode soar trivial, mas não é. A expressão consta da Declaração de Independência, mas sem uma definição clara. O conceito de “judeu” é problemático e seus primeiros líderes se queriam modernos e laicos, mesmo se não se importavam se isso soava às minorias tão ofensivo quanto seria os Estados Unidos se proclamarem “Estado Anglo-Saxão Protestante” ou o Brasil “Estado Eurodescendente Católico”.

Na prática, isso não impediu Tel-Aviv de tratar como cidadãos de segunda classe os não judeus, principalmente os árabes que não conseguiu expulsar em 1948. Os cidadãos são oficialmente classificados por “le’om”, “etnia”: “judeu” para os cidadãos de primeira classe, “russo”, “francês” e assim por diante para filhos de judeus laicos casados com não judias e não convertidos por rabinos ortodoxos, “árabe”, “druso” ou “beduíno” para os nativos, um quarto da população. Esse item deixou de ser exigido nas carteiras de identidade em 2005, mas permanece no registro civil e, para deixar clara a distinção, só os judeus têm na carteira a data de nascimento pelo calendário judaico. Não há casamento civil, o que torna impossível o casamento misto se um dos noivos não se converter. Vários direitos sociais exigem o cumprimento do serviço militar, permitido aos “drusos”, mas não aos “árabes” israelenses. Vale notar ainda a invenção em 2014 da etnia “arameu” para cristãos que não querem ser identificados como árabes e se dispõem a servir no Exército para desfrutar de mais direitos.

A Organização para a Libertação da Palestina reconheceu Israel em 1993, porém desde 2006 Tel-Aviv faz de seu não reconhecimento como “Estado Judeu” um novo pretexto para não avançar nas negociações de paz. O significado disso não era claro, mas a Palestina resistiu por entender que aceitar a exigência implicava a renúncia incondicional ao direito dos seus compatriotas expulsos em 1948 de retornar ou serem adequadamente indenizados.

Agora, Benjamin Netanyahu aprovou e submeterá ao Parlamento uma proposta explícita de proclamar um “Estado Judeu”. Foi rejeitada por 6 dos 20 ministros, inclusive a titular da Justiça, Tzipi Livni, e o da Fazenda, Yair Lapid, líderes dos respectivos partidos, e criticada pelo presidente Reuven Rivlin, do mesmo partido Likud do primeiro-ministro. Este, mesmo assim, exige o reconhecimento do país nesses termos como base para negociar a paz. Para ele, trata-se de galvanizar a direita radical em torno de seu projeto e convocar novas eleições que lhe permitam dispensar os centristas.

Segundo as três propostas da bancada governista a serem unificadas por Netanyahu, “o direito à autodeterminação no Estado de Israel pertence apenas ao povo judeu” e o país é definido como “fundado de acordo com a visão dos profetas de Israel”. O Estado deve impor o ensino da história, cultura e costumes judeus nas escolas judias, estabelecer o Sabbath como dia de repouso, fortalecer os laços com a Diáspora judia e “proteger e resgatar” judeus em perigo por todo o mundo. Deve ainda “manter os direitos individuais de todos os cidadãos de acordo com a lei”, mas o país não tem uma Constituição para garantir a igualdade dos direitos individuais, muito menos dos coletivos. A proposta autoriza os não judeus a preservar sua religião e cultura em caráter pessoal, embora sem nenhum apoio oficial.

Duas das propostas acrescentam que “a lei judia deve guiar os legisladores e juízes”, uma contrapartida exata da exigência dos movimentos fundamentalistas islâmicos de impor a sharia como lei civil em seus países. Uma delas abole explicitamente o uso oficial do árabe e explicita que o Estado pode criar cidades e bairros reservados a judeus.

O objetivo explícito da lei é enquadrar o Judiciário, que tem dado prioridade aos direitos humanos ao obrigar o Estado a respeitar a unificação de famílias e dar cidadania a palestinos casados com árabes israelenses, recentemente exigiu o fim do campo de concentração para imigrantes africanos sem documentos, ordem desacatada pelo Executivo, e cobrou do governo que providencie sinalização bilíngue em cidades de população mista e ajude a manter instituições muçulmanas. Menos explicitamente, está na mira da lei a possibilidade de cassar a cidadania de não judeus acusados de “deslealdade” (por protestar, por exemplo) e banir os partidos árabes e seus deputados. Paralelamente, foi apresentado um projeto que permite cassar os mandatos daqueles que apoiarem a “resistência armada”.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, criticou: “Israel é um Estado judeu e democrático e todos os seus cidadãos devem gozar direitos iguais. Esperamos que Israel se apegue a seus princípios democráticos”. Ze’ev Elkin, deputado do Likud, líder da bancada governista e autor da versão mais radical do projeto, bravateou: “Podemos manter as fundações da democracia mesmo sem ajuda do parceiro do outro lado do oceano”. O ministro da Economia, Naftali Bennett, do partido Lar Judeu, respondeu nos mesmos termos: “Digo aos americanos que nós mesmos administramos os assuntos do Estado de Israel”. Segundo ele, os direitos individuais foram, até agora, indevidamente sobrepostos ao caráter judeu do Estado.

Eufemismos à parte, anuncia-se o fim de Israel como Estado democrático e humanista e sua transformação em Estado confessional, racial ou ambos. Não é novidade na região, nem implica a perda do apoio de Washington, haja vista a Arábia Saudita, mas fortalece as campanhas de boicote e desinvestimento no Ocidente, bem como o fundamentalismo islâmico. Ante um Estado Judeu explícito, fica mais difícil argumentar contra o Estado Islâmico.

O artigo original da Carta Capital poderá ser visto por meio desse link aqui:


À TEMPO

Diante da oposição recebido ao projeto o primeiro Ministro Netanyahu demitiu do seu gabinete os conservadores Yair Lapid and Tzipi Livni. Netanyahu também está convocando eleições gerais na tentativa de formar um novo governo que apoie as decisçoes racistas recentemente adotadas. De acordo com Tzipi Livni as eleições deverão indicar se o Israel será apenas um país sionista, ou seja, racista ou se será um estado extremista. Os leitores poderão ler essa notícia completa por meio desse link aqui:


OUTROS ARTIGOS SOBRE ISRAEL









































Que Deus tenha muita misericórdia de todos naquele pequeno país.

Alexandros Meimaridis.

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775


Desde já agradecemos a todos.

13 comentários:

  1. A paz do SENHOR pastor Alex.
    Li a matéria que você me sugeriu e gostei da sugestão.
    Mas vamos ao comentário.
    Alguns dias atrás, assisti á um programa sobre Israel e descobri que o árabe é um dos idiomas oficiais do país, assim como o hebraico.Achei mais interessante que no Knesset os israelenses dão espaço para os árabes falarem, opinarem e tudo isso com tradução simultânea, achei isso muito bom.Mas conforme a matéria acima, parece que o governo quer jogar isso tudo para o alto, assim como a ajuda que outros países querem oferecer.Entendo isso da seguinte maneira: A nação de Israel se sente privilegiada por Deus ter dado parte da revelação á eles (me refiro á Tanach, antiga aliança ou antigo testamento), de fato é um privilégio, mas eles se esquecem que o mesmo Deus que se revelou á eles em parte, pois Deus continuou a se revelar no novo testamento, destruiu o templo que era símbolo da presença máxima de Deus, e também todos os utensílios, deixando bem claro que não queria mais sacrifícios, pois Jesus cumpriu de uma vez por todas.O que quero enfatizar aqui é a obstinação do povo de Israel (desde o tempo do Êxodo) que querem oficializar a religião judaica como religião oficial do país, sem pensar nos outros povos que convive com eles, os armênios, os drusos e também os árabes.
    Sabemos que as profecias das Sagradas Escrituras dizem que haverá um terceiro templo onde o Anti-Cristo se sentará e essa matéria me faz pensar se essa atitude do governo de Israel está "forçando" para que isso aconteça???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cleiton,

      Eu, honestamente, creio que o moderno Estado de Israel não tem absolutamente nada a ver com o que as Escrituras falam ou profetizam. Não existe nada nas Escrituras que possa ser aplicado ao Estado Moderno de Israel.

      Se o que você mencionou - a construção de um terceiro templo - for acontecer, então muito mais água terá que rolar por baixo da ponte. Além do mais, como você mesmo disse: Deus destruiu o templo e todos os seus utensílios para mostrar que não desejava mais aquelas coisas. Voltar a essas práticas além de abominável diante de Deus seria uma verdadeira provocação com consequências realmente imprevisíveis para os israelenses de então.

      Melhor eles adotarem o templo de Salomão no Brás risos

      Além do mais a adoção das leis do Antigo Testamento têm implicações profundas sobre os adúlteros que são muito em Israel - como o são em outros lugares - e, especialmente sobre os adeptos da homossexualidade, e etc.

      Bem, temos que aguardar para ver que runos Israel vai tomar como nação e continuar aguardando nosso bendito e amado Salvador vindo do céu para nos resgatar.

      Abraço fraterno

      irmão Alex.

      Excluir
  2. Paz do SENHOR irmão Alex.
    Gosto muito de poder interagir aqui no seu blog, por isso venho escrever mais sobre o seu raciocínio e opinião.Notei cinco pontos em suas palavras, vamos á eles.
    1º- O estado de Israel.Irmão Alex, tenho aprendido que a Bíblia tem em sua totalidade 25% de profecias, algumas que já se cumpriram e outras que estão para se cumprir.Quero ressaltar uma profecia nessa questão: "Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos". (Isaías 66:8).Sabemos que o Estado de Israel "nasceu" em um só dia, 14 de maio de 1948 com a articulação do diplomata brasileiro Osvaldo Aranha que conseguiu tempo para outros países contrários se abster ou votar á favor da criação do Estado.Claro que essa votação levou um certo tempo, mas mesmo assim "assinaram os papéis'' em um só dia.Escrevi isso irmão Alex porque muitos pentecostais defendem exatamente esse ponto de vista e eu gostaria de saber a sua opinião se o versículo mencionado tem á ver com o fato.
    2º-Concordo contigo que muita água tem de rolar e que seria uma provocação (mesmo que inconsciente dos judeus, mas a maioria são obstinados), mas o nosso SENHOR JESUS disse:"Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda";
    (Mateus 24:15), "E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora".(Daniel 11:31) e Paulo ainda ensinou:"O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus".(2º Tessalonicenses 2:4), com bases nesses versículos, muitos defendem que haverá um terceiro templo (eu creio que haverá), tenho feito pesquisas e conversado com judeus messiânicos que afirmam que já tem o material para a construção, os utensílios para os rituais e até a novilha vermelha (ruiva) que era o mais difícil de se encontrar nos dias de hoje, podemos ler sobre tal novilha em Números 19:2 "Este é o estatuto da lei, que o Senhor ordenou, dizendo: Dize aos filhos de Israel que te tragam uma novilha ruiva, que não tenha defeito, e sobre a qual não tenha sido posto jugo".
    Só falta a destruição da mesquita de Omar (Domo da Rocha), que está justamente no local onde estava o Templo (sei que você sabe destas coisas irmão Alex, mas escrevo para reforçar a idéia).Tal destruição pode parecer difícil, mas como sempre os terroristas estão atacando Israel, um desses mísseis pode acabar passando a barreira anti-míssil de Israel e cair bem em cima da mesquita, mas é só uma suposição, ou numa possível guerra santa, enfim...
    3º- Os judeus chassídicos (ortodoxos) estão odiando o que o Edir fez...rsrssss
    4º- Sobre os adúlteros e homossexuais, realmente o A.T. tem sérias implicações, a morte, mas até hoje os judeus não entendem que a lei vei para mostrar o pecado em todos e ninguém consegue cumprir nem os 10 mandamentos, muito menos os 613, por eles não aceitarem á JESUS como o messias que pregou o arrependimento, são duros de coração, sabem quantas palavras se repetem na Toráh e coisas do tipo, "viajam na maionese" na interpretação dos textos, juntando com o Talmude, Kaballa, Zoar e outras literaturas que com certeza O ETERNO DEUS dispensa.
    5º-Mais uma vez concordo contigo, vamos aguardar nosso Salvador JESUS e ver o desenrolar do plano de DEUS na história de Israel e do mundo.Ainda tem profecias para se cumprir tanto para Israel e para as outras nações.
    OBS.:Gostei de ler também as matérias sobre a televisão, internet e corrupção;A FORÇA DO ENTRETENIMENTO NA DESTRUIÇÃO DA CRISTANDADE e KAKÁ E CAROLINE CELICO: EX-ASTROS DA RENASCER AGORA VÃO SE DIVORCIAR.
    Imagine se eu fosse comentar todos (risos...)
    É isso aí irmão Alex.
    Que DEUS continue te abençoando!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cleiton,

      Terei que responder ao teu longo comentário por partes, à medida que me for sendo possível.

      Mas vamos começar com a curiosa interpretação que alguns dão a Isaías 66:8, entendendo esse verso de forma literal e, pior, isolando o mesmo do verso anterior que fala do nascimento de apenas "um menino".

      É óbvio que não pode existir nenhuma contradição entre os versos 7 e 8, portanto a referência do verso 8 está sujeita ao conteúdo do verso 7.

      Veja bem, da mesma forma que o moderno Estado de Israel "nasceu" num único dia, isso não quer dizer que não houve toda uma preparação que antecedeu aquele dia.

      Por outro lado o Novo Testamento reconhece que o termo Sião representa nossa pátria celestial e, quem diria, a Igreja do Senhor nasceu num único dia, no Dia do Pentecostes.

      Dessa forma eu creio que o verso 7 nos fala do grande crescimento da Igreja de Deus representado pelo nascimento de Jesus, o primogênito entre todos os irmãos.

      Da perspectiva de Deus as coisas se passam bem mais rápido do que podemos perceber. Note no verso 7 que a mulher - certamente a Sião celestial dá à luz ao seu filho antes que lhe venham as dores do parto. Isso quer dizer que a Antiga Aliança já passou e a velha nação está destinada à destruição. Mas é ainda dessa velha nação que virá aquele que irá levar a salvação a todos - judeus e gentios conforme Lucas 24:47; Atos 3:26; Atos 13:46; Atos 18:6; Romanos 1:16 e 2:10.

      Leia também Gálatas 4:21 a 31 e Hebreus 12:18-29. A verdadeira Sião jamais será destruída. Quando a velha Sião estiver nos seus últimos estágios a verdadeira Sião ressurgirá trazendo uma multidão de gentios que serão também seus filhos, juntos com os judeus que, porventura, venham a se converter até o dia da volta do Senhor.

      Dessa forma tudo o que o verso 8 está fazendo é uma referência à velocidade com que essas coisas todas acontecerão segundo o propósito de Deus. A Antiga Aliança será substituída pela Nova num único dia - o Dia do Pentecostes A ênfase está na brevidade do tempo necessário para o nascimento da criança mencionada no verso 7 e não de uma nação e etc.

      Fim do primeiro comentário.

      Abraço fraterno,

      Irmão Alex

      Excluir
    2. Paz do SENHOR irmão Alex.
      Leve o tempo que for preciso, sem pressa, pois nem o tempo pertence á nós...
      Obrigado pela consideração, tenho aprendido muito com as mensagens e as matérias aqui no blog.
      Até mais

      Excluir
    3. Bem vamos então ao comentário 2. A reconstrução do templo em Jerusalém.

      Independentemente de outros fatores quaisquer, é importante começarmos frisando que a construção do tal templo, se acontecer, não será o cumprimento de nenhuma profecia bíblica. O uso do templo mencionado por Ezequiel para alegar que descreve esse templo não faz sentido como sendo o terceiro templo até porque não existem mais levitas nem sacerdotes que possam provar serem descendentes legítimos de Levi e de Arão ou até mesmo de Zadoque. A prova apresentada baseada no sobrenome "cohen" - ou sacerdote em hebraico é uma fantasia insustentável,.

      Então, eu duvido muito que tal templo venha mesmo a ser construído e se torne funcional, já que o mesmo seria uma negação absoluta de tudo que Cristo veio realizar, conforme explicitado no livro de Hebreus.

      Quanto a passagem de 2 Tessalonicenses 2:4 é importante entendermos que as expressões usadas por Paulo são emprestadas do profeta Daniel.

      Assim temos:

      1. O homem da iniquidade - verso 3 - com Daniel 7:25 e 8:25.

      2. O filho da perdição - verso 3 - com Daniel 8:26.

      3. O qual se opõe - verso 4 - com Daniel 7:25.

      4. Se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto - verso 4 - com Daniel 7:8; 20, 25; 8:4, 10-11.

      5. a ponto de assentar-se no santuário do próprio Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus - verso 4 - com Daniel 8:9-14.

      Nada disso deve nos surpreender porque o "chifre pequeno" mencionado em Daniel 7, aquele que surgiu após os 10 chifres, é o anticristo, e o "pequeno chifre" de Daniel 8, que surge depois dos quatro notáveis chifres, é Antíoco Epifanes, o mais formidável precursor do anticristo., o qual profanou o altar do sacrifício em Jerusalém sacrificando uma porca sobre o mesmo. Esse ato foi considerado o abominável da desolação.

      Além disso, em Mateus 24:15 (ver Marcos 13:14) o "abominável da desolação" ao qual Jesus se refere é o mencionado em Daniel 11:31 e 12:11 e não em Daniel 9:27. A história se repete, ou melhor, algumas profecias alcançam múltiplos cumprimentos. A mensagem da Palavra de Deus é uma só: A cidade de Jerusalém com o seu templo são profanados seja por Antíoco Epifanes, por roma e seus exércitos ou pelo próprio anticristo.

      Todavia, como falamos antes, não devemos nos esquecer que o verdadeiro templo de Deus com o estabelecimento da Nova Aliança que irá durar até a segunda vinda de Jesus é a Igreja, o corpo de Cristo. Por esse motivo o literalismo aplicado a esse verso como se estivesse se referindo a um templo em existência em Jerusalém nos parece um tanto quanto fantasiosa. O templo no qual Deus habita é o seu povo. Isso está bem claro em vários livros e autores do Novo Testamento: Paulo, o autor de Hebreus, Pedro e João!.

      O anticristo ira reivindicar autoridade sobre o próprio povo de Deus. O povo de Deus irá recusar tamanha afronta e sofrera um duro castigo - chamado de grande tribulação - durante o qual muito perderão sua vidas conforme Apocalipse 7:14. Dominando o povo de Deus esse ser irá se proclamar o próprio Deus e será adorado pelos incrédulos como tal. Mas o povo de Deus permanecerá firme e graças a Deus tais dias serão abreviados pelo próprio Deus para poupar seu povo. Esse anticristo terá como sua característica principal a ideia de que é mesmo Deus, e irá exigir adoração como tal, porque irá dominar o próprio povo de Deus, algo inaudito.

      A ideia de um ser se estabelecendo como tal, em um pouco provável terceiro templo em Jerusalém, me aprece mesmo um terrível pesadelo, pois os judeus que recusaram o seu próprio messias não iriam construir um templo para velo outra vez profanado por uma homem.

      Bem, essa é uma questão verdadeiramente complexa e como na anterior temos que aguardar para ver o desenrolar dos acontecimento, mas penso que não devemos atrelar a tal construção dum terceiro templo em Jerusalém a nada que está escrito na Bíblia. É o que penso.

      Abraço fraterno,

      irmão Alex..

      Excluir
    4. Quanto ao item três, os judeus ortodoxos consideram que o Edir roubou o "simbolo" deles. E se eles demorarem muito para construir um eventual templo em Jerusalém o mundo todo vai achar que o verdadeiro templo está no Brás - risos;

      Abraço,

      irmão Alex

      Excluir
    5. Resposta rápida irmão Alex ( parabéns!!!).Irmão realmente estou aprendendo e pensando o quanto as mensagens hoje estão distorcidas, esse é um dos motivos por eu escrever tanto nos comentários, pois isso é extremamente preocupante, creio e tenho visto que você tem o mesmo sentimento de pregar de uma forma expositiva e recorrendo ao original quando necessário.Tento pregar a Palavra de forma expositiva, pois o evangelho não precisa de "estratégias" para "funcionar".Por fim, para descontrair, a cada dia entra mais PORCARIA no Templo do Brás...rsrrssss
      Abraço irmão Alex.Deus te abençoe

      Excluir
    6. Caro Cleiton,

      É mesmo uma pena tudo isso que estão fazendo com a Palavra e o povo de Deus. Basta assistir a algumas pregações no you tube para se perceber que muitos desses falsos pregadores usam e abusam das mesmas piadas, usam os mesmos jargões, repetem as mesma orações e etc, porque eles já sabem que são essas coisas que funcionam.

      Agora meu irmão, sentar e preparar uma mensagem, desejar mesmo entender o que o texto diz e levar adiante uma palavra que realmente edifique, isso poucos querem fazer. Dá trabalho e além do mais as pessoas querem "entretimento" e não mensagens rias que exponha o conteúdo da Palavra de Deus.

      Que Deus te abençoe e te ajude a se manter firme nesse caminho sem nunca dele desviar, pois os dias são maus, mas eles sempre podem ficar piores.

      Abraço fraterno,

      irmão Alex.

      Excluir
  3. Paz do Senhor irmão Alex.Há muito queria ter te respondido/comentado.
    São poucos os que oram e se sentam para preparar um sermão, ás vezes passo dias, mas sempre oro o salmo 119:16-18 para que Deus desvende os meus olhos e para que eu veja as maravilhas da lei dEle e assim muitas vezes sinto um deleite como está no verso 16.Pena que a maioria não descobriu esse deleite na Palavra.Pastor Deus tem ouvido as orações e atendido, pois minha mãe está indo comigo na igreja onde congrego e sempre ela está perguntando sobre as passagens bíblicas, isso é uma imensa alegria para mim e creio que para você também.Inclusive ela hoje me perguntou sobre o capítulo 40 do livro de Isaías, expliquei o que sabia, coloquei nas mãos dela um comentário bíblico (Warren W. Wiersbe) para ela ir se adaptando, mas antes perguntei o que ela tinha entendido do texto, para não dar a "comida mastigada".Vou ver em seu blog o que posso encontrar mais sobre o capítulo 40 do livro de Isaías.Deus o abençoe pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cleiton,

      Louvado seja Deus pela obra que ele está realizando na vida de sua mãe. Minha mãe também não era crente, mas se converteu com mais de 60 anos de idade e sozinha, pediu para ser batizada. Foi algo inesquecível e emocionante para mim.

      Eu tenho o costume de fazer uma breve oração todas as vezes que sento para preparar uma mensagem. Eu peço ao Senhor que abra meus olhos para eu enxergar a verdade.

      Infelizmente não tenho nada publicado em Isaías 40, mas tenho uma mensagem evangelística baseada em Isaías 55 que tenho certeza Deus poderá usar para abençoar tua mãe. O link é o seguinte:

      http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2011/10/o-grande-convite-de-deus.html

      Deus abençoe todos você.

      Abraço fraterno,

      irmão Alex

      Excluir
  4. Que lindo testemunho de sua mãe irmão Alex.Isso só tem a agregar á minha fé.
    Obrigado pela indicação do link, vou ver com certeza.
    Deus seja louvado.

    ResponderExcluir