segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO – GÊNESIS 37:26-32 - ESTUDOS 025 E 026 – JOSÉ É VENDIDO POR SEUS IRMÃOS E O “SANGUE” DE JOSÉ É DERRAMADO



Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida de José como um Tipo do Senhor Jesus Cristo. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: José como Tipo de Cristo.

José Como Tipo de Cristo — Estudo 025 e 026

25. José é Vendido por Seus Irmãos.

Gênesis 37:28

E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito

Devem nos chamar muito a atenção as palavras que antecedem esse verso, porque elas são proferidas por Judá filho de Jacó. Ele diz:

Gênesis 37:26—27

26 Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue?

27 Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram.  

Trata-se, pelo menos, de uma curiosidade o fato de que o proponente da venda de José se chama Judá, enquanto aquele que, de fato, vendeu o Senhor Jesus, chama-se Judas! Os dois, apesar dos resultados diretamente diversos, são culpados de proporem barganhas, realmente, nojentas.

26. O “Sangue” de José é derramado.

Jacó recebe a túnica de José manchada com "seu" sangue

Gênesis 37:31—32

31 Então, tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue.
32 E enviaram a túnica talar de mangas compridas, fizeram-na levar a seu pai e lhe disseram: Achamos isto; vê se é ou não a túnica de teu filho.

A verdade antecipada por esse tipo deve ser autoevidente. O sangue de Jesus teve a mesma função atribuída ao sangue do bode no Dia da Expiação — ver Levítico 16. O sangue de Jesus serviu para expiar os pecados de todos nós, satisfazendo assim a justiça de Deus e abrindo a porta para a reconciliação perene com o Pai. Note a singularidade da obra de Jesus nos versos abaixo e compare com os muitos falsos ensinamentos que andam sendo propagados por ai:

Hebreus 7:11—19
Jesus representa uma esperança superior, pela qual nos achegamos a Deus.

Hebreus 7:22
Jesus se tornou fiador de uma aliança superior.

Hebreus 7:24
O Sacerdócio de Jesus é imutável.

Hebreus 7:25
Jesus pode salvar totalmente e vive sempre para interceder a nosso favor.

Hebreus 7:26—27
Jesus se ofereceu uma única vez por todas.

Hebreus 7:28
Jesus é o Filho perfeito, constituído para sempre.

Hebreus 8:6
Jesus obteve um ministério sacerdotal mais excelente; tornou-se Mediador de uma aliança superior que está baseada em promessas superiores.

Hebreus 8:13
Jesus é o Mediador da Nova Aliança.

Hebreus 9:8
A presença do templo em Jerusalém era, na realidade, um verdadeiro impedimento para a adoração verdadeira do povo de Deus.

Hebreus 9:10
Deus não tinha a intenção que o templo fosse eterno. Havia uma promessa de reforma, que implicava na abolição total do mesmo.

Hebreus 9:11—12
Jesus entrou no próprio céu com seu próprio sangue, em vez do sangue de terceiros, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção!

Hebreus 9:13—14
O sangue de Cristo tem o poder de, realmente, purificar nossas consciências, porque temos certeza que nossos pecados receberam o justo castigo que mereciam através da morte expiatória de Cristo — em nosso lugar na cruz do Calvário. A oferta de Cristo é superior porque foi feita através do Espírito eterno e não através de um homem mortal, como acontecia com as ofertas do Dia da Expiação descritas em Levítico 16.

Hebreus 9:15
Por causa da obra de Cristo a nosso favor, nós recebemos a promessa da eterna herança. O que Cristo faz nos alcança hoje, e se estende por toda a eternidade.

Hebreus 9:23
O sacrifício de Cristo é superior — apesar de singular — a todas as miríades de sacrifícios registrados no Antigo Testamento.

Hebreus 9:24—26
Notem a superioridade de Cristo, quando comparado com o sacerdócio levítico:

1. Cristo não entrou em nenhum santuário feito por mãos humanas, mas foi direto para a presença de Deus no céu, onde compareceu a nosso favor.

2. Cristo não precisou se oferecer muitas vezes como os sacrifícios periódicos oferecidos pelos sacerdotes levíticos. E também pelos sacerdotes católicos, milhões de vezes a cada dia!

3. Cristo se ofereceu uma vez por todas, para através do seu sacrifício ἀθέτησινathétesin — aniquilar no sentido de: abolir, anular, remover e rejeitar, por completo, o pecado.

Hebreus 9:28
Cristo se ofereceu uma única vez e para sempre para tirar o pecado de muitos. Não de todos, porque as pessoas não querem saber de nada que diga respeito a Jesus Cristo e sua obra expiatória na Cruz do Calvário. Como Jesus é o único Salvador, as pessoas não terão nenhuma outra chance e não existe nenhuma outra possibilidade de salvação fora da pessoa de Jesus. Os incomodados terão que, literalmente, se queixar com os bispos!

Hebreus 10:4
É impossível que o sangue de touros e de bodes remova os pecados. Apenas o sangue de Cristo é capaz de fazer isso.

Hebreus 10:9
Ao obedecer por completo à vontade do Pai, Cristo retira a primeira ou Antiga Aliança para estabelecer a Nova Aliança.

Hebreus 10:10
Cristo ofereceu Seu próprio corpo uma vez por todas.

Hebreus 10:12
Jesus ofereceu para sempre um único sacrifício pelos pecados e depois assentou-se à destra de Deus. Notem como a salvação é simples: Crer em Cristo. Mas os seres humanos são orgulhosos, arrogantes, cegos e desejam insistir em salvarem-se a si próprios através dos milhares de religiões existentes, ou pretendem tapar o sol com a peneira, fingindo que Deus não existe.

Hebreus 10:14
Jesus Cristo, através de uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.

Hebreus 10:18
A conclusão é óbvia: onde existe perdão de pecados não existe mais necessidade de sacrifício pelos mesmos.

Hebreus 10:26—31
Uma vez que entendemos todas essas realidades e nos tornamos participantes das mesmas, devemos tomar muito cuidado para não desprezarmos a graça de Deus como fez o povo de Israel na Antiguidade.

Nos dias do profeta Jeremias ele escreveu:

Jeremias 14:10
Assim diz o SENHOR sobre este povo: Gostam de andar errantes e não detêm os pés; por isso, o SENHOR não se agrada deles, mas se lembrará da maldade deles e lhes punirá o pecado.

Hoje em dia não ouvimos mais nenhuma palavra de advertência. Vivemos num vale-tudo evangélico.

O capítulo 37 do livro de Gênesis termina com os irmãos de José vendendo-o para uma caravana de midianitas e esses, por sua vez, acabaram vendendo José no Egito. Esse gesto dos irmãos de José não deixa de ser um tipo da vida de Cristo, o qual foi vendido primeiro para a liderança religiosa em Jerusalém, e depois foi entregue nas mãos dos gentios — romanos. Do momento em que a liderança dos judeus entregou seu próprio  מְשִׁיחַ Meshiyah — Ungido nas mãos do governador romano, Pilatos, eles não tinham mais, como nação, nenhum compromisso nem relacionamento com Jesus. O mesmo aconteceu também com Deus, que agora se voltou completamente para lidar com os gentios deixando os judeus de lado. Várias passagens no Novo Testamento indicam essa fatídica situação:

Mateus 8:11—12
11 Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.
12 Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
Lucas 13:25—30
25 Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois.
26 Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas.
27 Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades.
28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora.
29 Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus.
30 Contudo, há últimos que virão a ser primeiros, e primeiros que serão últimos.

Atos 13:46
Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.

Atos 18:6
Opondo-se eles e blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: Sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios.

1 Tessalonicenses 2:14—16

14 Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus,

15 os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens.

16 a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente.

Como no caso de José e seus irmãos, só existe salvação para os judeus que se arrependerem e se reconciliarem com Deus e com o Messias que desprezaram. Não existe nenhuma outra forma de salvação para os judeus por mais que muitos falsos mestres insistam que “com Israel as coisas são diferentes”.

No caso de José, o mesmo se encontrava nas mãos dos gentios, mas antes de nos contar o que aconteceu com José enquanto estava no Egito, o Espírito Santo nos oferece uma narrativa, em forma de esboço, da história do povo judeu, enquanto José, como tipo de Cristo, estava ausente da terra de Canaã. Essa descrição nos é oferecida em Gênesis 38.

CONTINUA...

OUTROS ESTUDOS ACERCA DE JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO

Estudo 001 — José como Tipo De Cristo — Introdução

Estudo 002 — José como Tipo De Cristo — A Infância de José

Estudo 003 — José como Tipo De Cristo — Os Irmãos e Os Nomes de José

Estudo 004 — José como Tipo De Cristo — José Como Pastor dos Seus Irmãos

Estudo 005 — José com Tipo De Cristo — José Como o Filho Amado de Seu Pai

Estudo 006 — José com Tipo De Cristo — Jesus, o Filho e Deus Pai

Estudo 007 — José com Tipo De Cristo — José e a Túnica Talar de Distinção
Estudo 008 — José com Tipo De Cristo — O Ódio que os Irmãos de José Tinham Dele

Estudo 009 — José com Tipo De Cristo — José era Odiado por Causa de Suas Palavras

Estudo 010 — José com Tipo De Cristo — José Estava Destinado a Um Futuro Extraordinário

Estudo 011 — José com Tipo De Cristo — José Antecipa Sua Glória Futura

Estudos 012 e 013 — José como Tipo de Cristo — José Sofre nas Mãos de Seus Irmãos e Vai a Busca Deles a Pedido de Jacó

Estudos 014 e 015 — José como Tipo de Cristo — José Busca Fazer o Bem a Seus Irmãos, e É Enviado De Hebrom Para a Região de Siquém

Estudo 016 — José como Tipo de Cristo — José Vai Até a Região de Siquém

Estudos 017 e 018 — José como Tipo de Cristo — José se Torna um Viajante Errante Nos Campos e Campinas da Palestina

Estudos 019 — José como Tipo de Cristo — A Conspiração contra José

Estudos 020 — José como Tipo de Cristo — As palavras de José são Desacreditadas

Estudos 021 e 022 — José como Tipo de Cristo — José é Insultado e Humilhado e José é Lançado num Poço

Estudos 023 e 024 — José como Tipo de Cristo — José é Retirado Vivo do Poço e Os Irmãos de José Misturam Ódio com Hipocrisia

Estudos 025 e 026A — José como Tipo de Cristo — José é Vendido por Seus Irmãos e o Sangue de José é Derramado

Estudos 026B — José como Tipo de Cristo — O Futuro de Israel Profetizado em Gênesis 38

Estudos 027 e 028 — José se Torna um Servo — Jose se Torna Próspero

Estudos 029 — O Senhor de José Estava Muito Feliz com Ele

Estudos 030 — José Como Servo Foi Uma Bênção Para os Outros

Estudos 031 — José Era Uma  Pessoa Consagrada aos Outros

Estudos 032 — José Foi Duramente Tentado, Mas Resistiu à Tentação

Estudos 033 — José Foi Acusado Falsamente

Estudos 034 — José Não Tentou Se Defender das Falsas Acusações

Estudos 035 — José Sofreu nas Mãos dos Gentios

Estudo 036 e 37 — José Ganha o Reconhecimento do Carcereiro e José Foi Numerado com outros Transgressores.

Estudo 038 — José Como Instrumento de Bênção e de Condenação.

http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/12/jose-como-tipo-de-cristo-estudos-038_14.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário