quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

JOÃO 17:4 - Estudo 004 — Parte 001 - O SENHOR JESUS E SEU MINISTÉRIO TERMINADO



Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.   


Introdução

I. Existe um equilíbrio maravilhoso na pessoa de Jesus. À medida que lemos os evangelhos nós podemos observar seu ministério compassivo para com indivíduos bem como para as multidões. Podemos também perceber que Ele deu atenção tanto aos mínimos detalhes quanto à totalidade do plano de Deus para Sua vida. As prioridades do Seu ministério bem como os alvos eternos estabelecidos para seu estado encarnado ocupam seus lugares apropriados.

II. Nesta oração de João 17 o Senhor Jesus está no fim do seu ministério e está contemplando o céu. Somente o sacrifício da cruz O separa do seu re-encontro com o Pai. Sabedor de que sua crucificação fazia parte da vontade eterna do Pai, Ele ora a partir desta perspectiva e vê Seu trabalho como terminado.

III. Texto Base.

João 17:4

Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer.

A. As Afirmações do Senhor Jesus acerca do Seu ministério.

1. Ele glorificou o Pai.

a. A Glória de Deus foi vista em Sua pessoa e forma de viver.

Hebreus 1:1—3

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.

João 1:14

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

O ensino desses versículos é avassalador. Eles nos ensinam que tudo o que conhecemos de Deus nos é ensinado através da pessoa do Senhor Jesus. Ele era, e ainda é, a revelação de Deus. A forma com Jesus viveu, as coisas que ele fez, suas prioridades bem como seus ensinamentos expressavam o próprio caráter, atributos bem como a vontade de Deus mesmo. João resume tudo isto com as palavras “cheio de graça e de verdade”.

2. A glória de Deus podia ser vista nos Ensinos de Jesus.

Lucas 4:14—15

Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos.

João 7:46

Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem -.

Uma grande porção do ministério de Jesus era ensinar. Ele mesmo disse a Pilatos que Ele havia vindo para “dar testemunho da verdade” — João 18:37. Tudo o que Jesus fez bem como tudo o que ele ensinou são parte da revelação Divina. As implicações para as nossas vidas devem ser claras: nós devemos aceitar Seus ensinos na sua totalidade, nos submeter a Seus ensinos praticando-os com fé, esperança e amor.

3. A glória de Deus podia ser vista nos milagres que Jesus fez.

Mateus 15:30—31

E vieram a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos e os largaram junto aos pés de Jesus; e ele os curou. De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel.

João 2:11

Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Nestes milagres as pessoas puderam experimentar em primeira mão o amor de Deus como demonstrado pela compaixão do Senhor Jesus, bem como o poder de Deus na execução dos mesmos. Devem ter sido dias tremendos. O louvor e as ações de graças gerados devem ter sido impressionantes.

4. A glória de Deus podia ser vista nas Prioridades de Jesus.

João 12:27—28

Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.

Lucas 9:51

E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém.

O Senhor Jesus tinha um alvo somente permanentemente em sua mente — fazer a vontade do Seu Pai. O que isso implicava no dia-a-dia foi cuidadosamente avaliado e plenamente executado. Mesmo sabendo o que o esperava em Jerusalém, o Senhor Jesus não esmoreceu.

5. A glória de Deus pode ser vista no trabalho redentor de Jesus.

Apocalipse 1:5—6

E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

Esses versículos descrevem o Filho de Deus ressuscitado e esclarecem aspectos da sua pessoa e do seu ministério. Essas coisas todas são um testemunho da Sua grandeza e do infinito valor do seu sacrifício redentor. Ele é glorificado não somente pelo que Ele fez, mas principalmente por trazer para nossas vidas o perdão dos pecados, o poder do espírito de Deus e a frutificação das nossas vidas como reino de sacerdotes.

CONTINUA...

OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário