domingo, 5 de julho de 2015

A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus – ESTUDO 009 — BÊNÇÃO ESPIRITUAL — EFÉSIO 1:3




NESSA SÉRIE NÓS ESTAMOS TRATANDO DE DOIS ASPECTOS IMPORTANTES ACERCA DA VERDADEIRA IGREJA: 1) A IGREJA COMO CORPO DE CRISTO; E 2) A IGREJA NO PLANO ETERNO DE DEUS. CONVIDAMOS TODOS OS NOSSOS LEITORES A ACOMPANHAREM ESSA SÉRIE E COMPARTILHAREM A MESMA COM TODOS OS SEUS CONHECIDOS, AMIGOS E IRMÃOS. OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODERÃO SER ENCONTRADOS POR MEIO DE LINKS NO FIM DE CASA ESTUDO.


Bênção espiritual – A palavra “espiritual” possui três significados distintos no Novo Testamento.

1. Nos escritos Paulinos —as cartas escritas pelo Apóstolo Paulo — o adjetivo “espiritual” é algumas vezes usado como atributo de uma pessoa ou de alguma coisa pertencente ao mundo celestial. O oposto é representado pelas expressões “material” ou “natural” e “carnal” —

Gálatas 6:1

Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.

Romanos 15:27

Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais.

1 Coríntios 3:1

Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.

1 Coríntios 9:11
Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?

1 Coríntios 14:37

Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo.

1 Coríntios 15:44, 46.

44 Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

46 Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual.

Em Efésios 6:12 os poderes celestiais hostis ao povo de Deus são chamadas de “forças espirituais do mal”.

2. O adjetivo “espiritual” também é usado para qualificar dons especiais —carismáticos — da parte de Deus o que inclui elementos palpáveis como alimentos e bebidas cujo significado só pode se devidamente concedido somente mediante interpretação espiritual por pessoas inspiradas —

Romanos 1:11

Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados,

1 Coríntios 2:13, 15

13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.

15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.

1 Coríntios 10:3—4

3  Todos eles comeram de um só manjar espiritual

4  e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.

1 Pedro 2:5

Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo

3. Acima de tudo, porém, o adjetivo “espiritual” qualifica as coisas, situações ou eventos que resultam e evidenciam a presença do Espírito Santo de Deus —

Efésios 5:18—19

18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,

19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,

Colossenses 1:9—12.

9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;

10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;

11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,

12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

Durante os séculos muitos autores cristãos têm optado por interpretar o substantivo “espiritual” em Efésios 1:3 de acordo com o item número 1 acima. Entre estes nós podemos citar: João Crisóstomo, Erasmo de Roterdã, João Calvino e Johann Albrecht Bengel. Todos estes autores optaram por enfatizar as diferenças entre as bênçãos espirituais e as bênçãos materiais. Para estes autores as bênçãos espirituais representadas pela eleição, pelo perdão, pela salvação, pela selagem com o Espírito Santo etc., estão em contraste com as bênçãos materiais como concedidas à Abraão, Moisés etc. Mas apesar de tal contraste funcionar bem não parece ser a melhor interpretação já que o Apóstolo Paulo costumava explicitar tais contrastes. Outros autores cristãos, inclusive este aqui, preferem aceitar a ideias de que a falta explícita de contraste entre as bênçãos espirituais e materiais é indicativo suficiente de que a interpretação apoiada no número 1 não é a mais indicada. Além do mais, pode ser adicionado, que o próprio Apóstolo Paulo chama de “espiritual” a “lei de Deus”, o “maná” vindo do céu e a “água” dada a Israel durante a peregrinação no deserto —

Romanos 7:4

A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.

1 Coríntios 10:3—4

3  Todos eles comeram de um só manjar espiritual

4  e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.

O mais provável é que a expressão “bênção espiritual” em Efésios 1:3 se refira à decisão, à ação e à revelação de Deus que culmina com a “selagem” pelo Espírito Santo que é concedida indistintamente tanto a Judeus como a Gentios – ver Efésios 1:13 – 14 e 4:30. A justificativa para esta interpretação está exatamente no fato de que foi mediante a recepção do Espírito Santo de Deus que as nações receberam a bênção prometida à Abraão – ver Gálatas 3:2, 5, 8 e 14 e especialmente 4:6 comparar com Romanos 8:15. Assim temos que a partir da recepção do Espírito Santo de Deus, todos nós, indistintamente, podemos clamar “Aba, Pai”.  Agora podemos conhecer os segredos da sabedoria de Deus –

Romanos 11:33—36

33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?

35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?

36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

comparado com

1 Coríntios 2:6—12

6 E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.

7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.

8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;

9 a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;

10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.

11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

Agora muitos χαρίσματα — charísmata — dons espirituais se manifestam entre nós —

Romanos 12:4—8

4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,

5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,

6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;

7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;

8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.

Todas estas situações são evidências tangíveis da bênção de Deus.

E a bênção de Deus faz história. Com isto queremos dizer que a bênção de Deus não é algo atemporal, de outro mundo ou abstrata. Pelo contrário, a bênção de Deus descreve mudanças realizadas em pessoas de carne e sangue i.e., descreve decisões, ações, testemunhos e sofrimentos que estão em andamento e ainda serão finalizados.

Assim temos que a ênfase dada por Paulo em Efésios 1:3 ao usar a expressão “bênção espiritual” diz respeito à ação do Espírito Santo de Deus sobre o espírito humano e não se refere a algo “espiritual” em oposição a algo “material”. Refere-se a algo que procede do Espírito Santo de Deus.

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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 012  A —Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 002

A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 013 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 003

A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 014 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 004

A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 015 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 005

A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 016 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 006

A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 017 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 007 — O Mundo Nos Odeia

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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 019 — As Desculpas para Rejeitar a Jesus e o Evangelho da Graça — PARTE 001


Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

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Desde já agradecemos a todos.

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