Detalhe da "criação do ser humano" de Michelangelo - Capela Sistina - Roma
Essa é uma série cujo
propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário
e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros
estudos. A Série tem o título Geral de:
Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade.
O
Homem como ser Criado – Parte 1
O
que é o Homem? — Como ser humano —
Provérbios.
23:7
Porque,
como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu
coração não está contigo.
I – A Natureza Humana
O que é o homem é uma questão que tem permeado a
filosofia ocidental desde os filósofos pré-socráticos até os nossos dias.
A
partir do Iluminismo — Século XVIII — o homem passou a ser visto como uma
máquina menor, parte de uma máquina maior, o universo Cósmico, preso dentro de
um universo determinista, já que não existe nele — ser humano — nada que
transcenda seu lado material.
Assim
temos: tudo
o que o homem pensa é determinado de forma mecânica por forças irracionais tais
como fatores genéticos, secreções químicas, condições do meio ambiente e o
inconsciente coletivo.
Como
esta filosofia influencia o pensamento de hoje? O ser humano não tem dignidade.
Isso está mais que comprovado quando pensamos nos seguintes fatores:
Guerras
— Especialmente a Segunda Guerra Mundial que matou:
23
milhões de russos.
5.6
milhões de poloneses.
20 milhões
de Chineses
7.5
milhões de Alemães
E
muitos outros milhões de várias nacionalidades que elevam o total geral para
perto de 60 milhões de seres humanos.[1]
Abortos
sob demanda. Ver nosso artigo com o contador de abortos sobre demanda apenas no
ano 2915 por meio desse link aqui:
Abandono
de crianças nascidas com más formações congênitas.
Eutanásia
e suicídios assistidos.
Manipulação
genética e clonagem.
A
Reação humana a tudo isto é uma corrida para o misticismo com o seguinte
resultado: O Homem não é uma máquina, nem um ser como Deus, mas Deus mesmo!
B – A Resposta Cristã
Salmos 8: 3—8
3 Quando contemplo os
teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste,
4 que é o homem, que
dele te lembres E o filho do homem, que o visites?
5 Fizeste-o, no
entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.
6 Deste-lhe domínio
sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:
7 ovelhas e bois,
todos, e também os animais do campo;
8 as aves do céu, e os
peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.
1. O
Fundamento triplo: A Bíblia vê a vida como:
a. Sendo
criada por Deus do nada, ou seja, “ex nihilo”. Fato reconhecido nas mais tradições
humanas de todos os lugares.
b. A
queda radical do homem no pecado. Fato reconhecido nas mais tradições humanas
de todos os lugares.
c. O
plano de Deus para a Redenção.
2. Assim
temos:
a. O
que era o homem na criação? (passado)
b. O
que é o homem após a queda? (presente)
O
que será o homem após a consumação da Redenção? (futuro)
II – Criação – O
Portador da Imagem de Deus –
Gênesis. 1:26—28.
26 Também disse Deus:
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio
sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos,
sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
27 Criou Deus, pois, o
homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou e
lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a;
dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que
rasteja pela terra.
A. O
homem foi feito para controlar e não para ser controlado de forma mecânica e
determinista pelo universo. O Homem foi criado para fazer em um nível finito
aquilo que Deus faz a nível infinito.
B. A
imagem de Deus no homem simplesmente indica que o homem deve refletir o Criador
nas capacidades e habilidades que o separam de todo o resto da criação.
C. A
nobilidade, exclusividade, o significado e o valor do ser humano podem ser
resumidos em uma palavra: “DIGNIDADE”. E todas essas palavras so se sustentam
por ter sido o ser humano criado à Imagem de Deus.
D. Cristo
é o perfeito portador desta Imagem.
João. 14:9
Disse-lhe Jesus:
Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a
mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Colossenses 1:15
Este é a imagem do Deus
invisível, o primogênito de toda a criação.
E. Como
devemos nos ver? E daí?
Uma
breve interpretação de Colossenses 1:15
Este é a imagem do Deus
invisível — Essas
palavras nos fazem lembrar de textos que vimos acima. Por exemplo, elas nos fazem
lembrar Gênesis 1:27, que nos fala de como os seres humanos foram criados à
imagem e semelhança do Deus Criador. Nessa condição os seres humanos receberam
o domínio sobre todo o resto da criação. Por outro lado, é algo muito
importante de ser notado que os versos do Salmos 8 citados há pouco e que
descrevem o domínio dos seres humanos sobre o restante da criação, até mesmo
com certos detalhes, é interpretado pelo autor da Epístola aos Hebreus como
aplicado ao Messias ou Senhor Jesus —
Hebreus 2:5—9
5 Pois não foi a anjos
que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;
6 antes, alguém, em
certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres?
Ou o filho do homem, que o visites?
7 Fizeste-o, por um
pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste
sobre as obras das tuas mãos.
8 Todas as coisas
sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas,
nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas
a ele sujeitas;
9 vemos, todavia,
aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa
do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça
de Deus, provasse a morte por todo homem.
Mas
apesar dessa referência à criação dos seres humanos à imagem de Deus e do
consequente domínio estarem no pano de fundo de Colossenses 3:15, a mesma não
faz plena justiça à ideia que temos afirmada aqui acerca do Filho de Deus,
Jesus. O ser humano, apesar de ter sido criado à imagem de Deus não é Deus. Por
outro lado, como a “imagem do Deus invisível de Deus”, Jesus, o Filho, é acima
de tudo, ele mesmo, o próprio Deus. Em Cristo:
Romanos 9:5b
O Cristo, segundo a
carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!
Colossenses 2:9
Porquanto, nele,
habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.
E
mais, é em Cristo que —
Colossenses 2:3
Em quem todos os
tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.
Em segundo lugar, nós podemos afirmar que: como a imagem do Deus invisível,
o filho de Deus é revelado. Nos escritos de Paulo essa identificação do Filho
com o próprio Deus, o Filho sendo à imagem de Deus ou sendo manifesto ou
revelado, não é novidade. A mesma verdade pode ser vista em —
2 Coríntios 4:4
Nos quais o deus deste
século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz
do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Filipenses 2:6
Pois ele, subsistindo
em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus.
Além
disso, as ideias em Colossenses são as mesmas que encontramos em —
Hebreus 1:3
Ele, que é o resplendor
da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela
palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se
à direita da Majestade, nas alturas.
E o
apóstolo João expressa essa mesma verdade usando outros termos —
João 1:1, 18
1 No princípio era o
Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
18 Ninguém jamais viu a
Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
E
mais ainda pode ser visto em —
João 10:30, 38
30 Eu e o Pai somos um.
38 Mas, se faço, e não
me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está
em mim, e eu estou no Pai.
Apocalipse 3:14
Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o
princípio da criação de Deus.
É no
Filho Jesus Cristo, que o Deus invisível tornou-se visível de tal modo que
todos nos podemos ver no tempo e na eternidade aquele que é invisível:
1 Timóteo 1:17
Assim, ao Rei eterno,
imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Timóteo 6:16
O único que possui
imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem
é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
Assim
temos que: se o Filho é a própria imagem do Deus invisível, e se esse Deus
invisível é de eternidade a eternidade, segue-se que o Filho, também precisa
ser a imagem de Deus eternamente. No que diz respeito à divindade do Filho, a
mesma não pode pertencer à categoria do tempo e do espaço. Ele não pode ser uma
mera criatura, mas encontra-se completamente separados dos seres humanos e até
mesmo de qualquer outra criatura. É isso que o apóstolo Paulo quer dizer ao
afirmar —
O primogênito de toda a
criação — Jesus,
o Senhor, estava no princípio junto com Pai participando de todo o processo
Criador —
João 1:2—3
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio
dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
Para
que não tenhamos nenhuma dúvida do que Paulo está afirmando aqui, vejamos o que
ele diz em —
Colossenses 1:16
Pois, nele, foram
criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis,
sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi
criado por meio dele e para ele.
Para
terminar é importante destacarmos que essa passagem não é entendida de forma
apropriada por muitos evangélicos, inclusive por pregadores midiáticos como o
patético Valdemiro Santiago que faz a seguinte afirmação acerca de Jesus:
Muita gente pela tradição da religião, não entende a historia de
Jesus. Alguns falam de natal, mas ninguém sabe o dia exato em que Jesus Cristo
nasceu. Segundo que Jesus já existia muito antes de tudo. Ele é a imagem do
Deus invisível, a encarnação do verbo. Mas ele não é sempiterno, é eterno. O
pai que é Deus é sempiterno, aquele que antes dele nunca existiu como ele, nem
existirá depois dele, sempre existiu e sempre existirá. A primeira obra dele
foi Jesus Cristo, não a partir de Maria, que foi obra do Espirito Santo para
ser feito carne, antes ele já existia. “Façamos” é no plural, porque Jesus
estava com Ele e a palavra que lemos confirma.[2]
Sendo
esse o jesus que Valdomiro Santiago prega, nós podemos afirmar com toda certeza, que esse não é o Jesus da Bíblia e que o jesus de Valdomiro é incapaz de salvar
quem quer que seja.
CONTINUA...
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Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem
que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
[1] Sommerville, Donald. The Complete Illustrated History of World
War Two: An Authoritative Account of the Deadliest Conflict in Human History
with Analysis of Decisive Encounters and Landmark Engagements. Lorenz Books,
Leicester, 2008.
[2] Artigo escrito pelo falso apóstolo
Valdemiro Santiago e de posse do autor do blog “O Grande Diálogo”
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