quarta-feira, 15 de julho de 2015

ENCONTROS DE PODER — 033 — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — UM PRINCÍPIO SIMPLES



Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

Até esse momento, nós temos examinado alguns textos do Novo Testamento individualmente. Agora precisamos mudar nosso paradigma e analisarmos as sete referências que tratam dos elementos ou στοιχεῖαstoicheîa — no Novo Testamento, uma vez que nenhuma das referências pode ser corretamente interpretada sem depender da interpretação de todas as outras. O termo grego στοιχεῖαstoicheîa — traduzido por “elementos” tem intrigado os intérpretes por séculos e tem oferecido a oportunidade para uma massiva “escavação” etimológica. Apesar de que mais pedaços e partículas, ainda poderão surgir, já possuímos conhecimento suficiente nessa altura, para definirmos um esboço de seu significado que já está, solidamente, estabelecido.

A ironia por traz desse tema é que nossa discussão é, na realidade, uma discussão moderna. Não temos nenhum registro que os primeiros cristãos tivessem se envolvido numa discussão ou debate acerca desse tema. Mas em nossos dias estudiosos têm proposto traduções para στοιχεῖαstoicheîa — traduzida na ARA por “elementos”, que vão desde:

1. Os quatro elementos — terra, ar, fogo e água.

2. Os rudimentos ou primeiros princípios filosóficos.

3. Os Princípios básicos dos rituais religiosos, regras e crenças.

4. Os preceitos da Lei judaica.

5. As próprias estrelas que são concebidas como poderes demoníacos.

Por motivos que não são claros, a definição número 5 que envolve a noção de espíritos demoníacos astrais, tem ajuntado o maior número de adeptos, tanto que a versão da Bíblia em inglês conhecida como Revised Standard Version traduz tal expressão por “espíritos elementares”.

Esse é exatamente o caso na RSV em:

Gálatas 4:3, 9

3 So with us; while we were minors, we were enslaved to the elemental spirits of the world.

20 Now, however, that you have come to know God, or rather to be known by God, how can you turn back again to the weak and beggarly elemental spirits?

Colossenses 2:8, 20

8 See to it that no one takes you captive through philosophy and empty deceit, according to human tradition, according to the elemental spirits of the universe, and not according to Christ.

20 If with Christ you died to the elemental spirits of the universe, why do you live as if you still belonged to the world? Why do you submit to regulations, 21‘Do not handle, Do not taste, Do not touch’?

Gálatas 4:3, 9

3 Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo.

9 mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?

Colossenses 2:8, 20

8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.

20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças.

Como podemos ver acima, a versão de Almeida Revista e Atualizada é consistente em sua tradução usando expressões como “rudimentos” ou “rudimentos do mundo”.

A “Bíblia Viva” que é apenas uma paráfrase mantém sua consistência aos traduzir a expressão στοιχεῖαstoicheîa. Não sendo o tradutor alguém que dominava o idioma grego usava em sua paráfrase ideias retiradas do próprio contexto, que estava traduzindo e com isso, mesmo sem querer, acabou acertado!

A Bíblia de Jerusalém também trata a expressão grega de modo apropriado.

O fato é que não existem evidências que “os elementos do universo” eram considerados como espíritos astrais até o terceiro século d.C. A passagem mais antiga que temos desse tipo de uso procede do livro pseudoepigráfico intitulado “Testamento de Salomão” em 8:1—14 e 18:1. Todavia, o problema não se resolve de modo fácil, apenas abandonando o ponto 5 e adotando um dos outros pontos anteriores, pois o engano jaz exatamente na tentativa de reduzir o termo grego a um único significado possível e impor tal significado sobre todas as passagens onde o mesmo aparece. O próprio Aristóteles já havia deixado claro[1] que a ideia comum e básica a todos os significados de στοιχεῖαstoicheîa é o primeiro componente imanente de algo que é indivisível em tipos que sejam diferentes dela mesma. Já Platão entedia στοιχεῖαstoicheîa como o “constituinte original” e Empédocles é citado por Hesíquio de Alexandria, como se referindo a στοιχεῖαstoicheîa no sentido de: “tudo o que é completo e sem partes”.[2]

Desse modo a expressão grega veio a significar qualquer coisa que é pequena, simples e indivisível: um gênero — com uma única definição; uma premissa ou proposição fundamental — segundo Aristóteles. Para nós que cremos nas Escrituras um princípio simples ou elementar de conhecimento ou instrução, conforme —

Hebreus 5:12

Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.


LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis.

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Desde já agradecemos a todos.  


1 Aristóteles, Metaphysics. Citado por Bandstra, A. J.  The Law and The Elements of the World. J. H. Kok, The Netherlands, 1964.
[2] Delling, Gerhard em  Theological Dictionary of the New Testament Volume 7. W. B. Eerdmans Publishing Company, Grand Rapids, 1995.

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