quarta-feira, 6 de abril de 2016

PECADOS QUE PODEM NOS DESTRUIR POR COMPLETO – PARTE 008 — A APATIA E DESÂNIMO — PARTE 002

Essa é uma série na qual pretendemos, dentro do possível, discutir alguns dos mais insidiosos pecados que ameaçam nossas almas. Trata-se de ações ou reações que caracterizam um coração perverso diante de Deus, algo com o que muitos personagens bíblicos tiveram que lutar, mas que pela graça de Deus conseguiram vencer. Nós também, como seres humanos iguais a eles estamos sujeitos a enfrentar esses mesmos pecados e temos que entender como essas situações funcionam, para poder lançar mão da graça de Deus e vencer as mesmas. A OITAVA questão que devemos analisar é: 
8. A Apatia e o Desânimo 

CONTINUAÇÃO

A. Tranquilidade e Falta de Temores

A única coisa que pode acalmar as ovelhas é a presença confortadora do pastor. As ovelhas dependem do pastor para se sentirem tranquilas seja de dia seja de noite. Isso acontece porque as ovelhas não possuem, praticamente, nenhum tipo de mecanismo de defesa. Sem o pastor, seu único recurso é fugir. Elas não precisam enxergar o pastor, necessariamente, porque se relacionam com ele através da audição. É a voz do pastor que importa. Quando ouvem a voz do pastor, elas sabem que ele está próximo e assim ficam tranquilas e sem temores.

O mesmo é verdadeiro com respeito a nós, os crentes no Senhor Jesus, nosso Bom Pastor. Quando Jesus foi preso nos jardim do Getsêmani, seus discípulos fugiram como já estava profetizado:

Marcos 14:27

Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas.

Como ovelhas do Senhor, nossos ouvidos estão treinados para ouvir Sua voz. Jesus mesmo disse:

João 10:27

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

Ele é o único que pode dispersar por completo nossos medos, o pânico, e o terror com que o desconhecido nos agride. Todos nós levamos uma vida incerta e cheia de acidentes. Que tipo de vida queremos viver? Cheia de temores, ansiedade e pressentimentos ou vidas tranquilas e sem temores? Qual vai ser? Não importa a dificuldade, o problema, a situação. Se nos voltarmos para Jesus e deixarmos que Sua presença e Palavra nos confortem, então a perspectiva muda por completo. 

B. Tensão, Rivalidade e Disputas dentro do Próprio Rebanho

Todas as sociedades de animais possuem códigos estritos de dominação. Assim...

1. No galinheiro esse código é chamado de “ordem de bicada”; 2) No meio do gado bovino é chamado de “ordem de chifrada” e; 3) Entre as ovelhas é chamado de “ordem de marrada”.

Em geral, ovelhas mais velhas tendem a se arvorar como donas do rebanho. Seu comportamento é descrito com precisão em

Ezequiel 34:15—23

15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o SENHOR Deus.

16 A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça.

17 Quanto a vós outras, ó ovelhas minhas, assim diz o SENHOR Deus: Eis que julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.

18 Acaso, não vos basta a boa pastagem? Haveis de pisar aos pés o resto do vosso pasto? E não vos basta o terdes bebido as águas claras? Haveis de turvar o resto com os pés?

19 Quanto às minhas ovelhas, elas pastam o que haveis pisado com os pés e bebem o que haveis turvado com os pés.

20 Por isso, assim lhes diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo julgarei entre ovelhas gordas e ovelhas magras.

21 Visto que, com o lado e com o ombro, dais empurrões e, com os chifres, impelis as fracas até as espalhardes fora,

22 eu livrarei as minhas ovelhas, para que já não sirvam de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.

23 Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.

2. Quando uma ovelha age assim, ela é capaz de perturbar todo o rebanho o qual se torna tenso e insatisfeito. Neste estado as ovelhas se irritam com facilidade e perdem peso.

3. O mesmo acontece, infelizmente, muitas vezes, dentro da Igreja. Criamos classes às quais atribuímos status, e com isto, damos início a ridículas lutas por autoafirmação e autorreconhecimento. Como ovelhas, começamos a dar marradas para passar na frente. Queremos chegar em primeiro lugar. Queremos alcançar o reconhecimento de todos os outros. Mas nesse processo, acabamos ferindo um monte de pessoas.

4. Jesus deixou bem claro que, na comunidade cristã, não devem existir “senhores” de nenhuma espécie. Somos todos irmãos. Ninguém é melhor do que outro.

5. Existe apenas uma maneira de avançar na vida cristã: é assumir a posição de servo.

6. De quem é a afeição que você está buscando? Do pastor, da liderança, dos outros irmãos? Não seria preferível buscar a afeição e aceitação do Bom Pastor? Não se deixe enganar: a aprovação e o louvor humano passam como todas as outras coisas. Mas aquele louvor que procede do Senhor, dura por toda eternidade.

C. Parasitas e Pragas

1. Um pastor de ovelhas está sempre atento ao surgimento de pragas e de parasitas.
2. Mesmo nos tempos mais antigos, já existiam preparados que eram aplicados nas ovelhas para repelir insetos e exterminar parasitas como os carrapatos.
3. Todo este cuidado exige muita atenção e dedicação.
4. De modo semelhante, existem na vida cristã, muitos fatores de irritação. Perturbações, frustrações e experiências desagradáveis que sempre se repetem funcionam como verdadeiros parasitas.
5. Uma das figuras bíblicas aplicadas ao Espírito Santo de Deus é aquela que o compara com o óleo. Naqueles dias o óleo era usado para tratar e amolecer as feridas, facilitando a circulação e a cicatrização, ao mesmo que ele também tinha ação antibacteriana.
6. De modo semelhante o Espírito Santo nos socorre em meio a todas aquelas situações que estão fora do nosso controle. É Ele quem nos consola em meio às frustrações e tristezas que temos que enfrentar nesta vida. 
D. Pastos Verdejantes

1. Uma das verdades que os seres humanos não demoraram muito para aprender é que as ovelhas crescem melhor em climas áridos ou semiáridos. Climas secos produzem menos insetos e funcionam como inibidores naturais de pragas.
2. O problema então, é encontrar ou desenvolver pastos verdejantes no tipo de clima que mencionamos no item anterior.
3. Quando os cordeiros estão crescendo nada ajuda mais a ovelha a produzir leite nutritivo do que um bom pasto. Encontrar ou desenvolver pastos verdes sempre foi a prioridade de qualquer pastor de ovelhas.
4. O mesmo é verdade com respeito às nossas vidas em nosso relacionamento com o Bom Pastor:
a. É Ele quem remove as duras pedras da incredulidade da nossa vida.
b. Ele também arranca as raízes de amargura dos nossos corações.
c. Nosso orgulho resseca nossas vidas da mesma maneira que o sol faz com um pedaço de terra. Mas o pastor sabe o que tem que fazer. Ele revira a terra da mesma maneira que o Senhor revira nossas vidas.
d. Uma vez transformados pelo seu poder, nós estamos prontos para receber as sementes da palavra de Deus que são capazes de produzir a 30, 50 e 100 por 1.
e. A Palavra do nosso Bom Pastor produz frutos fortes de contentamento e paz.
f. Chega a ser quase inacreditável, mas a verdade é que muitas vezes, por causa da nossa maldade, nós preferimos deixar de lado os pastos verdejantes para caminharmos por terras secas e áridas.
Jeremias 2:13
Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
Por isso, o salmista prossegue dizendo que nosso bom pastor nos conduz para —

OUTROS ARTIGOS DE PECADOS QUE PODEM DESTRUIR NOSSAS ALMAS
Estudo 001 — A FALSA CULPA

Estudo 002 — A ANSIEDADE

Estudo 003 — O REMORSO

Estudo 004 — A AMBIÇÃO

Estudo 005 — A AMARGURA

Estudo 006 — A INVEJA E O CIÚME

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 001

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 002

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 003

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 004 – FINAL

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 001

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 002

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 003

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 004

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 001

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 002

Estudo 010 — DESEJOS INDULGENTES OU PECAMINOSOS
Que Deus nos abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775
Desde já agradecemos a todos.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário