quarta-feira, 20 de abril de 2016

VIDA, MORTE, ESTADO INTERMEDIÁRIO, ESTADO ETERNO - Estudo 010 - Termos Usados no Antigo Testamento – Parte 003


Quadro de René Magritte

Essa é uma série cujo propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade.

Estudo 10

Metáforas emprestadas do corpo humano:

Os hebreus usaram diversos órgãos do corpo humano como metáforas da parte invisível ou imaterial do homem.

A. Coração — o texto do Antigo Testamento contem 5 palavras diferentes que são geralmente traduzidas como coração. A mais importante é לְבleb que tem os seguintes significados de acordo com o Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, publicado pela Sociedade Bíblica do Brasil:

03820 לְב leb

1) ser interior, mente, vontade, coração, inteligência

1a) parte interior, meio

1a1) meio (das coisas)

1a2) coração (do homem)

1a3) alma, coração (do homem)

1a4) mente, conhecimento, razão, reflexão, memória

1a5) inclinação, resolução, determinação (da vontade)

1a6) consciência

1a7) coração (referindo-se ao caráter moral)

1a8) como lugar dos desejos

1a9) como lugar das emoções e paixões

1a10) como lugar da coragem

As palavras traduzidas como "coração", foram utilizadas para descrever a parte do ser humano que transcende a vida física. De acordo com os dicionários, alem de se referir ao órgão, a expressão לְבleb — coração era usada para se referir ao homem interior, a mente, a vontade, ou seja, ao “eu transcendente” em contraste com o homem exterior —
Salmos 73:26

Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

Enquanto a expressão נֶפֶשׁ nepesh: sopro, vida, desejo, alma é utilizada, algumas vezes, para se referir ao principio físico da vida, לְבleb — coração nunca e usada neste sentido.

B. Entranhas —  a expressão קְרְב kereb é utilizada 24x no sentido metafórico para representar o eu transcendente do homem. A Palavra tem tradução variada conforme podemos ver em:

1. Intimo em Gênesis 18:12.

2. No meu peito em Salmos 39:3. 

3. Alma em 1 Reis 17:21—22.

4. Espíritoרוּחַruach — vento, hálito, mente e espírito — dentro dele em Zacarias 12:1. 

5. Pensamento intimo em Salmos 49:11.

6. Mente  em Jeremias 31:33.

C. Rins — A palavra כִליָהkilyah é usada 13x metaforicamente em paralelo com לְבleb — coração na literatura poética, como por exemplo: Salmos 7:9 — traduzida como mente — e Salmos 26:2 onde é traduzida como pensamentos.

D. Fígado — A palavra כַבֵד kabed é utilizada em Lamentações 2:11 onde é traduzida como alma.

E. Lombo — A palavra  הָלַצַיִם halatsaiym é utilizada para se referir a parte imaterial de Jó, em Jó  38:3 e 40:7.

F. Partes profundas do corpo — Em Provérbios 18:8, 20:27 e 26:22 a palavra חַדְרֵי haderey — é utilizada para se referir ao eu transcendente do homem.

G. Íntimo — A palavra טֻוחה — tuwchah — é usada em Salmos 51:6. Todavia, neste caso em particular, a lexicografia moderna admite que não se sabe exatamente a intenção do autor.

O Antigo Testamento, de forma consistente, apresenta o espírito  ou a alma ou a mente ou o coração etc.. como residindo no corpo. Em nenhum lugar no Antigo Testamento é dito que o homem é rins ou que o homem é espírito. O corpo é a "casa" onde o eu transcendente habita.

Todos os termos que estudamos são intercambiáveis e são todos sinônimos e se referem ao lado imaterial do homem. Não existe no Antigo Testamento referencia a alma e espírito como sendo entidades metafísicas separadas. E por este motivo que as mesmas devem ser vistas como funcionais e/ou relacionais e não descritoras de substância.

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Estudo 013 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Novo Testamento — Parte 003 — ἔσω ἄνθρωπον — éso ánthropon = homem interior; νεφρόι — Nefroi = rins
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/11/vida-morte-estado-intermediario-e.html
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Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis

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