quinta-feira, 7 de abril de 2016

PECADOS QUE PODEM NOS DESTRUIR POR COMPLETO – PARTE 008 — A APATIA E DESÂNIMO — PARTE 003

 
Essa é uma série na qual pretendemos, dentro do possível, discutir alguns dos mais insidiosos pecados que ameaçam nossas almas. Trata-se de ações ou reações que caracterizam um coração perverso diante de Deus, algo com o que muitos personagens bíblicos tiveram que lutar, mas que pela graça de Deus conseguiram vencer. Nós também, como seres humanos iguais a eles estamos sujeitos a enfrentar esses mesmos pecados e temos que entender como essas situações funcionam, para poder lançar mão da graça de Deus e vencer as mesmas. A OITAVA questão que devemos analisar é:
8. A Apatia e o Desânimo

CONTINUAÇÃO

Junto das águas de descanso

A. A Importância da Água para as Ovelhas. 
1. A água determina a vitalidade, a força e o vigor da ovelha. 
2. Dessa maneira, a mesma é essencial ao bem estar e à saúde da ovelha. 
3. Como acontece com os seres humanos, todas as vezes que o suprimento de água diminui dentro do animal, tem início o processo que chamamos de: desidratação. 
4. Como consequência da desidratação, o animal fica fraco e debilitado. 
5. Como nós também, as ovelhas sabem que estão precisando de água, através do mecanismo da sede. 
6. Mas não é qualquer água que serve. Ovelhas precisam ser conduzidas a fontes de águas limpas. 
a. Quando os pastos estão próximos a ribeiros ou outras fontes naturais e limpas o serviço do pastor fica mais fácil. 
b. Na ausência destes, é necessário o próprio pastor cavar um poço. De qualquer maneira, é responsabilidade do pastor garantir o acesso à água potável. 
7. Se não tiverem acesso à água potável, os animais sedentos acabarão por beber qualquer água empoçada e estarão sujeitas a contrair nematódeos — lombrigas ou ancilóstomos — ou a fascíola hepática — conhecida como a barata do fígado — e outros germes causadores de doenças. 
8. Mas, como nem sempre é possível encontrar fontes naturais e nem todo poço produz água em quantidade ou até mesmo potável, Deus providenciou uma maneira alternativa de suprir a necessidade que os animais têm de água. Esta provisão chama-se: orvalho. 
9. Ovelhas têm o costume de despertar cedo, antes de o sol nascer, e logo começam a pastar. Em noites claras costumam pastar também durante a noite. Nestas ocasiões, costumam absorver as gotas de orvalho ou até mesmo de chuvas que tenha caído durante a noite. Este consumo é suficiente para satisfazer a necessidade da ovelha por muitos dias, se o tempo não estiver muito quente. 
10. Mas nada substitui a água fresca de uma fonte natural. 

B. Nossa Ansiedade Pela Verdadeira Água. 
1. Davi expressou, certa vez, algo que é verdadeiro acerca de todos nós. Ele disse: 
Salmos 42:2 
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 
Salmos 63:1 
Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. 
2. Mesmo não reconhecida como tal, essa mesma necessidade existe em todos os seres humanos. 
3. A prova de que isso que estamos afirmando é verdade deve ser autoevidente: 
a. Os seres humanos, desde tempos imemoriais, desenvolveram centenas de milhares de religiões em busca de satisfazer essa sede. 
b. A filosofia humana, até o surgimento do iluminismo — de meados do século XVII até quase o fim do século XVIII — se ocupava, principalmente, com a ideia de Deus. 
4. Essa sede espiritual foi assim definida por Agostinho de Hipona — chamado de Santo Agostinho: Ó Deus, tu nos criastes para ti; nossa alma sempre estará inquieta e ansiosa, enquanto não encontrar descanso em ti. 
5. No século XX e no início do século XXI a busca humana se diversificou: 
1. A literatura, a música e as artes em geral são oferecidas como fontes de satisfação. 
2. As atividades físicas e os esportes são outra alternativa. Veja a importância que se dá a eventos como a Copa do Mundo de Futebol e às Olimpíadas. Isso para não falar na avalanche de esportes estadunidenses que estão nos empurrados garganta abaixo: MLB, NBA, NHL, NFL e etc. 
3. Mas, no final das contas, depois de terem experimentado tudo, encontram-se diante da mesma sede atordoante, do mesmo vazio e da mesma insatisfação interior. 
4. Por trás dos sorrisos da vitória, dos gritos de triunfo, das luzes reluzentes dos flashes e da ribalta, do glamour e das aparências maquiadas, tudo o que encontramos é: vidas destruídas, esperanças partidas, almas estéreis, secas e crestadas, cobertas pela poeira do desespero. 
C. Jesus — Nosso Bom Pastor e Fonte de Toda satisfação 
1. Jesus veio a este mundo e no mesmo capítulo — João 10 — em que ele se apresentou como o Bom Pastor, ele também disse:
João 10:10
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
2. E como é que Jesus propôs nos dar essa vida abundante? Sua oferta vai mais do que apenas nos conduzir para junto das águas de descanso.
3. Jesus nos oferece o Espírito Santo, acerca do qual afirma:
João 4:14
Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
4. O Espírito Santo veio para nos guiar em toda verdade —
João 16:13
Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
E a verdade está apenas em Jesus e na Bíblia.
5. Jesus também disse:
João 6:35
Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Refrigera-me a Alma

A. Ovelhas também enfrentam Problemas e Dificuldades.

1. Entre todas as dificuldades que uma ovelha pode enfrentar em sua vida e precisar da intervenção direta do pastor, as mais comuns são:

a. Ataques de predadores. Aqui é suficiente dizer que ovelhas não conseguem proteger a si mesmas contra ataques de lobos, urubus etc.

b. O risco de “virar”. Ovelhas, por serem animais de corpos grandes e roliços e pernas, relativamente curtas, quando viram de barriga para cima e ficam com as pernas no ar, não conseguem se desvirar a menos que sejam ajudadas.

c. O Desconforto causado pelo excesso de pelos — lã — que precisa, necessariamente, para o bem estar da própria ovelha, ser tosado de tempos em tempos

d. O risco de se extraviar e se perder.

2. Em cada uma destas circunstâncias, o pastor precisa intervir e tal intervenção faz toda diferença se a ovelha vai viver ou morrer.

B. Porque e Como Deus Refrigera Nossas Almas

1. A vida de Davi foi marcada por atos estúpidos, por perseguições, traições, dor e sofrimento. Mas foi em meio a todo esse cipoal de dificuldades que ele aprendeu muitas lições preciosas. Por exemplo:

Salmos 42:11
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

Salmos 56:13 
Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida.

2. Se não tivesse passado pelas dificuldades que passou, não teria a oportunidade de aprender as lições que aprendeu. 

3. Tribulações e provações são parte do propósito integral de Deus em nossas vidas:

Romanos 5:3—5 
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Tiago 1:2—4 
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

4. Sem dificuldades, representadas por tribulações e provações não existe crescimento na vida cristã, especialmente, o crescimento que nos faz semelhantes ao Senhor Jesus, o qual foi aperfeiçoado — tornou-se perfeito modelo — por meio do sofrimento.

5. Sofrer por Cristo é parte do nosso chamado para seguir a Jesus: 
Filipenses 1:29 
Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele. 
6. Mas, mesmo no meio de todas essas dificuldade, nós, a exemplo de Davi, não somos deixados sozinhos.

7. Deus está sempre próximo, para refrigerar nossas almas. 

C. Jesus — Nosso Bom Pastor e Aquele Que Refrigera Nossas Almas.

1. Começando com a parábola da ovelha perdida — ver Lucas 15:4—7 — Jesus é aquele que veio buscar e salvar o que estava perdido — ver Lucas 19:10.
2. Estávamos perdidos, extraviados. Alguns de nós, talvez, além de perdidos estávamos “virados” com as patas para o ar. Frustrados e desalentados. Foi assim que o Senhor nos encontrou, quando ouvimos o convite do Bom Pastor que diz:
Mateus 11:28
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
3. Muitos acreditam que quando um filho de Deus tropeça e peca, quando se sente frustrado e desamparado, quando está enfrentando um sério problema, de qualquer natureza, o SENHOR está desgostoso com ele. Alguns acham que Deus fica, até mesmo, furioso. Nada disso é verdade. Deus tem compaixão de nós. Tudo o que precisamos fazer é nos voltar para Deus e arrependidos, caso tenhamos pecado, dizer: Bom Pastor refrigera minha alma.
4. Outros acham que o sucesso material é medida de saúde espiritual. Não é! Que a parábola do homem rico e tolo — ver Lucas 12:16—21 — nos ajude a manter a sobriedade. A enxergar a realidade do nosso coração cobiçoso, por trás da nossa pretensa devoção ao Senhor.
CONTINUA...

OUTROS ARTIGOS DE PECADOS QUE PODEM DESTRUIR NOSSAS ALMAS
Estudo 001 — A FALSA CULPA

Estudo 002 — A ANSIEDADE

Estudo 003 — O REMORSO

Estudo 004 — A AMBIÇÃO

Estudo 005 — A AMARGURA

Estudo 006 — A INVEJA E O CIÚME

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 001

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 002

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 003

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 004 – FINAL

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 001

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 002

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 003

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 004

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 001

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 002

Estudo 010 — DESEJOS INDULGENTES OU PECAMINOSOS
Que Deus nos abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775 
Desde já agradecemos a todos.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário