Quadro de René Magritte
Essa é uma série cujo
propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário
e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros
estudos. A Série tem o título Geral de:
Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade.
Estudo 10
Metáforas emprestadas do corpo humano:
Os hebreus usaram diversos
órgãos do corpo humano como metáforas da parte invisível ou imaterial do homem.
A. Coração — o texto do Antigo
Testamento contem 5 palavras diferentes que são geralmente traduzidas como
coração. A mais importante é לְב — leb que tem os seguintes
significados de acordo com o Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong,
publicado pela Sociedade Bíblica do Brasil:
03820 לְב leb
1) ser interior, mente, vontade, coração,
inteligência
1a) parte interior, meio
1a1) meio (das coisas)
1a2) coração (do homem)
1a3) alma, coração (do homem)
1a4) mente, conhecimento, razão, reflexão, memória
1a5) inclinação, resolução, determinação (da
vontade)
1a6) consciência
1a7) coração (referindo-se ao caráter moral)
1a8) como lugar dos desejos
1a9) como lugar das emoções e paixões
1a10) como lugar da coragem
As palavras traduzidas como
"coração", foram utilizadas
para descrever a parte do ser humano que transcende a vida física. De acordo
com os dicionários, alem de se referir ao órgão, a expressão לְב — leb — coração era usada para se referir ao homem
interior, a mente, a vontade, ou seja, ao “eu
transcendente” em contraste com o homem exterior —
Salmos 73:26
Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do
meu coração e a minha herança para sempre.
Enquanto a expressão נֶפֶשׁ — nepesh: sopro, vida, desejo, alma é utilizada, algumas
vezes, para se referir ao principio físico da vida, לְב — leb — coração nunca e usada neste sentido.
B. Entranhas — a expressão קְרְב — kereb é utilizada 24x no sentido metafórico para representar o
eu transcendente do homem. A Palavra tem tradução variada conforme podemos ver
em:
1. Intimo em Gênesis 18:12.
2. No meu peito em Salmos 39:3.
3. Alma em 1 Reis 17:21—22.
4. Espírito — רוּחַ
— ruach — vento, hálito,
mente e espírito — dentro dele em Zacarias 12:1.
5. Pensamento intimo em Salmos 49:11.
6. Mente em Jeremias 31:33.
C. Rins — A palavra כִליָה — kilyah é usada 13x metaforicamente
em paralelo com לְב — leb — coração na literatura poética, como
por exemplo: Salmos 7:9 — traduzida como mente
— e Salmos 26:2 onde é traduzida como pensamentos.
D. Fígado — A palavra כַבֵד — kabed é utilizada em Lamentações 2:11 onde é traduzida como alma.
E. Lombo — A palavra הָלַצַיִם — halatsaiym é utilizada para se referir a
parte imaterial de Jó, em Jó 38:3 e
40:7.
F. Partes profundas do corpo — Em Provérbios 18:8, 20:27 e 26:22 a
palavra חַדְרֵי — haderey —
é utilizada para se referir ao eu
transcendente do homem.
G. Íntimo — A palavra טֻוחה — tuwchah — é usada em Salmos
51:6. Todavia, neste caso em particular, a lexicografia moderna admite que não
se sabe exatamente a intenção do autor.
O Antigo Testamento, de forma
consistente, apresenta o espírito ou a
alma ou a mente ou o coração etc.. como residindo no corpo. Em nenhum lugar no Antigo Testamento é dito que o homem é rins ou que o
homem é espírito.
O corpo é a "casa" onde o eu transcendente habita.
Todos os termos que estudamos
são intercambiáveis e são todos sinônimos e se referem ao lado imaterial do
homem. Não existe no Antigo Testamento referencia a alma e espírito como sendo
entidades metafísicas separadas. E por este motivo que as mesmas devem ser
vistas como funcionais e/ou relacionais e não descritoras de substância.
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Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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